28/08/2017
VIVER
COERENTEMENTE E RESPONSAVELMENTE NA FÉ, NA ESPERANÇA E NO AMOR
Segunda-Feira da XXI Semana Comum
Memória
de Santo Agostinho
Primeira Leitura: 1Ts
1,1-5.8b-10
1 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos Tessalonicenses reunida em Deus
nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2 Damos graças a Deus
por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3 Diante de Deus, nosso
Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e
a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4 Sabemos, irmãos
amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5 Porque o nosso evangelho
não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força
que é o Espírito Santo; e isso com toda a abundância. Sabeis de que maneira
procedemos entre vós, para o vosso bem. 8b A vossa fé em Deus propagou-se por
toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9 pois as pessoas mesmas contam
como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses,
para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10 esperando dos céus o seu Filho, a
quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está
por vir.
Evangelho: Mt 23,13-22
Naquele
tempo, disse Jesus: 13 “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!
Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14 nem deixais
entrar aqueles que o desejam. 15 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus
hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando
conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16 Ai
de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale;
mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17 Insensatos e cegos! O
que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18 Vós dizeis também:
‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está
sobre o altar, então vale!’ 19 Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que
santifica a oferta? 20 Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por
tudo o que está sobre ele. 21 E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus
que habita no Templo. 22 E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por
aquele que nele está sentado”.
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Viver No Amor, Na Fé e Na
Esperança
“Damos
graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. Diante de
Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da
vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”,
escreveu São Paulo aos tessalonicenses que lemos na Primeira Leitura.
Depois de nove semanas em que lemos a história
de Israel nos livros do Antigo Testamento, hoje passamos para o Novo
Testamento, especialmente a Primeira Carta de São Paulo aos tessalonicenses que
vamos acompanhar esta semana.
A Primeira Carta aos tessalonicenses é o
escrito mais antigo que se conserva do NT datado para o ano 51 ou 52 de nossa época,
apenas vinte anos depois da morte de Jesus. Na mesma época as tradições evangélicas
eram divulgadas oralmente; não foram escritas ainda. Nas primeiras cartas de São
Paulo já se respiram e resumem as mensagens dos evangelhos. A Primeira Carta
aos tessalonicenses é, de fato, o primeiro document escrito da fé cristã.
No texto da Primeira Leitura de hoje São Paulo
nos apresenta três coisas essenciais e fundamentais para a vida cristã. Primeiro,
é preciso trabalhar inspirado na fé. A fé é um dom e ao mesmo tempo é a tarefa
que Deus deu para cada fiel. Cada fiel precisa trabalhar em nome de Deus. Trabalhar
com a fé é trabalhar com Deus. Trabalhar com Deus sempre tem seu final feliz
apesar das dificuldades. A
fé é a manifestação do desejo da vida eterna, a manifestação do desejo da
plenitude para o homem. A condição é simples: aceitar Jesus Cristo e viver seus
ensinamentos diariamente.
Em segundo lugar é necessário
trabalhar por amor. Por amor Deus nos chama à vida, por amor Deus nos enviou
seu Filho (Jo 3,16) e por amor Deus continua nos oferecendo sua amizade que é
para nós fonte de vida e de todo bem apesar de nossas contínuas traições. Por isso, trabalhar por amor e com amor é um
trabalho divino, um trabalho glorioso. Deus nos criou em Jesus Cristo para que
nos dediquemos às boas obras.
Em terceiro lugar, é preciso trabalhar
com paciência, pois há a esperança para uma vida melhor em Deus. Segundo Aristóteles a
esperança é “sonho de quem está acordado”. A esperança cristã não é um sonho,
mas é a realidade porque é baseada na ressurreição de Jesus Cristo. Desta
forma, a fé em Cristo transforma a esperança em confiança e certeza; e a
esperança torna a fé em Cristo ampla e lhe dá vida. Por isso, São Paulo nos
relembra com esta frase: “Cristo é nossa esperança” (Col 1,27). “A fé que mais
me agrada é a esperança” (Charles Peguy). É verdade porque na esperança, a fé
abre novos caminhos no coração das pessoas e tende a realizar um mundo novo.
Por isso, a esperança é o maior desafio de cada dia porque tendemos a ver tudo
escuro.
