29/12/2015
APRESENTAÇÃO DE JESUS NO
TEMPLO:
O ENCONTRO COM O SALVADOR
29 de Dezembro
Evangelho: Lc 2,22-35
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe
e do filho , conforme
a Lei de Moisés, Maria e José levaram
Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo
ao Senhor . 23Conforme está escrito na Lei
do Senhor : “Todo
primogênito do sexo
masculino deve ser
consagrado ao Senhor ”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um
par de rolas
ou dois
pombinhos – como está ordenado
na Lei do Senhor .
25Em Jerusalém, havia um homem
chamado Simeão, o qual era justo e piedoso , 26e esperava a
consolação do povo de Israel. O Espírito Santo
estava com ele
e lhe havia anunciado que não
morreria antes de ver
o Messias que
vem do Senhor . 27Movido pelo
Espírito , Simeão veio
ao Templo . Quando
os pais trouxeram o menino
Jesus para cumprir o que a Lei
ordenava, 28Simeão
tomou o menino nos
braços e bendisse a Deus :
29
“Agora , Senhor ,
conforme a tua promessa ,
podes deixar teu
servo partir em paz ; 30porque meus
olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos
os povos : 32luz para
iluminar as nações
e glória do teu
povo Israel”. 33O pai e a mãe de
Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito
dele. 34Simeão
os abençoou e disse a Maria, a mãe de
Jesus: “Este menino
vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em
Israel. Ele será um
sinal de contradição .
35Assim serão
revelados os pensamentos de muitos corações .
Quanto a ti uma espada
te traspassará a alma ”.
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A Apresentação Celebra Uma Chegada e Um Encontro Com o
Salvador
O Evangelho nos traz ecos novamente do Natal.
O texto do evangelho nos mostra que Jesus é plenamente encarnado na condição
humana: é um menino que precisa ser levado nos braços como qualquer outra
criança. E sua família se submete à Lei como qualquer outra família judia.
Maria e José são pobres. Eles fazem a oferenda como pobre: um par de pombas. Jesus
apresentado a Deus, isto é, ele é oferecido ao Pai solenemente. O sentido da
oferenda se compreenderá somente sob a luz da cena do calvário onde Jesus
morrerá como o autêntico primogênito que se entrega ao Pai pela salvação dos
homens.
A cena
da apresentação de Jesus-Menino no Templo é rica
teologicamente. A antiga Aliança cede o lugar
para a Nova ,
reconhecendo em Jesus-Menino o Messias e
o Salvador universal dos povos. E a cena acontece no Templo, lugar da presença
de Deus e da revelação profética.
Maria e José entraram no Templo
como pobres
para oferecer a Deus seu primogênito e para a purificação da mãe (cf. Ex
13,2-16; Lc 12,1-8). Na verdade, Maria como
uma pessoa “cheia
de graça ” (Lc 1,28) não
precisaria dessa purificação . Mas , como todas
as mães judias, ela
cumpriu fielmente a Lei
ritual que
prescrevia a purificação da impureza legal
quarenta dias depois
do parto de um
menino , e oitenta dias
depois do parto
de uma menina (cf. Lv 12,1-8).
A apresentação do Senhor no Templo
celebra uma chegada e um encontro . É
a chegada do Salvador
sonhado, núcleo da vida
religiosa do Povo
eleito e as boas vindas a ele pelos dois representantes dignos
do povo eleito: Simeão e Ana . Ao nascer Jesus se
manifestou, primeiramente , aos pastores representantes dos pobres
e excluídos. Ao ser apresentado no Templo , Jesus se revela, primeiramente ,
aos dois “pobres
de Javé ”: Simeão e a viúva de 84 anos ,
Ana , que
esperavam a libertação de Israel
praticando a oração e o jejum . Não se
mencionam os levitas nem os sacerdotes que
executam os ritos da purificação de Maria e do resgate
do Menino . No nascimento a revelação aconteceu ao ar
livre : para
os pastores . Agora
o lugar de revelação
é o Templo . O ancião
Simeão e a viúva , Ana ,
deram boas vindas ao Salvador
do mundo com
grande alegria ,
e tão grande
é a alegria a ponto
de Simeão dizer : “Agora ,
Senhor , conforme
a tua promessa , podes deixar
teu servo
partir em paz ; porque meus olhos
viram a tua salvação, que preparaste diante de todos
os povos : luz
para iluminar as nações e glória
do teu povo
Israel”.
