30/11/2018
SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO
30 de novembro
Irmãos, 9 se, com tua boca, confessares Jesus
como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás
salvo. 10 É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com
a boca que se consegue a salvação. 11 Pois a Escritura diz: “Todo aquele que
nele crer não ficará confundido”. 12 Portanto, não importa a diferença entre
judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o
invocam. 13 De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14
Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido
falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15 E como pregar, sem ser
enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que
anunciam o bem”. 16 Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz:
“Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17 Logo, a fé vem da pregação e a
pregação se faz pela palavra de Cristo. 18 Então, eu pergunto: Será que eles
não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a
terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.
Evangelho: Mt 4,18-22
Naquele tempo, 18 quando Jesus andava à beira
do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André.
Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus disse a eles:
“Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20 Eles imediatamente
deixaram as redes e o seguiram. 21 Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros
dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com
seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22 Eles imediatamente
deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
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Santo André
Hoje celebramos a festa do apostolo André. A primeira característica que em André chama a atenção
é o nome : não
é hebraico, mas grego ,
“André” (viril , robusto )
sinal de que
sua família
tem uma certa abertura
cultural. Estamos na Galileia, onde a língua e a cultura
gregas estão bastante
presentes . Nas listas
dos Doze, André ocupa o segundo lugar ,
como em
Mateus (10, 1-4) e em Lucas (6, 13-16), ou
o quarto lugar
como em
Marcos (3, 13-18) e nos
Atos (1, 13-14). Contudo ,
ele gozava certamente
de grande prestígio
nas primeiras comunidades cristãs.
A liturgia grega distingue Santo André com o
título de “protóklitos”, “o primeiro chamado”. Mas, em rigor, este título há de
compartilhá-lo com o apóstolo João. Os dois foram os primeiros que em uma tarde
inesquecível, escutaram as palavras de Jesus, novas para o mundo. Esta recordação,
que sempre fresca na memória de João, ficou esculpida em seu Evangelho (cf. Jo
1,35-42)
Segundo as fontes bíblicas André é irmão de
Pedro. Os evangelhos mostram
explicitamente o laço de sangue entre
Pedro e Andre (Mt 4, 18-19; Mc 1, 16-17). E no evangelho
de João lemos outro pormenor :
num primeiro momento ,
André era discípulo
de João Batista ; e isto
nos mostra
que era
um homem
que procurava, que
partilhava a esperança de Israel, que queria conhecer mais de perto a
palavra do Senhor ,
a realidade do Senhor presente . Era
verdadeiramente um homem
de fé e de esperança .
E certa vez ,
de João Batista ouviu proclamar Jesus como "o Cordeiro de Deus "
(Jo 1, 36); então ele
voltou-se e, juntamente com outro discípulo que não é nomeado, seguiu Jesus, Aquele
que era
chamado por João o "Cordeiro
de Deus ". O evangelista
narra: eles "viram onde morava e ficaram com
Ele nesse dia "
(Jo 1, 37-39). Portanto , André viveu momentos
preciosos de familiaridade
com Jesus.
Podemos imaginar o
diálogo comovente naquela tarde entre Jesus e os dois discípulos de João
Batista. Aquelas palavras de Jesus, que inicia sua vida pública de uma forma
tão simples que servem como o caminho para a fonte que mata para sempre a sede
de Deus e o sentido da vida. As palavras de Jesus estavam penetrando os
corações daqueles simples pescadores, já preparados pela pregação de João
Batista. Essa alegria espiritual, essa descoberta insuspeitada encheu o coração
de André com um entusiasmo sem hesitação.
Ao chegar em casa
com a impressão da entrevista, ele contou ao irmão Pedro: "Encontramos o
Messias". E Pedro, influenciado pela fé de seu irmão, corre para Jesus, e
nEle encontrou a hora inicial de uma grandeza singular que o futuro vai
preparar para Pedro, pois sobre ele Jesus vai edificar sua Igreja (Mt
16,17-19).
André apresntou Pedro, seu irmão, a Jesus. O que é bom e precioso não é
guardado apenas no coração de Andre. Ele tem um
espírito apostólico extraordinário ao
partilhar a preciosidade do encontro com seu irmão Pedro e o levou para Jesus.
O evangelho
de João relatou que foi André quem avisou a Jesus que
alguns gregos
queriam vê-Lo. E Jesus deu a seguinte resposta , bastante
enigmática: "Chegou a hora de se
revelar a glória
do Filho do Homem .
Em verdade , em verdade vos digo: se o grão
de trigo , lançado à terra ,
não morrer ,
fica ele só ;
mas , se morrer ,
dá muito fruto "
(Jo 12, 23-24). Com estas palavras Jesus profetiza a Igreja
dos gregos , a Igreja
dos pagãos , a Igreja
do mundo como
fruto da sua
Páscoa .
O apóstolo
André ensina-nos a seguir Jesus com
prontidão (cf. Mt 4, 20; Mc 1, 18), a falar com entusiasmo d'Ele
a quantos encontramos na nossa vida
cotidiana, e sobretudo a cultivar
com Ele
um relacionamento de verdadeira familiaridade , bem conscientes de que
só n'Ele
podemos encontrar o sentido
último da nossa
vida e da nossa
morte . Todas as etapas anteriores servem como uma
preparação para o verdadeiro encontro com Aquele que é o autor da vida: Jesus
Cristo.