Somos Chamados a Viver Na
Autenticidade
O capítulo 23 do Evangelho de Mateus é, sem
dúvida nenhuma, uma das páginas mais duras do Novo Testamento. Quem o lê fica
impressionado, sobretudo, com a linguagem dura de Jesus. Neste capítulo, o
evangelista Mt inicia com uma introdução (vv.1-12) para um extenso discurso que
Jesus pronuncia contra os líderes religiosos da sua época (vv.13-36) como
conseqüência de um longo enfrentamento com eles (Mt 21-22). Estes ataques
completam a obra dos profetas contra a falsa religiosidade. As palavras são
duras porque o perigo que é denunciado é grave. E a validade da denúncia
profética que ouvimos dos lábios de Jesus, neste capítulo, não perde sua
atualidade, pois seu alcance é universal. O “fariseu”, a quem Jesus dirige suas
palavras duras e sua denúncia, é personagem típico, representa um paradigma de
comportamento oposto ao Evangelho.
Neste capitulo 23 Mt nos apresenta os
chamados “ais” de Jesus contra os escribas e fariseus ou lamentações que Mateus
coloca depois de Jesus ter proclamado as bem-aventuranças no Sermão da Montanha
(cf. Mt 5,1-12).
“Ai de vós...!”, assim Jesus se dirige aos
escribas e fariseu neste capitulo. Entre os versículos 13 a 33 do texto há sete
“ais”. Nestes “AIS” Jesus denuncia a hipocrisia dos fariseus e escribas. João
Batista e Jesus anunciam o Reino de Deus (Mt 3,2; 4,17), mas os letrados
(escribas e fariseus) usam sua autoridade para impedir que o povo de Deus aceite
a mensagem de João Batista e de Jesus, porque os próprios letrados recusam toda
a mensagem dos dois (cf. Mt 11,18-19). Jesus os escribas e fariseus como
“sábios e entendidos” para os quais se esconde o desígnio de Deus (cf. Mt
11,25-26). Por sua responsabilidade, os escribas e os fariseus deveriam
facilitar o povo de Deus para entrar no Reino de Deus. Porém, de fato, eles
estão longe da prática. Como na sociedade, muitos são chamados de Vossa
Excelência, mas há poucos que têm o comportamento excelente (ética e moral).
A palavra grega “Quai” (ai de vós) é uma
onomatopéia (onomatopéia é a formação de uma palavra a partir da reprodução
aproximada, com os recursos de que a língua dispõe; de um som natural a ela
associado: p.ex.: pum, tiquetaque, atchim, chuá-chuá, zunzum). “Quai” ou
“ai de vós!” não é uma maldição e sim expressa uma profunda dor, uma
indignação, uma ameaça profética. Jesus está triste e indignado com a atitude e
o modo de viver incoerente dos fariseus e dos escribas e que não levam em conta
a importância da pessoa humana e os valores essenciais da vida humana.
Jesus é “manso e humilde de coração” (Mt
11,29). Mas quando se trata de defender um certo numero de valores essenciais
Jesus se faz bastante bravo, como uma mãe ou um pai que chama atenção do filho
ou da filha duramente quando este/esta não leva a sério as coisas importantes
para sua vida. Por isso, há que escutá-Lo.
Chama nossa atenção de que com as pessoas
normais, por humildes e pecadoras que elas sejam, Jesus não se apresenta tão
duro (cf. Mt 11,25-30 etc.). Mas com os que são guias do povo ou constituídos
em autoridade, a sentença de Jesus é mais severa pela falta de autenticidade e
da hipocrisia desses guias ou dirigentes: ”Ai de vós, mestres da Lei e
fariseus hipócritas! Ai de vós, guias cegos!”.
Jesus
critica duramente os dirigentes ou os responsáveis pela vida do povo. Nós que
temos alguma responsabilidade na vida da família ou no campo da educação, da
política ou da comunidade eclesial, temos maior obrigação de dar exemplo aos
demais, de não levar uma vida dupla (entre o que ensinamos e o que logo
fazemos), de não ser exigentes com os demais e tolerantes com nós mesmos (duas
medidas para o mesmo peso), de não ser como os hipócritas que apresentam por
fora uma fachada, mas por dentro uma podridão.
As acusações de Jesus são muito atuais. Por
isso temos que aplicá-las para nós mesmos, pois dentro de cada um de nós pode
estar escondido um pequeno ou grande fariseu. Eu preciso fazer um exame sério
de consciência: Que atitudes farisaicas eu descubro em mim? Preciso responder
sinceramente se eu também entro na categoria de “guias cegos e néscios”, se
busco mais vaidade do que o bem de todos ou a glória de Deus, se eu matei o
Espírito com uma casuística exagerada?!
Através de muitos “ais”, Jesus critica
duramente a hipocrisia dos escribas e fariseus que dizem e não fazem, ensinam,
mas não praticam. A hipocrisia é complexa: os mesmos hipócritas são as primeira
vitimas de sua vaidade religiosa, caem na mesma armadilha de sua vanglória.