Ao viver este mistério na fé , a Igreja dá
novas boas vindas
a Cristo . É o momento
do encontro de Cristo
com sua
Igreja . Isto
vale para qualquer celebração
na Igreja . Na celebração
(eucarística) há o momento de encontro entre
Jesus e todos nós .
O verdadeiro encontro
com Cristo
na liturgia sempre
causa a alegria
e a felicidade , pois
trata-se do encontro com o nosso Salvador . O verdadeiro
encontro com
o Senhor causa mudança na nossa
vida para uma
maneira melhor
de viver a vida
de acordo com
o mandamento do Senhor resumido no amor
fraterno, pois encontramos o sentido
de nossa vida
em Jesus. O verdadeiro
encontro com
o Senhor produz em
cada um
de nós muitos
frutos bons
para a convivência , pois começamos a permanecer em Jesus (Jo 15,5). O verdadeiro
encontro com
o Senhor nos torna reflexos
do Senhor para os demais , iluminando os outros
com nossa
vida iluminada pelo
Senhor . Não é
por acaso
que no Oriente
a festa da apresentação
do Senhor no Templo
é chamada de a festa
do Encontro .
Um dos maiores frutos do verdadeiro encontro
com o Senhor é a prática do amor fraterno. Para a primeira Carta de São João
quem ama, vive na luz de Deus (cf. 1Jo 2,3-11). Quem odeia, vive nas trevas. Amar
a exemplo de Jesus significa dar-se, esquecer-se de si mesmo, procurar o bem do
outro até sacrificar os próprios interesses, as próprias idéias e a própria
vida. O mandamento de amor universal deve ser vivido primeiro na comunidade de
irmãos na fé. Quanto mais em profundidade se vivem a fé e o amor, mais atraídos
se sentem todos a conhecer o testemunho do verdadeiro discípulo de Jesus. O
amor fraterno tem um poder de atração tão grande a ponto de ser reconhecido por
aqueles que se dizem ateus.
O Fazer Do Cristão Deve Ser Um Fazer Sagrado
A apresentação do Senhor no Templo é um mistério da salvação. O nome “apresentação ” tem um conteúdo muito rico . Fala de oferecimento, fala
de sacrifício . “Sacrifício ”
significa fazer coisa sagrada (sacrum = “sagrado ”
+ facere = fazer ). A apresentação
do Senhor no Templo
recorda a auto-oblação inicial de Cristo que
aponta para a vida
de sacrifício desta auto-oblação no Calvário para salvar o mundo .
A festa
da Apresentação do Senhor
nos convida e nos
recorda que , como
seguidores de Jesus somos convidados a fazer as coisas sagradas permanentemente
para que
possamos alcançar o feliz
encontro derradeiro
com Cristo ,
nosso Salvador .
A festa da Apresentação
aponta, então , para
a vida de sacrifício ,
cheia de coisas
sagradas feitas por
cada um
de nós , e para
a perfeição final
deste sacrifício na vida
eterna .
Jesus É De Deus e Da Humanidade
Há um novo simbolismo no fato de que
Maria põe seu Filho
nos braços
de Simeão. Ao atuar desta maneira ,
Maria não só
oferece seu Filho
ao Deus-Pai, mas também
ao mundo , representado por aquele ancião Simeão. Desta maneira
Maria representa seu papel
de mãe da humanidade
e nos recorda que
o dom da vida
vem de Deus através
de Maria para o bem da humanidade . Precisamos nos apresentar ao Senhor para
que sejamos vida para os outros, a exemplo do próprio Cristo.
