19/10/2018
PARA SER VERDADEIROS DISCÍPULOS DE JESUS TEMOS QUE AFASTAR A
HIPOCRISIA E COMEÇAR A TESTEMUNHAR JESUS SEM MEDO
Sexta-Feira
Da XXVIII Semana Comum
Irmãos, 11 em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele
que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12 a
ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão puseram a sua esperança em
Cristo. 13 Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos
salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito
prometido, o Espírito Santo, 14 o que é o penhor da nossa herança para a
redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.
Evangelho: Lc 12,1-7
Naquele tempo, 1
milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus
começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos
fariseus, que é a hipocrisia. 2 Não há nada de escondido que não venha a
ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. 3 Portanto, tudo o
que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes
pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. 4 Pois bem, meus
amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo
fazer mais do que isto. 5 Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei
aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo,
a este temei. 6 Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No
entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7 Até mesmo os cabelos de
vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que
muitos pardais”.
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Somos Chamados a Estar
Unidos a Cristo Para Manter a Unidade Entre Nós
Durante alguns dias da semana vamos ler e
refletir sobre a Carta aos Efésios.
Muitos especialistas concordam que a Carta
aos Efésios não foi escrita por são Paulo, e sim por um discípulo seu, muitos
anos depois da morte de são Paulo, porém continua refletindo sobre a doutrina
de são Paulo. Essa opinião se baseia na linguagem, no estilo e no conteúdo da
Carta. A linguagem e o estilo da Carta aos Efésios são mais solenes e complicados em comparação às
Cartas escritas pelo próprio são Paulo: 1Ts, Rm, 1 e 2Cor, Gl, Fl e Fm. A
doutrina sobre Cristo parece ser mais desenvolvida nesta Carta, especialmente
sobre a significação de sua morte e de sua exaltação à direita do Pai.
Em relação à Igreja, nas Cartas escritas por são
Paulo como Coríntios, Gálatas e Romanos, a palavra “Igreja” se refere à Igreja local.
Na Carta aos Efésios o que prevalece é a Igreja universal na qual se integram
judeus e gentios. Isso nos leva à conclusão de que o problema dos judaizantes,
que aparece na Carta aos Gálatas, parece que já está superado. E nesta Carta
Cristo é a cabeça que comunica a vida aos cristãos, e os une num conjunto orgânico
e vital. E a ideia principal é a união dos membros com a cabeça, que é o próprio
Cristo. E destacam-se duas visões idealistas sobre a Igreja em duas cartas
(Colossenses e Efésios): a santidade e o amor. A santidade vem de sua condição
como Corpo de Cristo cuja cabeça é Cristo. Está em destaque também o amor à
Igreja. Cristo amou profundamente a Igreja e se entregou por ela (Ef 5,25). Esse
amor será suficiente forte para assegurar a sobrevivência da Igreja.
Em relação ao tema sobre o matrimônio, em Ef
5,21-23 (fundamento bíblico do sacramento do matrimônio) é o mais completo e
profundo do que em 1Cor 7.
A data provável da composição da Carta aos Efésios
entre os anos 61-63 depois de Cristo. E o lugar de composição é Roma, onde o apóstolo
Paulo se encontra nestas datas prisioneiro.
Apesar de não ser escrita pelo próprio são
Paulo “Para valorizar de verdade Efésios (Ef) há que lê-la em voz alta. Esta
obra do Novo Testamento transborda de linguagem de oração, adoração e
celebração. Impressiona o ouvinte com passagens comovedoras e com outros que
parecem hinos majestosos. É um texto excelente para ilustrar a estreita conexão
entre o Novo Testamento e a assembleia cultual. A palavra grega
neotestamentária ‘ekklesia’, que habitualmente se traduz como ‘Igreja’, de
fato, tem o sentido literal de ‘assembleia’. É uma palavra que aparece
frequentemente em Efésios. ... De todas as obras paulinas, esta é que mostra maior
interesse pela Igreja universal” (Margaret Y. MacDonald: Efesios, in Comentario
Bíblico Internacional p.1521).
No texto da Primeira Leitura de hoje, são Paulo
escreveu aos Efésios: “Em Cristo fostes
marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, o que é o penhor
da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua
glória”.
