14/08/2017
VIVER
DE ACORDO COM OS MANDAMENTOS DO SENHOR SE TRADUZ NA PRÁTICA DA JUSTIÇA SOCIAL E
DA CARIDADE FRATERNA
Segunda-Feira
da XIX Semana Comum
Primeira Leitura: Dt 10,12-22
Moisés falou ao povo
dizendo: 12 “E agora, Israel, o que é
que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que
ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma,
13 e que guardes os mandamentos e preceitos
do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz. 14 Vê: é ao Senhor
teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela
existe. 15 No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e,
depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre
todos os povos, como hoje está provado. 16 Circuncidai,
pois, o vosso coração e nunca mais reteseis a vossa nuca, 17 porque o vosso
Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível,
que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno. 18 Ele faz justiça ao órfão
e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. 19 Portanto, amai os
estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito. 20 Temerás
o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu
nome. 21 Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas
grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos. 22 Ao descerem para o
Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, e agora o Senhor teu Deus te fez
tão numeroso quanto as estrelas do céu”.
Evangelho: Mt 17,21-26
Naquele
tempo, 22 quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na
Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos
homens. 23 Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os
discípulos ficaram muito tristes. 24 Quando chegaram a Cafarnaum, os
cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso
mestre não paga o imposto do Templo?” 25 Pedro respondeu; “Sim, paga”.
Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os
reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26
Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são
livres. 27 Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o
anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda;
pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.
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Amar a Deus Se Traduz Na Prática Da Justiça Social e Da Caridade
Fraterna
“Circuncidai, pois, o vosso coração e nunca
mais reteseis a vossa nuca, porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor
dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de
pessoas nem aceita suborno. Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o
estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. Portanto, amai os estrangeiros, porque
vós também fostes estrangeiros na terra do Egito”, disse Moisés a seu povo.
No final da
travessia do deserto rumo à terra prometida Moisés continua dando as últimas recomendações
para seu povo. Para Moisés o segredo da verdadeira felicidade para cada pessoa
e a chave da harmonia e da prosperidade para a comunidade são amar a Deus,
servir-Lhe e seguir seus caminhos (mandamentos).
Para alcançar tal
objetivo, Moisés usa a expressão “Circuncidar o coração” (Dt 10,16; cf. Jr 4,4).
Para Moisés não basta pertencer materialmente ao povo eleito pela circuncisão ritual,
mas há que corresponder ao amor de Deus por uma “circuncisão do coração”. Trata-se
de um convite para que saibamos cortar tudo que não presta para nossa vida e
salvação de acordo com os mandamentos do Senhor. Quando um médico nos recomenda
que tenhamos que ser operados, ou tenhamos que tirar algo de nosso corpo para o
bem do resto, não duvidamos em obedecer à orientação do médico, pois se não
morreremos em pouco tempo. Deveria ser assim também para nossa saude espititual pela nossa salvação: “Circuncidar o coração”, isto é, tirar tudo o que
não presta do nosso coração para nosso bem e nossa salvação.
Quando não vivemos
de acordo com os mandamentos do Senhor, quando perdemos a coragem de “circuncidar
o coração”, a família se desmorona, os vícios se multiplicam, a violência se
espalha, a desunião se aprofunda, o mal avança e a vida de todos fica ameaçada.
Então começaremos a entender que os mandamentos do Senhor, ainda que sejam
duros, são, na realidade uma proteção para nossas vidas de cada dia e
consequentemente, para nossa felicidade.
Moisés faz uma
ligação entre o amor a Deus e ao próximo, pois Deus “não faz acepção de pessoas nem aceita suborno. Ele faz justiça ao órfão
e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. Portanto, amai os
estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito”.
Os caminhos de Deus
não são somente de oração e de culto, mas também de justiça e de caridade. Em nossas
sociedades marcadas pelo individualismo, pelo egoismo e pelo imediatismo, não estamos
acostumados a pensar no bem comum. Consequentemente, nós nos tornamos saqueadores
do bem comum e retemos em nossas mãos aquilo que é para todos. O egoísta converte
tudo que é público em uso exclusivo. “O egoísmo causa a ignorância, a cólera e
o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo” (Dalai Lama). Na mesma
linha Madre Terese de Calcuta dizia: “A raiz de todos os males é o egoísmo”.