A Palavra De Deus É Uma Espada
O texto do evangelho de hoje termina com a
seguinte frase: “Quanto a ti uma espada
te traspassará a alma”. É uma frase dita pelo Simeão para Maria. Mas o que é
espada?
Recorrendo à literatura judeu-bíblica sabemos
que a espada é um dos símbolos mais frequentes para designar a Palavra de Deus.
No AT temos dois casos (Is 49,2 e Sb 18,15). Este mesmo tipo de simbolismo
aparece frequentemente nos comentários judaicos para os textos bíblicos. O NT,
em sete ocasiões, recorre a esta linguagem que indica que a Palavra de Deus é
comparada com uma espada cortante de dois gumes (Hb 4,12). As referências mais
abundantes se encontram no Livro de Apocalipse de João (1,16; 2, 12.16; 19,
15.21). Encontra-se também na Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 6,17).
É fácil de ser notada a grande analogia que há
entre Lc 2,35 e Hb 4,12. Em ambos se fala de espada que “penetra a alma” e “serão revelados os pensamentos de muitos corações”.
A partir dessa orientação exegética, a imagem
de Maria é a imagem de um crente que terá que enfrentar-se com a Palavra do
Filho, simbolizando misticamente na espada. Sua alma será profundamente
penetrada pela Palavra de Jesus. Os pensamentos de Maria serão esclarecidos e
julgados à luz da Palavra de Deus (Jesus) e se conformará a ela com um
crescimento constante. Isto supõe para Maria gozo e dor, simultaneamente. Gozo,
ao ver os frutos que a semente da Palavra de Deus produzirá nela e naqueles que
acolherão a Palavra de Jesus. Dor, quando buscava angustiada Jesus em Jerusalém
e não compreendeu a resposta do filho, Jesus (cf. Lc 2,49-50).
A exemplo de Maria, quando nos deixarmos
inundar pela Palavra de Deus, quando nos deixarmos penetrar pela Palavra de
Deus, tudo será esclarecido na nossa vida apesar de termos que encarar algumas incompreensões
como Maria.
Preparar-Se Para o Encontro Definitivo Com o Senhor
Consciente ou inconscientemente, como cristãos,
vivemos e fazemos tudo em função de nosso encontro derradeiro com Deus. Se
esquecermos esse derradeiro encontro, perderemos o rumo de nossa vida e
viveremos somente em função do prazer e de acumular as coisas. Toda a nossa
vida é para a frente, isto é para o encontro com Deus definitivamente. Trata-se
de uma viagem que não conhece a volta nem para as pessoas, nem para as coisas
nem para a própria história. Tudo é para a frente.
A festa
do encontro de Jesus com a humanidade
no Templo nos
projeta para
o futuro encontro
com o Senhor .
Por isso ,
o encontro com
Jesus com a humanidade
representada pelos anciãos
Simeão e Ana prefigura nosso encontro final com Cristo na sua segunda vinda . Nós , peregrinos
de Deus , caminhamos penosamente
através deste mundo ,
guiados pela luz
de Cristo (Jo 8,12) e sustentados pela esperança
de encontrar finalmente
o Senhor da glória
no seu Reino
eterno . Toda
nossa vida
cristã tem esse objetivo :
encontrar-nos com o Senhor
na vida eterna
(Jo 14,2-3). Por este
objetivo temos sempre
força suficiente
para superar tudo na nossa peregrinação terrestre (Jo
16,33b). Estando com Cristo e seguindo seus
passos nossa
vida sempre
será iluminada: “Eu sou a Luz do mundo . Quem me segue não andará nas trevas ,
mas terá a luz
da vida ” (Jo 8,12).
P. Vitus Gustama,svd
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