02/01/2020
SER
VOZ E REFLEXO
DE JESUS NA VIDA DIÁRIA
Primeira Leitura: 1Jo 2,22-28
Caríssimos:
22Quem é mentiroso, senão aquele que nega
que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o
Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça
dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o
princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida
eterna. 26Escrevo isto a respeito dos que
procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a
vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não
tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela
é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou,
permanecei nele. 28Então, agora,
filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se
manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.
Evangelho: Jo 1,19-28
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram
de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não
sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem
és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o
Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram
então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram.
Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou:
“Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme
disse o profeta Isaías. 24Ora, os que
tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e
perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias,
nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu
batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço
desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso
aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
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A Primeira Leitura se encontra na parte da Carta
que fala da heresia ou do anticristo (1Jo 2,18-27). O anticristo é aquele que não
tem a suficiente fé em admitir a verdadeira encarnação do Filho de Deus; é o
negador do Cristo verdadeiro. Para este tipo de pessoa, o autor da Carta usa os
termos “sedutores”, “pseudoprofetas” e “anticristos”. A palavra no singular e
no plural (anticristo/anticristos) designa todos aqueles que se opõem a Cristo;
eles negam que Cristo seja homem verdadeiro. Eles não admitem que o mundo de
Deus (o mundo de cima) possa manchar-se tocando o mundo de baixo. Este tipo de
crença se espalha dentro da comunidade para a qual a Carta foi dirigida (1Jo
2,19).
O ato de ser anticristo é uma heresia. Heresia é confundir Cristo com o nosso pensar e o nosso querer ; é fabricar um Cristo a nossa imagem e semelhança . Este Cristo
manipulado e tantas vezes mudado é claro que não pode ser o Cristo Salvador . A final, “Todo aquele que nega o Filho também não
possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai” (1Jo 2,23).
O fragmento
da primeira leitura
revela as linhas essenciais
da falsa doutrina
divulgada pelo “anticristo ”
em uma época
atormentada do final do século primeiro . Para essa falsa doutrina , Jesus não
era considerado como
o Messias nem
como o Filho de Deus .
Essa heresia cristológica considerava impossível que
o Verbo Divino
se fizesse carne à maneira
humana . Mas
para o apostolo João, testemunha
ocular do Verbo
Divino , o Verbo
da vida (cf. 1Jo 1,1-4), negar a divindade de Jesus significa não
ter comunhão
com o Pai
e não ter a
verdadeira vida (1Jo 2,22-23; cf. Jo 20,30-31); negar
a união do divino e do humano em Jesus
significa ser “anticristo ”
porque o humano
em Jesus é o reflexo
perfeito do divino ,
é o reflexo do Pai :
“Aquele que
me viu, viu o Pai ”
(cf. Jo 14,9). E em outra ocasião Jesus disse: “Eu
e o Pai somos um ”
(Jo 10,30).
São João nessa Primeira Carta
quer orientar
nossa sensibilidade .
Não se trata
de fazer de Jesus um
ídolo e sim
de abrir nossos
ouvidos à sua
Palavra , pois
Sua Palavra
é vida e luz
para nós todos : “No Verbo
havia vida , e a vida
era a luz
dos homens ” (Jo 1,4) e por isso nos orienta (cf. Jo 8,12). Um
Jesus que não
nos servir como caminho ao
Pai (cf. Jo 14,6) é um
Jesus que não
nos interessa do ponto
de vista da fé .
Muitos querem um Jesus milagroso para ter uma vida confortável aqui neste mundo
e esqueceram-se de um Jesus que os leva para a vida eterna. Jesus é o
misterioso laço de união
entre a humanidade
caída e o Pai
pronta para nos salvar: “Todo aquele que nega o Filho também não
possui o Pai . Confessa o Filho possui também
o Pai ” (1Jo 2,23).
De nós não será pedido conta de nossos
conhecimentos e sim de nossa fidelidade. Seremos cristãos e seremos salvos, se
aceitarmos Jesus, o Enviado do Pai e nos identificarmos com Ele. É contemplar
Jesus para contemplar Deus. Jesus é a única e verdadeira revelação de Deus. Há
certas afirmações típicas de são João sobre esta revelação: “Ninguém vai ai Pai
senão por mim” (Jo 14,6); “Quem conhece o Filho, conhece também o Pai” (Jo 8,19);
“o Filho é o único capaz de revelar o Pai” (Jo 14,7).
E lemos no texto do Evangelho de hoje o testemunho de João Batista
acerca de Cristo .