Jesus critica duramente os escribas e fariseus porque não convertem os homens
ao verdadeiro Deus e sim a suas próprias idéias fazendo deles fanáticos do
legalismo e impedindo os homens de entrar no Reino pela mesma intransigência
legalista.
A pessoa que tem a atitude de hipocrisia,
simulando virtudes, nobres sentimentos e boas qualidades, engana as outras
pessoas no intuito de conquistar a estima delas. O recurso ao fingimento visa
obter louvores por uma virtude que ela não possui. Ela é habilidosa em camuflar-se. Ela faz
questão de parecer boa. Ao constatar sua perversidade interior,
incapaz de confessá-la e corrigi-lá, ela se refugia na simulação de possuir a
virtude. Ela não se preocupa em ser boa, mas em apropriar-se daqueles indícios
que a fazem parecer como tal.
Uma das virtudes humanas mais apreciadas pela
maioria das pessoas é, sem dúvida nenhuma, a coerência de vida. Na própria vida
de Jesus podemos ver um grande exemplo de coerência humana, pois Ele atua como
prega. As palavras de Jesus não ultrapassam sua atuação. Vivamos para que nossa
palavra e a prática sejam niveladas. Será melhor, se tivermos mais ação do que
palavra, pois as palavras movem enquanto que o exemplo arrasta (Verba
movent, exempla trahunt, diz o ditado latim).
Os seguidores de Cristo são alertados a
considerar tal comportamento incompatível com a sua opção. O exibicionismo e a
hipocrisia devem ser combatidos com o espírito de simplicidade e humildade.
Isto exigirá de todos nós cultivar uma atitude de fraternidade e igualdade. A
atitude que convém ao discípulo consiste em fazer-se servidor de seu
semelhante, num gesto de amor de gratuidade.
Todos nós somos chamados a ser de Cristo e a
viver como Cristo. Não fechemos a porta do Reino para aqueles que não são de
nossa condição social, econômica ou cultural ou que não pensam como nós. Nossas
palavras não ultrapassem nossa atuação. Que seja mais ação do que pregação. Não
sejamos escândalos para os outros. Ganhemos todos para Cristo e para ser novos
parceiros do bem e não para que sejam de nosso grupo egoísta.
É curioso sentir o tom distinto que tem as
leituras deste dia. Na primeira (2Ts 1,1-5.11-12) São Paulo dá graças pela fé
dos tessalonicenses. No Evangelho (Mt 23,13-22) Jesus reprova a falta da
autenticidade, e a hipocrisia dos dirigentes religiosos de Israel. Na Igreja e
em cada um de nós, também há momentos, situações e atitudes que provocam as
duas coisas: dar graças por tudo de bom na nossa vida. E há momentos em que
precisamos parar para reconhecer nossos pecados antes que eles destruam nossa
vida. Esses dois momentos nos ajudam a crescer como ser humano, como irmão dos
outros e como filhos e filhas de Deus. Que bom seria recordarmos esses dois
momentos todos os dias. Nosso Deus, o Deus da vida, o Deus de Jesus Cristo, o
Deus Pai Nosso é glorificado quando vivemos de verdade sem medos nem
mediocridades nem retaguardas e assim por diante. Um cristão vivo nesta maneira
será capaz de dar vida ali onde se encontra. Somente assim se pode anunciar com
verdade que temos uma Boa Notícia para dar ao mundo, porque o Filho de Deus não
veio para nos julgar e sim para dar vida e a vida em abundância (cf. Jo 10,10).
Você tem seus momentos de ação de graças e
momentos de reconhecer suas fraquezas na sua vida diária?
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SANTO
AGOSTINHO
Neste dia (28/08) celebramos a festa de Santo
Agostinho. Santo Agostinho nasceu em Tagaste (África) em 354. Depois de uma
juventude conturbada, converteu-se aos 33 anos em Milão, onde foi batizado pelo
bispo Ambrósio. Regressando à sua pátria e eleito bispo de Hipona, desenvolveu
uma enorme atividade por meio da pregação e dos seus escritos doutrinais em
defesa da fé. Ele é um dos grandes Doutores da Igreja. E é um mestre, teólogo,
filósofo, moralista e apologista. Morreu em 430.
Não é fácil falar de nossos próprios defeitos
e fraquezas para os outros, muito menos publicá-los. Mas acontece o contrário
com o Santo Agostinho. Agostinho é um santo que não tem medo nem vergonha de
falar com sinceridade e simplicidade de suas fraquezas e que os publicou como
uma confissão num livro se chama “Confissões” de Santo Agostinho. Neste livro Santo Agostinho mostra a
realidade nua e crua de sua alma com sinceridade e simplicidade. Vale a pena
ler as confissões de Santo Agostinho!