Ser Responsável Pelo Bem e Salvação Dos Outros
O texto do evangelho
de hoje tem duas pequenas unidades literárias: a primeira unidade fala do
segundo anúncio da paixão, morte e ressurreição do Senhor (vv. 22-23). A
segunda unidade fala sobre o tributo pago para a manutenção do Templo (vv.
24-27). As duas unidades aparentemente não tem ligação entre si. Mas, na
verdade, podemos descobrir seu ponto de encontro ou de ligação no tema da perda
da própria vida por causa das autoridades civis e religiosas.
1. Sejamos Pontes Que unem o Humano e o
Divino e Não Muros Que Separam
No primeiro tema o
fio dos acontecimentos aponta para os últimos dias da vida de Jesus em
Jerusalém. É a morte inevitável pelo bem praticado. Trata-se da morte do
inocente, vítima do poder e dos interesses individualistas, da eliminação de
quem pratica o bem. O Apóstolo Pedro vai nos recordar na sua pregação nos Atos
com as seguintes palavras: “Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com
o Espírito Santo e com o poder, como ele andou
fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com
ele. E nós somos testemunhas de tudo o que fez na terra
dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram,
suspendendo-o num madeiro. Mas Deus o
ressuscitou ao terceiro dia e permitiu que aparecesse, não a todo o povo, mas
às testemunhas que Deus havia predestinado, a nós que comemos e bebemos com
ele, depois que ressuscitou” (At 10,38-41).
Jesus anuncia, aos
discípulos, sua morte iminente pelo bem praticado porque ele tem clara
consciência para onde se dirige. Jesus não tem medo de anunciar tudo isso para
seus discípulos. Ainda que Jesus tenha que sofrer e morrer o acento se põe
novamente na ressurreição: “... mas no terceiro dia ressuscitará”. Cada
bem praticado sempre tem um final feliz, pois Deus está com quem pratica o bem.
“O Filho do Homem vai
ser entregue nas mãos dos homens”, disse Jesus aos discípulos. A oposição entre
os “homens” e o “Filho do Homem” é comum nos evangelistas. O Filho do Homem se
caracteriza por possuir o Espírito de Deus. Os “homens”, ao contrário, são os
que carecem do Espírito de Deus e, por isso, não compreendem nem vivem segundo
o plano de Deus (cf. Mt 16,13.23). Quem não possui o Espírito de Deus não vê os
outros como irmãos e sim rivais ou inimigos. Quem tem o espírito de Deus,
respeita os outros e os trata humanamente.
Como possuidor do
Espírito de Deus, por ser “Filho do Homem”, Jesus sabe que a vida dada pelo bem
e pela salvação dos homens é a vida recebida, é a vida ressuscitada. Jesus, o
Homem-Deus (Mt 1,23) leva em si a vida que lhe permite levantar-se da morte.
Para Jesus a morte não é definitiva, pois “no terceiro dia ressuscitará”. É
“perder” para ganhar. É morrer para ressuscitar. É morrer por amor aos homens
para estar com o Amor por excelência que é Deus. O amor jamais morre, pois é o
nome próprio de Deus: “Deus é Amor” (1Jo 4,8.16).
Neste texto Jesus
fala “dos homens” de maneira simples, porém com a maior profundidade, pois na
realidade são os homens os inimigos de Deus que devem ser reconciliados com
Ele, como escreveu São Paulo aos romanos: “Se quando éramos inimigos fomos
reconciliados com Deus pela morte do Seu Filho, muito mais agora, uma vez
reconciliados, seremos salvos por Sua vida” (Rm 5,10). Essa é a finalidade
da paixão: acabar com o abismo entre Deus e os homens e os homens entre si para
que estes possam ter acesso para Deus. Mas Deus não impõe, mas sempre propõe,
Ele não obriga, mas convida. A decisão recai sobre os homens.
Se os homens criam
muros e abismos de separação entre si, Jesus cria pontes entre os homens e Deus
para que os homens tenham um livre acesso para chegar até Deus, para a vida
eterna. Sejamos construtores de pontes e não de muros e de abismos de
isolamento. O homem existe para o outro homem. No âmago de nossa natureza, como
homens, está a ânsia de integração. Há no coração do homem uma faceta infantil
e inocente que sempre fica profundamente magoada quando somos excluídos de um
relacionamento ou de uma convivência. Ninguém foi criado para o isolamento.