Para a pergunta “Quem és tu ?”, João Batista
confessa, evitando qualquer mal-entendido acerca
de sua pessoa
e de sua própria
missão , que
não é o Cristo ,
o Salvador esperado. Este
testemunho em
forma de afirmação negativa
que sai da boca
de João Batista é uma autêntica confissão de fé
no messianismo de Jesus. João Batista se
define apenas com
as palavras do profeta
Isaias: “Voz que
clama no deserto: ‘Aplainai
o caminho do Senhor’”
para preparas vinda de Cristo . Ser voz é
ser uma mensagem, é ser uma chamada aos demais para o bem, para a Luz que
ilumina. A voz é feita para proclamar, para anunciar e para denunciar. É preciso
nivelar as relações humanas, pois todos os seres humanos têm a mesma substancia
humana. Não há super-criatura. É preciso aplainar. Onde houver estrada plana,
haverá facilidade para caminhar. Quando um reconhece no outro como ser humano,
a convivência se torna mais fácil. Ninguém tratará a outro desumanamente. Eu
sou ser humano. O outro é ser humano. Deus se fez humano para salvar o ser
humano.
João Batista não
é a luz . Ele
é apenas uma lâmpada
que tem tempo
limitado de duração . Ele é apenas aquele que dá testemunha da verdadeira Luz
que é o próprio
Jesus Cristo (cf. Jo 8,12). Ele não é a Palavra Encarnada ,
mas somente a
voz que
prepara o caminho
com a purificação
dos pecados através
de seu batismo :
“Eu batizo com
água ; mas
no meio de vós
está aquele que
vós não
conheceis”.
O testemunho
de João Batista pretende suscitar
a fé em
todo mundo
para o grande
desconhecido , o Portador
da salvação, que vive entre os homens
(Jo 1,14). Por isso ,
a fé de João Batista
está orientada ao anúncio de Jesus e não é apenas para o consumo próprio . João Batista
é aquele que
chama atenção ,
não para si mesmo e sim para Aquele é o verdadeiro
Salvador . João Batista
nos ensina
que a fé
deve ser transformada em
anúncio , o fiel
deve se tornar em
anunciador da Boa Nova . Todo cristão é um propagador
da Palavra de Deus
na aridez espiritual
de nosso mundo, um propagador
que chama
os outros ao encontro
de Jesus Cristo que
é “o Caminho , a Verdade
e a Vida ” (Jo 14,6).
João Batista
testemunha Jesus Cristo
com fidelidade
e valentia. Não quer
falar de si
mesmo , nem
contar seus méritos nem suas façanhas .
João Batista somente
quer que
os outros o considerem como “a voz que clama no deserto ”,
a voz que
prepara os caminhos
de Deus , a voz
que chama
todos a preparar
o lugar de Deus
no mundo , especialmente
no coração de cada
um . A voz
desaparece, mas a mensagem
fica.
O cristão é chamado a ser anunciador da Boa
Nova, a ser a voz que grita, com a própria vida, a verdade de Cristo apesar da
pobreza que experimenta e da fragilidade de suas palavras humanas. O cristão é
o homem que se define em função de Cristo, d’Aquele que vem sempre aos seus
para comunicar salvação e vida.
“Eu sou a voz
que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”. Somos chamados a ser
voz do Senhor neste mundo. Ser voz é uma
vocação muito
humilde , mas
é maior de todas. Ser
voz é ser uma
mensagem , é ser
uma chamada aos demais
para o bem , para a Luz que ilumina. A voz
é feita para proclamar , para anunciar
e para denunciar . A voz deixará de ser voz , se não gritar , se não proclamar , anunciar e denunciar . A voz se
condenará, se deixar de anunciar
a mensagem sobre
o bem . Uma voz
do bem é capaz
de renovar o mundo .
Se faltarem as vozes do bem
para anunciar e denunciar , o mundo
perderá sua consciência .
Por esta razão ,
como vale e quanto vale sua voz ! Como vale e quanto vale sua palavra ! Como vale e quanto vale sua mensagem ! Como vale e quanto vale seu grito que rompe o comodismo, que
rompe o modo de viver
sem vida .
É preciso fazer o
encontro pessoa com Jesus e contemplar Jesus Cristo, Luz do mundo para que
sejamos reflexos de sua luz para os outros, iluminado suas vidas embora o
reflexo dure apenas em pouco tempo. Ser reflexo de Cristo é levar um raio de
esperança aos corações entristecidos. Ser reflexo de Cristo é levar um sorriso
gratuito numa sociedade violenta. Ser reflexo de Cristo é saber apreciar o lado
bom das coisas e das pessoas e entender que nem tudo é relativo, pois existe o
Absoluto: Deus. Ser reflexo de Cristo é encontrar o sentido da vida a partir da
luz da Palavra de Deus. Sejamos como vela. Ela se consome iluminando a
circunstância. A vida de uma vela dura pouco tempo, mas é suficiente para
espantar a escuridão e mostrar o caminho a seguir. Neste mundo todos os
cristãos são vozes vivas de Cristo para os outros e são luzes para apontar o
caminho certo a ser trilhado.
P. Vitus Gustama,svd
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