Santo Agostinho recebeu uma educação cristã
de sua mãe, Santa Mônica. Mas essa educação materna e o amor à verdade, que
sempre existiu na alma de Agostinho, não o livraram de cair em graves erros e
de levar uma vida moral muito afastada de Deus. Mas ele confessou: “Ninguém está tão só do que aquele que vive
sem Deus. O homem, para onde se dirija, sem se apoiar em Deus, só encontrará
dor”. Por isso ele escreveu: “...fizeste-nos para Ti, Senhor, e inquieto
está o nosso coração, enquanto não repousa em Ti. Dá-me, Senhor, saber e
compreender qual seja o primeiro: invocar-te ou louvar-te; conhecer-te ou
invocar-te. Mas, quem te invocará sem te conhecer? Por ignorá-lo, poderá
invocar alguém em lugar de outro…. Quem o procura, o encontra, e tendo-o
encontrado, o louvará. Que eu te busque, invocando-te; e que eu te invoque,
crendo em ti: tu nos foste anunciado” (Confissões, I,1). “Quando estiver unido
a ti com todo o meu ser, não mais sentirei dor ou cansaço. Minha vida será
verdadeiramente vida, toda plena de ti” (X,39).
Depois de ter passado anos em busca da
verdade sem encontrá-la, chegou à convicção, com a ajuda da graça que a sua mãe
implorou constantemente, de que só em Cristo é que encontraria a verdade e a
paz para a sua alma. Finalmente ele se converteu. Ele se lamentou porque tarde
demais encontrou Deus: “Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde
demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de
fora... Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez. Tua luz afugentou a
minha cegueira. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz”
(Confissões, X,27). “O céu e a terra estão gritando: “Fomos feitos por Deus”.
Tudo isso quer nos ensinar que nada e ninguém
é perdido nesta vida, enquanto a nossa fé em Deus continua forte e inabalável
em qualquer situação. Santa Mônica e Santo Agostinho são grandes provas de tudo
isso. O senhor nunca nos nega a sua ajuda. E se tivermos a desgraça de
ofendê-lo gravemente, Ele nos esperará em cada instante, como esperou durante
tantos anos pelo regresso de Santo Agostinho a exemplo do filho pródigo que
voltou para sua casa.
Outros conselhos de Santo Agostinho:
• “Escuta primeiro ao que fala dentro e desde
dentro, fala depois aos que estão fora” (In ps. 139).
• “A ignorância mais refinada é a ignorância
da própria ignorância” (Conf. 5,7). “Com relativa freqüência a ignorância põe
máscara e capa de simplicidade” (idem 2,9). “O reconhecimento da própria
ignorância é a primeira prova de inteligência” (Serm.301,4,3).
•
“Quanto mais curioso torna-se o homem por conhecer a vida alheia, tanto mais
relaxado se torna para consertar a sua própria” (Conf.10,3). “Quanto menos
atenção o homem presta aos seus próprios pecados, tanto mais curioso ele se
torna em relação aos alheios. Não podendo desculpar-se a si mesmo, trata de
salvar a pele acusando os outros” (Serm.19,2). “Amando ao próximo tu limpas os
olho para ver a Deus” (In Joan.17,8). Quanto mais amas, mais alto tu sobes (In
ps. 83,10)
• Não
Andes averiguando quanto tens, mas o que tu és (Serm. 23,3). Dentro do coração
sou o que sou (Conf. 10,3). Conserve o que tens dentro e não terás de temer
nada de fora (In ps. 35,17). O homem não se torna bom por possuir coisas
boas. Ao contrário, o homem bom torna boas as coisas que possui, ao usá-las bem
(Epist.
130,2,3).
• O homem não se movimenta pelos pés, mas
pelos afetos. Até os próprios pés ele move por afetos (In ps. 9,15). Quanto mais cresce teu amor, maior é tua
perfeição. A perfeição da alma é o
amor (In epist. Joan. 9,2). Amando o próximo limpas os olhos para ver
Deus (In Joan. 17,8). Tempera tua ciência com amor e tua ciência será
útil. Não por si mesma, mas pelo amor (In Joan. 18,6). O homem novo canta
um cântico novo quando vive uma vida nova, a vida do amor. Cantar é sempre
sinal de felicidade e coisa de amantes (Serm. 34,1,1).
P. Vitus Gustama,svd
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