Santo André aparece como um homem de natureza
calma e serena, oposto à impetuosidade característica de seu irmão Pedro. Com
um coração nobre e aberto, inspirou simpatia e confiança. De natureza sensível,
foi fácil entusiasmo simples quando uma ótima idéia o dominava. Embora tenha
participado das pequenas rivalidades dos apóstolos sobre quem seria o maior e
poderia apresentar o título de "primeiro chamado", não parece, no
entanto, desejar grandes coisas. Os filhos do Zebedeu, e especialmente o seu
irmão Pedro, o dominaram com ousadia e ousadia. André é mais sensato e prudente;
mais pago de si mesmo, e, portanto, sujeito a mais imprudência é o seu irmão,
Pedro.
O apóstolo é o enviado por Jesus, e aqui está
a grandeza dele e não em seus dons pessoais, em seus valores humanos, em sua
atividade, em sua influência. A magnitude de sua personalidade reside naquele
dia em que Jesus colocou seus olhos nele, entendeu o olhar penetrante, aceitou
a missão que lhe foi confiada e foi fiel à morte pela mensagem recebida de
Jesus, sem se assustar com a morte ou com os poderes humanos. Ser apóstolo é
orientar a vida e trabalhar para Jesus e para os homens: receber da palavra e
da vida de Jesus e dar aos homens, sem adulterar, sem mudar, a vida e a
palavra. O dom do apostolado leva a dar vida, a selar a palavra recebida com a
morte se assim o desejar. E isso com fé, com alegria e amor. Ser apóstolo é dar
testemunho de Jesus até o final.
Entre as virtudes de Santo André destacam-se
a mansidão e a humildade, a simplicidade e a ingenuidade de sua alma, o
entusiasmo sincero por Jesus que conheceu numa tarde inesquecível, perto das
águas do Jordão. O "primeiro chamado" mostrou uma grande constância
na pregação e uma inquebrável paciência na dor, diz o breviario gótico. Que ele
interceda por nós para que sejamos perseverantes no testemunho de Jesus e de
seus ensinamentos mesmo que encaremos a cruz na qual somos crucificados com
Jesus e os irmãos André e Pedro.
Mensagem Do Evangelho De Hoje
“Segui-me, e eu farei de vós pescadores de
homens”. É o convite de Jesus aos dois irmãos, Simão e André, que lemos no
Evangelho de hoje. A expressão se encontra na boca de Eliseu (2Rs 6,19). A
fórmula “ir-se” ou “seguir atrás de” aparece repetidamente na cena da chamada
de Eliseu pelo profeta Elias (1Rs 19,19-21). Jesus se apresenta, portanto, como
profeta e sua chamada promete a comunicação do Espírito profético a seus
seguidores. Por outro lado, o trabalho dos dois irmaos (pescadores) e a
metáfora de Jesus “pescadores de homens” aludem a Ez 47,10, onde se utiliza
também a metáfora dos pescadores que recolhem uma pesca abundante. A menção do
mar/lago, do trabalho de pescadores e a metáfora usada por Jesus esclarecem o
significado da frase: Jesus chama a uma missão profética, que pretenderá atrair
os homens, tanto judeus como pagãos (o mar como fronteira) e cujo êxito está
assegurado.
A resposta dos dois irmaos é imediata.
Aparece pela primeira vez o verbo “seguir”, que referido a discípulos, indicará
a adesão à pessoa de Jesus e a colaboração em sua missão. A adesão à pessoa de
Jesus comporta uma ruptura com a vida anterior, uma mudança radical para
entregar-se a fim de procurar o bem do homem.
A segunda cena (vv.21-22), isto é, a chamada
de Tiago e João, é descrita mais brevemente que a primeira, mas tem o mesmo
significado. Esses dois irmãos estão unidos não apenas pelo vínculo de
fraternidade, mas também pela presença de um pai comum. No evangelho, "o
pai" representa a autoridade que transmite uma tradição. Jesus não teve
pai humano, não está condicionado por uma tradição anterior; seus discípulos
abandonam o pai humano. Doravante, como o próprio Jesus, eles não deverão
reconhecer mais do que o Pai no céu: “A ninguém na terra chameis ‘Pai’, pois só
tendes o Pa celeste” (23,9).
O chamado de André e de seus companheiros é
então inscrito na produção de vida para a humanidade e para toda a criação.
Compartilhando o projeto de Jesus, eles encontram a força para realizar sua
missão. Graças aos discípulos, o Reino está presente na vida dos homens e a
missão profética de Jesus é plenamente cumprida. O futuro de Deus é antecipado
e tornado presente no meio da existência humana pela colaboração do próprio
homem nesse projeto.
Também a cada um de nós - a todos os cristãos
- Jesus nos pede todos os dias para colocar a seu serviço tudo o que somos e
temos para que, vivendo com Ele, as tarefas de nossa vida: trabalho
profissional e nossa família, sejamos "pescadores de homens". O que
quer dizer com "pescadores de homens"? Uma boa resposta pode ser um
comentário de São João Crisóstomo. Este Pai e Doutor da Igreja diz que André
não sabia explicar bem ao seu irmão Pedro quem era Jesus e, por isso,
"levou-o à mesma fonte de luz", que é Jesus Cristo.
"Pescadores" significa ajudar os que nos rodeiam na família e no
trabalho a encontrar Cristo que é a única luz para o nosso caminho.
P.
Vitus Gustama,SVD
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