06/02/2017
TOCAR
E DEIXAR-SE TOCAR POR
JESUS
Primeira Leitura: Gn 1,1-19
1No princípio Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava
deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava
sobre as águas. 3Deus disse: 'Faça-se a luz!' E a luz se fez. 4Deus viu que a luz
era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou 'dia' e às trevas, 'noite'. Houve uma
tarde e uma manhã: primeiro dia. 6Deus disse: 'Faça-se um firmamento entre as águas,
separando umas das outras'. 7E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam
embaixo, das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 8Ao firmamento Deus
chamou 'céu'. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9Deus Disse: 'Juntem-se
as águas que estão debaixo do céu num só lugar e apareça o solo enxuto!' E
assim se fez. 10Ao solo enxuto Deus chamou 'terra' e ao ajuntamento das
águas, 'mar'. E Deus viu que era bom. 11Deus disse: 'A terra faça brotar vegetação e plantas que
deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, que
tenham nele sua semente sobre a terra'. E assim se fez. 12E a terra produziu
vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão
fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13Houve uma tarde e uma
manhã: terceiro dia. 14Deus disse: 'Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para
separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas os dias e os
anos, 15e que
resplandeçam no firmamento do céu e iluminem a terra'. E assim se fez. 16Deus fez os dois
grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para
presidir à noite, e as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a
terra, 18para
presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom.
19E houve
uma tarde e uma manhã: quarto dia.
Naquele tempo ,
53tendo Jesus e seus discípulos
acabado de atravessar
o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e
amarraram a barca . 54Logo
que desceram da barca ,
as pessoas imediatamente
reconheceram Jesus. 55Percorrendo
toda aquela região ,
levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde
ouviam falar que
Jesus estava. 56E, nos povoados , cidades e campos
onde chegavam, colocavam os doentes nas praças
e pediam-lhe para tocar ,
ao menos , a barra
de sua veste .
E todos quantos
o tocavam ficavam salvos .
---------------
Deus É o Criador e a Origem De Tudo Que É Bom
Depois de um mês com a Carta aos Hebreus,
agora passamos para o AT e lemos e escutamos durante duas semanas o Livro de Gênesis
(Primeira Leitura nas celebrações eucarísticas), mas desta vez somente a
primeira parte do Livro (os primeiros onze capítulos) sobre a origem do
universo e a humanidade até Babel. Os capítulos 12 a 50, com a história de Abraão,
Isaac, Jacó e José serão nossa leitura mais tarde nas XII a XIV Semanas do
Tempo Comum.
O Gênesis é um livro bem elaborado. Sua
redação foi bastante tardia: depois do exílio da Babilônia. Neste livro o(s)
autor(es) não busca dar-nos uns dados científicos. “O Espírito Santo na
Escritura não nos ensina como vai o céu e sim como se vai ao céu”
(Galileu). O autor conserva em sua
memória toda a história de Israel e se esforça em reler os velhos mitos sob a
luz das intervenções divinas. Trata-se de umas páginas que a partir de uns contos
folclóricos, o(s) autor(es) quer transmitir um ensinamento teológico de grande
profundidade.
Por isso, o Livro de Gênesis não é um livro
cientifico. Ou seja, não nos conta a história exata da evolução do cosmos até
chegar a sua situação atual. É um Livro que intenta responder aos grandes interrogações
que Israel fez em vários períodos de sua história: Qual é a origem do mundo, da
vida, do homem? Ele interpreta a história a partir do prisma religioso que é a
base de toda a Bíblia: Deus é transcendente, o Criador do que existe, sobretudo,
da vida e da humanidade. E tudo Deus fez bem e tem um plano de salvação que
começa na criação, chega a sua plenitude ao nos enviar Seu Filho como Salvador
universal e tem como meta o novo céu e nova terra ao final dos tempos.
O Gênesis nos conta tudo isso utilizando gêneros
literários populares e poéticos, que expressam o contexto histórico por meio de
contos, relatos, mitos e lendas dos quais o autor extrai um valor religioso
para nos ajudar no nosso caminho de seres humanos.
“No princípio Deus criou o céu e a terra”,
assim começa o Livro de Gênesis. Com a expressão “no princípio”
o autor não quer remontar ao início do tempo. Ele quer simplesmente nos dizer “em
primeiro lugar”, pois Deus não está no tempo e sim na eternidade em que não há
antes nem depois. Para Deus a criação é HOJE. Deus não cessa de criar. “Céu e
terra” indica a totalidade da criação, o universo.
Alguns ensinamentos que a Primeira Leitura
deste dia (Gn 1,1-19) quer nos transmitir:
1.
Que
Deus é Criador e Senhor de todas as coisas.
2.
Que
o poder onipotente de Deus (ao criar) não é uma força cega e caótica e sim que
tudo foi criado pelo impulso da Palavra de Deus que é expressão da inteligência
e sabedoria divinas que se manifestam na ordem e distinção dos seres criados.
3.
Que
toda criatura, por ser obra de Deus é boa já que foi criada conforme à ideia
ordenadora da inteligência divina.
4.
Que
os astros não são algo divino e sim se movem porque Deus determinou seu curso e
são um mero instrumento ao serviço do homem.
5.
Que
todos os seres criados estão a serviço do homem. Nenhuma criatura deve
escravizar o homem e nenhum coisa deve ser adorada pelo homem. As coisas
continuam a ser alheias ao homem e por isso, o homem já mais encontraria sua
amizade nas coisas.
6.
Que
a primeira característica da ação criadora de Deus é sua plena “gratuidade”. A iniciativa
da criação é pura e exclusivamente de Deus. Nada do criado influiu em Deus para
vir à existência. Somente o amor de Deus realizou esta maravilha. Somente o
querer de Deus deu ser e vida ao mundo e ao homem.
