04/01/2016
FÉ, CONVERSÃO E AMOR SE ALIMENTAM
Segunda-Feira Após
Epifania
Caríssimos:
22 qualquer coisa
que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus
mandamentos e fazemos o que é do seu agrado . 23 Este
é o seu mandamento :
que creiamos no nome
do seu Filho ,
Jesus Cristo , e nos
amemos uns aos outros , de acordo com o mandamento que ele nos deu. 24
Quem guarda
os seus mandamentos
permanece com Deus
e Deus permanece com
ele . Que
ele permanece conosco ,
sabemo-lo pelo Espírito
que ele
nos deu. 4,1 Caríssimos, não acrediteis em
qualquer espírito ,
mas examinai os espíritos
para ver se são de Deus , pois muitos falsos profetas
vieram ao mundo . 2 Este
é o critério para
saber se uma inspiração
vem de Deus : todo
espírito que
leva a professar
que Jesus Cristo
veio na carne
é de Deus ; 3 e todo
espírito que
não professa
a fé em
Jesus não é de Deus ;
é o espírito do Anticristo .
Ouvistes dizer que
o Anticristo virá; pois
bem , ele já está no mundo .
4 Filhinhos, vós sois de Deus e vós
vencestes o Anticristo . Pois
convosco está quem
é maior do que
aquele que
está no mundo . 5 Os vossos
adversários são
do mundo ; por
isso , agem conforme
o mundo , e o mundo
lhes presta ouvidos .
6 Nós somos de Deus .
Quem conhece a Deus ,
escuta-nos; quem não
é de Deus não
nos escuta .
Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito
do erro .
Naquele
tempo , 12 Ao saber
que João tinha
sido preso , Jesus voltou para
a Galileia. 13 Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum , que fica às margens
do mar da Galileia, 14 no território de Zabulon e Neftali, para
se cumprir o que
foi dito pelo
profeta Isaías: 15 “Terra
de Zabulon, terra de Neftali, caminho
do mar , região
do outro lado
do rio Jordão, Galileia dos pagãos !
16 O povo que
vivia nas trevas viu uma grande luz ; e para os que viviam na
região escura
da morte brilhou uma luz ”.
17 Daí em diante ,
Jesus começou a pregar , dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino
dos Céus está próximo ”.
23 Jesus andava por toda
a Galileia, ensinando em suas sinagogas ,
pregando o Evangelho do Reino e curando todo
tipo de doença
e enfermidade do povo .
24 E sua fama
espalhou-se por toda
a Síria . Levaram-lhe todos os doentes ,
que sofriam diversas enfermidades e tormentos :
endemoninhados, epilépticos e paralíticos . E Jesus os curava. 25 Numerosas multidões o seguiam, vindas
da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região
além do Jordão.
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O evangelho deste dia nos relata que quando fica
sabendo da prisão de João Batista ,
Jesus vai para a Galileia. A missão de João Batista como
Precursor termina de modo semelhante a do próprio Jesus. Mais tarde Jesus será
preso e morto. Diante da notícia da prisão de Joã0 Batista, Jesus se retira
para a Galileia, estabelecendo o centro de sua atividade em Cafarnaum.
Galileia era um território longe de Jerusalém, do poder
central legalista e intransigente .
Galileia tinha fama
de região pagã contaminada pelos pagãos , desinteressada da Lei
e da oficialidade do Templo .
Na Galileia Jesus pode andar com liberdade , junto aos empobrecidos e marginalizados. Toda a história
dos pobres gravitava sobre os pobres
do tempo de Jesus: a fome , a carência de trabalho , a opressão política e militar dos
Herodes e de Roma, opressão religiosa
do Sinédrio (Sanedrin), o abandono
e a marginalização. Esse povo pedia e exigia ser
redimido. O que o povo
esperava era respostas
concretas para suas
necessidades . Por
isso , a figura
de um rei
poderoso , como
Davi, continuava a alimentar o sonho
do povo para
libertá-lo de toda essa situação .
A pregação de Jesus se inicia, então, na “Galileia dos
pagãos”, isto é, numa região onde a situação do povo é mais precária devido a
uma grande quantidade de população pagã. É claro que o paganismo é muito mais
no sentido do modo de viver do que no sentido de não pertencer a uma crença ou
religião. Por isso, existem “pagãos” que se comportam como homens de Deus, por
exemplo, o oficial romano (cf. Mt 8,5-13). Como também são muitos os que se
dizem crentes (do Povo de Deus), mas se comportam como “pagãos”, sem nenhuma vivência
da fraternidade, por exemplo, o sacerdote e o levita na parábola do bom
Samaritano que não querem ajudar que está sofrendo (cf. Lc 10,31-32).