Neste admirável plano salvador de Deus, por
meio de Cristo, são Paulo diz que são compreendidos tanto os judeus como os pagãos.
Os judeus são os primeiros em herdar a graça. Mas também os pagãos, “os que de antemão puseram a sua esperança em
Cristo. Nele também vós
ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva”, têm a mesma sorte.
Todos receberam a marca do Espirito, que é “o penhor da nossa herança” final.
A busca da unidade que corre através das
aspirações da humanidade, e que parece ser um sonho esplêndido e uma utopia irrealizável
por causa das profundas ruptura que
separam as etnias, as nações, se realizou já simbolicamente na reconciliação dos
“judeus” e dos “pagãos”, no mesmo Cristo.
A densa passagem da Primeira Leitura que
pertence ao entusiasta hino inicial da Carta, está cheia de motivos de
esperança. Em primeiro lugar, aparece o Deus Trino em ação: o Pai nos
destinou a ser seu povo e propriedade sua, em Cristo fomos salvos, e recebemos
o Espirito como zelo e marca.
Em segundo lugar, quem pode pertencer
ao povo de Deus? São aqueles que
ouviram a Boa Nova e creram nela, e a Boa Nova é que fomos salvos pelo amor de
Deus.
Em terceiro lugar, já estamos herdando
e já somos salvos, porém está para chegar a salvação definitiva. Enquanto está
para chegar a redenção completa, o Espírito é a garantia da herança final que
nos aguarda.
Portanto, o texto da Primeira Leitura é uma “leitura
cristã” da vida e da história. É uma leitura que teríamos que ter muito nas mãos
para que não sejamos contaminados pela visão unicamente humana que o mundo nos
oferece. É uma perspectiva que mudará muito nosso ânimo para encarar a
realidade dura e difícil, pois o Deus Trino está conosco na nossa história e na
nossa vida cotidiana. Não estamos sós, pois Deus nos está próximo e nos incluiu
em seu projeto de vida. Por esta razão, o Salmo Responsorial (Sl 32) nos entoa
o cântico: “Reta é a palavra do Senhor, e
tudo o que ele faz merece fé. Feliz o
povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos
céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens”.
Unidos a Jesus pela fé e pelo amor, somos
herdeiros da glória. O Pai nos derramou o Espirito Santo como garantia de que
nos levará sãos e salvos para seu Reino celestial. Em nós que pertencemos à
Igreja de Cristo deve desaparecer qualquer forma de divisão, pois Deus chama à
salvação a humanidade inteira e todos nós fomos feitos um só em Cristo. O
Senhor nos quer que formemos um só Corpo, tendo Cristo por Cabeça e
participemos de um mesmo Espírito. Por isso, não sejamos ocasião de divisão. Deixemo-nos
conduzir para a unidade, criando vínculos mais fortes e inquebrantáveis, graças
à presença do Espirito Santo em nós. onde houver espaço para o Espírito Santo,
ai haverá a unidade. Por isso, não percamos nossa íntima relação com Deus
mediante a fé, o amor, e a oração vista como um diálogo em que nos
comprometemos a ser sinal da unidade para todos os povos em torno de Cristo,
para que Ele nos conduza à possessão de sua Glória da qual quer que sejamos
partícipes para a glória do Deus Pai.
E no Evangelho o Senhor nos convida a
anunciarmos sua Palavra tendo como fundo ou base a escuta e a encarnação da
mesma em nossa própria vida. Essa Palvra é que nos salva, porém nos salva em
comunhão fraterna, na Igreja, sem egoísmo, sem ódio nem divisões inúteis.
Viver Sem Hipocrisia Faz Parte
Da Vida Cristã
Com o capítulo 12 do seu evangelho (Lc
12,1-48) o evangelista Lucas volta a falar sobre as instruções de Jesus para
seus discípulos, conhecidas como Lições do Caminho (Lc 9,51-13,21), pois são
dadas no Caminho para Jerusalém onde Jesus será crucificado e ressuscitado. Com
essas lições Jesus vai preparando os discípulos para a vida e missão pós-pascal
(cf. Lc 24,45-49; At 1,8). E para a comunidade de Lucas essas instruções servem
como um ideal de vida de discipulado.