Quando ficamos isolados, estamos propensos a ser prejudicados. Sempre que há
distância, há anseio. Se a distância suscita o anseio, a proximidade cria a
integração. Podemos possuir tudo que o mundo tem a oferecer em termos de
status, de realização profissional, de bens materiais, de cargos sociais
importantes e assim por diante, no entanto, sem nos sentirmos integrados, tudo
isso parece vazio e inútil.
2. Ser Cidadão Celeste na Terra dos
Homens: 100% Crente e Cidadão
No segundo tema
fala-se do imposto pago para a manutenção do Templo. A discussão do tema parte
de uma pergunta dos cobradores do imposto do Templo: “O vosso Mestre
não paga imposto do templo?”. A pergunta dos cobradores de impostos a Pedro
espera resposta afirmativa, mas deixando aberta a possibilidade contrária. Os
sacerdotes e alguns rabinos pretendiam isentos de pagar o imposto. Jesus era
chamado de Mestre e por isso, poderia ter o mesmo privilégio.
Desde tempos de Nehemias era costume que os
israelitas maiores de 20 anos pagavam, cada ano, uma pequena ajuda para a
manutenção do Templo de Jerusalém. O valor era de dois denários que representam
dois dias de trabalho (Ex 30,11-13; 38,26; cf. Neh 10,33s). Esse imposto era
cobrado nos meses de março (Adar) e de abril (Nisán) que
assinalava o inicio do ano litúrgico na época.
Era um tributo que não tinha nada a ver com o imposto que eles pagavam
para o governo romano.
Jesus pagava cada ano esse tributo para a
manutenção do Templo, como afirma em seguida Pedro. Jesus cumpre as obrigações
do bom cidadão e do crente judeu para não dar motivo de escândalo e de crítica,
pois na verdade ele é o Filho de Deus por excelência e está na casa do próprio
Pai. Como Pedro é um pescador, Jesus pede para ele pescar para depois vender os
peixes a fim de pagar o tributo.
Este pequeno episódio nos recorda como Jesus
se encarnou totalmente em seu povo seguindo seus costumes e normas. Mas ao
mesmo tempo ele questiona os costumes que desumanizam, que excluem, que
favorecem à desigualdade e a injustiça. Ele foi morto por causa desse tipo de
luta. Jesus sabe discernir o que deve ser mantido (solidariedade, perdão,
fraternidade etc.) e o que deve ser eliminada (desigualdade, falta de
fraternidade etc.).
Todos nós precisamos cumprir também as normas
gerais de convivência social, não somente para evitar sanções e sim porque “a
corresponsabilidade no bem comum exige moralmente o pagamento dos impostos, o
exercício do direito ao voto e a defesa do país”, como diz o Novo Catecismo
(no. 2240).
Além das obrigações como cidadãos, é útil
recordar, a exemplo de Jesus, que todos nós deveríamos nos sentir
corresponsáveis das necessidades da comunidade eclesial, colaborando de
diversos modos que nos é proposto: nosso tempo, nosso talento, nossa ajuda
material, ajuda nas atividades benéficas, ajuda nas missões, nos trabalhos
pastorais e assim por diante. Precisamos ter um sentimento de pertença. A qual
comunidade/Igreja eu pertenço? Quais são meus direitos e deveres? Se eu faço
parte de uma comunidade cristã, então, eu sou co-responsável para seu
crescimento. Não podemos deixar este mundo sem esse sentimento de pertença.
Precisamos contribuir algo de bom de nossa vida para o crescimento da
comunidade. Cada um sempre tem algo de
bom para dar e para ajudar, de alguma forma, a comunidade. Dar e ajudar
manifestam nossa generosidade e nosso desprendimento. O homem novo nasce
daquilo que ele dá e renuncia àquilo que deveria possuir para o bem maior.
Santo Agostinho dizia: “O defeito moral não se define pelo mal que se
intenta, mas pelo bem que se abandona... Deus não condena quem não pode fazer o
que quer, mas quem não quer fazer o que pode” (Serm. 54,2). De
que maneira você ajuda sua comunidade?
P. Vitus Gustama,svd
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