De propósito o evangelista Mateus inicia a missão de Jesus
entre os pagãos para nos dizer que os primeiros destinatários da pregação de
Jesus vão ser as pessoas necessitadas, os marginalizados, os excluídos, os
pobres e os que ainda não conhecem a luz de Deus porque vivem nas sombras do
paganismo. Jesus vai onde necessita de sua Judá. Aqui Mateus mostra a universalidade
da pregação de Jesus.
A mensagem de Jesus
se resume nesta frase : “O Reino de Deus
está próximo ”. O Reino
de Deus , expressão
já existente no povo
de Israel, se contrapõe a todos os demais reinos ou poderes humanos que
pretendem um domínio
total sobre
o povo e este
mesmo poder é
oferecido a Jesus em suas tentações
(cf. Mt 4,8-10). O Reino que Jesus prega
já começou nele, pois
ele veio
para fazer reinar
o amor fraterno
(cf. Mt 23,8).
O menino de Belém,
adorado pelos magos ,
agora se manifesta
como o Messias
e o Mestre enviado
de Deus que
ensina , proclama
o Reino de Deus ,
que cura
os enfermos e liberta
os possessos . A proposta
do Reino de Jesus é diferente :
tem que descobrir
e destruir o egoísmo
e as estruturas que
o fomentam. Para que isso possa acontecer há uma exigência: convertei-vos!
Por isso , Jesus exige
para todos os
lados (dos poderosos
e das vitimas do poder ) que
se convertam: “Convertei-vos, porque
o Reino dos Céus
está próximo ”. Os pobres ,
as vítimas , precisam construir
um projeto
de humanização sem ódio
e por isso ,
Jesus coloca o amor como
o maior mandamento
(Jo 13,35; 15,12). Para os poderosos ,
que devolvam e respeitem a dignidade do povo ,
respeitando seus direitos .
Em outras palavras ,
para Jesus o problema
do Reino era
um problema
de transformação do coração . Trata-se de
uma transformação real que deve se demonstrar na
prática e se experimentar
em todos
os setores da vida .
O estilo da atuação de Jesus Cristo
que ama
e se sacrifica pelos homens deve ser o estilo de cada cristão : ajudando, curando feridas ,
libertando os outros de suas angústias
e seus medos ,
anunciando a Boa Notícia do amor de Deus . E
que somente o
amor salva ,
enquanto que
o egoísmo destrói e mata .
O egoísmo mata
a fraternidade e uma convivência
mais humana .
É preciso aprender
a ver Deus nos demais (cf.
Mt 25,40.45), sobre tudo
nos pobres
e nos débeis, nos
marginalizados e excluídos da sociedade . Trata-se de
que esse
amor fraterno
que aprendemos de Jesus Cristo nós o
traduzamos em obras
concretas de compreensão e de ajuda . O amor não é dizer palavras solenes ,
bonitas e comovedoras, e sim imitar o amor de um Cristo que se entregou pelos
demais . Este
é o caminho da salvação. Por este caminho não há outro que possa
nos salvar e nos levar para
o Céu , pois “Deus é amor ”
(1Jo 4,8.16). A fé em
Jesus Cristo e o amor
aos irmãos são
provas de autenticidade
da fé que
professamos.
“Convertei-vos, porque
o Reino dos Céus
está próximo ”. A conversão ,
dentro do contexto
das leituras de hoje
consiste em crer
em Deus
e amá-Lo amando o próximo . Crer
e amar são
duas atitudes básicas de cada cristão e são inseparáveis :
“Este é o seu
mandamento : que
creiamos no nome do seu
Filho , Jesus Cristo ,
e nos amemos uns aos outros , de acordo
com o mandamento
que ele
nos deu” (1Jo 3,23). Quem crê verdadeiramente em
Deus , ama
o próximo . Quem
ama o próximo ,
é porque pertence
a Deus , mesmo
que ele
não tenha consciência
disso. A fé e o amor
coexistem e fecundam mutuamente. A linha
vertical (fé )
se expressa na linha
horizontal (amor
fraterno ). A fé
que salva
é a fé que
atua pela caridade .
Por isso ,
a fé e o amor
devem configurar a vida de cada cristão . Não
existe a fé sem
o amor fraterno .
E não existe o amor
fraterno que
não leve
a pessoa que ama até Deus . Não existe uma verdadeira fé sem conversão
permanente. A conversão nem a fé conhecem aposentadoria.
P. Vitus Gustama,svd
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