Neste capitulo 12 Lucas coloca algumas
atitudes que devem caracterizar a comunidade dos discípulos, tais como:
confiança em Deus em qualquer momento, pois em Deus está o alicerce verdadeiro
para sua existência; coragem diante de qualquer ameaça da perseguição ou da
repressão violenta e transformar tudo isso em momento de testemunho; liberdade
do medo; pobreza, isto é, não se deixar dominar pelos bens materiais, pois sua
verdadeira segurança está em Deus; e vigilância responsável, pois os discípulos
são homens abertos para o futuro, isto é, viver sem jamais perder perspectivas
em qualquer momento e idade. A esperança nos chama a caminhar sem perder o
horizonte que só terminará em Deus.
“Tomai cuidado com o fermento dos fariseus,
que é a hipocrisia”,
alerta Jesus aos discípulos.
A hipocrisia é o pecado típico do fariseu
(cf. Lc 11,42-44). Hipócrita é permanecer nas trevas, ocultar-se na escuridão.
Hipócrita é ser ator de uma peça sem nada a ver com sua própria personalidade
ou vida. Hipócrita é resistir ao testemunho; é fazer ouvidos surdos à voz de
Jesus Cristo. Hipócrita é aquele que, simulando virtudes, nobres sentimentos e
boas qualidades, engana os outros no intuito de conquistar a estima deles. Seu
objetivo é obter louvores por uma virtude que não possui. Ele atraiçoa a
verdade. Ele é incapaz de confessar sua perversidade interior e corrigi-la,
pois ele sempre se refugia na simulação de possuir virtude. Ele não se preocupa
em ser bom, mas em ser admirado por alguma virtude que na realidade não possui.
Se não tivermos bastante discernimento e capacidade em fazer uma leitura com
tranqüilidade de suas atitudes e palavras, facilmente cairemos na tentação de
acreditar nele. É preciso confiar desconfiando. É preciso questionar o
questionável, perguntar o perguntável para não se precipitar em nada a fim de
não pagar caro, mais tarde, por uma atitude não pensada. Desconfie qualquer
facilidade prometida.
O discípulo de Jesus, cada cristão, deve
proceder sem duplicidade nem mentira. Se alguém contar uma mentira, ele será
forçado a contar outras mentiras para apoiar a primeira. A conduta do discípulo
deve ser sempre franca, mas sem grosseria, pois a franqueza ou sinceridade
mal-empregada se transforma em grosseria; a verdade dita sem caridade pode ter
resultado contrário. O cristão deve ser transparente como quem trabalha à luz
do dia. Toda sua palavra, toda sua ação deve ser sempre um testemunho público e
não para enganar. O discípulo de Jesus, cada cristão é o amigo de Jesus. De
Jesus ele recebe confidências e coisas profundas sobre Deus: “Chamei-vos de
amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai” (Jo 15,15).
Comigo Jesus não tem segredos. Comigo Jesus só fala da verdade, a verdade que
liberta (cf. Jo 8,32). Como amigo de Jesus compartilharei também com ele até
mesmo sua sorte: perseguição, morte, e ressurreição (cf. Jo 15,18-21; 16, 1-4;
1Jo 3,13).
Se Jesus me revelou tudo sobre o Pai, então
eu preciso ser um amigo fiel de Jesus sem medo. O único temor que eu devo ter é
o temor de Deus, pois só Deus pode ter a ultima palavra sobre a minha vida e
meu destino final: “Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e
não há nada de oculto que não venha a ser conhecido”. A história pessoal,
íntima, e a história comunitária estão nas mãos de Deus. Eu preciso segurar na
mão de Deus e seguir adiante, pois eu estou caminhando para o futuro de Deus
que já comecei no presente ainda que os caminhos de Deus, muitas vezes, sejam
incompreensíveis para a sabedoria humana: “Pois os meus pensamentos não são
os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são os meus — oráculo do Senhor.
Pois tanto quanto o céu acima da terra, assim estão os meus caminhos acima dos
vossos e meus pensamentos distantes dos vossos” (Is 55,8-9).
P. Vitus Gustama,svd
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