7.
Que
a criação leva o selo do Criador. Através do criado o homem pode chegar a Deus.
Nas obras das mãos de Deus se descobrem suas pegadas, e sua contemplação nos
ajuda a descobrirmos Quem é e também, como é Deus. O conhecimento da criação
suscita no homem a admiração e o louvor pela bondade de Deus: “Porquanto o que se pode conhecer de Deus
eles o leem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência. Desde a criação
do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade,
se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem
escusar” (Rm 1,19-20; cf. Sl 8).
A Bíblia e a Teologia não são ciências físicas
e sim relatos de caráter religioso em que Deus se aproxima amorosamente das
criaturas e lhe pede resposta de amor e de fidelidade.
Jesus Cristo é o exemplo máximo deste amor e
fidelidade. Por isso, Ele é continuador das bênçãos divinas. Todas as páginas
do Evangelho nós podemos ler como contemplativos das maravilhas de Deus,
realizadas por meio de Jesus Cristo. O amor criador de Deus se faz recriador; o
olhar benevolentíssimo do Pai se veste de ternura e compaixão nos lábios, mãos e
coração de Jesus Cristo, e, por nossa vez, nos nossos lábios, mãos e coração. Que
o mundo possa ler algo divino em cada cristão.
Tocar e Deixar-se Tocar Por Jesus Para Que Sejamos Salvos
O texto
do evangelho de hoje
pode ser qualificado na categoria
de “sumário ” ou
síntese que
o evangelista Marcos
faz, de vez em
quando , para resumir um período de atividade
de Jesus e para unir as
distintas partes de seu
relato. Nesse sumário Jesus não toma
nenhuma iniciativa nem
se põe, como tantas outras vezes , a ensinar (cf. Mc
6,34). As pessoas se aproximam de Jesus para ser curadas por Ele .
“... levavam os doentes
deitados em suas
camas para o lugar onde
ouviam falar que
Jesus estava”,
assim relatou o evangelista
Marcos .
A enfermidade
e os sofrimentos acompanham a vida do homem permanentemente
e o situa numa terrível insegurança .
Tudo isso
simboliza a fragilidade da condição humana
submetida aos riscos inesperados e imprevisíveis .
A enfermidade contradiz o desejo de absoluto
e de solidez que
todos nós
temos. Por isso
é que a enfermidade
guarda sempre
uma significação religiosa mesmo para o homem moderno .
“Todos
quantos tocavam Jesus, ficavam salvos ”.
Esta frase tem um peso teológico . “Salvar ” é ato próprio de Deus em relação ao homem .
Por isso ,
esta frase vai muito
além de uma simples
cura . Toda
proximidade de Jesus possibilita a passagem do homem
para a nova condição de vida .
Trata-se de uma total restauração do homem
que se aproxima de Jesus com fé . A fé é simples :
as pessoas querem tocar
Jesus para ficar curadas
de seus males .
As pessoas dos contornos
levavam os enfermos para
Jesus para que
pudessem tocar , ao menos ,
a barra de sua
veste .
As pessoas , na sua simplicidade ,
acreditavam que somente
o contato direto
com Jesus é que
se sentiam afetadas pelo poder
de Jesus. Dessa maneira ficavam curadas.
O amor
gratuito , que
Deus nos
tem, desperta nossa consciência
de que vivemos num mundo
de gratuidade que nos
faz vivermos agradecidos e gratos permanentemente ou
nos faz vivermos uma vida eucarística. E essa consciência
nos leva
a ajudarmos gratuitamente os que se encontram “enfermos ”
nesta vida . Da experiência
cotidiana percebemos que os que
ajudam mais os outros ,
sem esperar nada de troca , são mais felizes do que
os demais . “Quando
perguntamos pela bondade
de um homem ,
não perguntamos por
suas crenças
ou esperanças ,
mas por
seus amores ”
(Santo Agostinho: De fide, spe et
char. 31).
“Todos
quantos tocavam Jesus, ficavam salvos ”. Nós ,
cristãos , temos que
aprender a “tocar ” Jesus,
a não perder
nenhuma maneira o contato
direto com
Jesus, porque Ele
é a fonte do que
somos e daquilo que dá sentido à nossa
vida . Somente
tocando Jesus, encontraremos a força para seguir adiante
nesta vida e para
segui-Lo pelos caminhos
da vida .
Há, pelo menos , dois caminhos para nos encontrarmos com
Jesus e tocá-Lo. Um é através da Eucaristia
e da leitura e da escuta
da Palavra de Deus .
Em cada
Palavra proclamada e meditada há sempre alguma palavra
para minha vida se eu
estiver aberto diante
dela. Há sempre uma palavra
que toca minha vida ou minha maneira de viver . Na Eucaristia a Palavra
de Deus se faz alimento
para minha peregrinação nesta terra rumo à casa do Pai , nosso lar definitivo . Outra maneira é nos
aproximarmos dos nossos irmãos e irmãs, especialmente
dos mais pobres
e desamparados, dos que sofrem. Eles são , hoje , sacramentos
viventes da presença
de Jesus no meio de nós
(Mt 25,40.45). O contato físico , real , diário , com eles nos fará experimentar , sem dúvida nenhuma, a humanidade
viva e real
de Jesus que nos
cura de nossas enfermidades .
O Senhor nos recebe em sua Casa e nos alimenta com sua Palavra e Seu Pão eucarístico. Mas ele nos envia para que demos testemunho
de nossa fé ,
alimentando os demais
com nosso
amor gratuito
para que eles possam voltar a viver com mais vigor como filhos e
filhas amados do Pai .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário