04/09/2020
SER
SERVIDOR DE CRISTO E PRÁTICA DO JEJUM QUE MUDAM NOSSA MENTALIDADE
Sexta-Feira
da XXII Semana Comum
Primeira Leitura: 1Cor 4,1-5
Irmãos, 1 que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2 A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. 3 Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4 É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5 Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.
Evangelho: Lc 5,33-39
Naquele
tempo, 33 os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de
João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem
orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34 Jesus, porém, lhes disse:
“Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com
eles? 35 Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles
dias, eles jejuarão”. 36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira
retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a
roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37 Ninguém põe
vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres
velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38 Vinho novo deve ser posto em
odres novos. 39 E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo;
porque diz: o velho é melhor”.
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As leituras de hoje nos oferecem a oportunidade de refletir sobre a maneira de ser servidor de Cristo: “... que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus”, escreveu são Paulo aos Coríntios que lemos na Primeira Leitura. É difícil falar sobre o ser servidor de Cristo porque o mais fácil é cair na crítica barata e na desclassificação superficial, assumindo assim o papel de moralista barato dentro da Igreja. O mais difícil é ser um servidor fiel do Senhor. Criticar nossa Igreja cuja cabeça é o próprio Cristo (Cl 1,18), de dentro e de fora, é muito fácil, mas com pena, e parece ser uma prática muito antiga já na Carta aos Coríntios são Paulo escreveu: “Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. ... Quem me julga é o Senhor”. Em outras palavras, como servidores do Senhor não podemos viver em função dos comentários maldosos ou críticas infundadas e sim devemos viver de acordo com os ensinamentos do Senhor que se resume no amor fraterno, pois “a caridade é o pleno cumprimento da lei” (Rm 13,10b).
Da mesma forma, o Evangelho de hoje se abre com uma crítica, quase um murmúrio do povo: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. Criticar sem entender as razões de um ato é uma precipitação pouco inteligente. Criticar sempre supõe o domínio do assunto em questão para poder ver tanto seus pontos positivos como seus pontos negativos. De uma crítica verdadeira sempre sai uma sugestão como possível solução. Criticar sem apresentar solução não deixa de ser manifestação de um tipo de ódio.
São Paulo, em sua Carta, e Jesus, no Evangelho, nos dão a entender que servir a Deus nos leva sempre, antes ou depois, a enfrentarmos o juízo e as críticas dos demais e que, muitas vezes, esse enfrentamento pode chegar a ser muito duro, pode chegar a ser uma revolução segundo os parâmetros do pensamento comum. São Paulo, na Carta aos Coríntios, nos convida a nos ficar em jejum das críticas: “Não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha”. Aqui São Paulo reconhece a competência do Senhor como o verdadeiro Juiz que separa o trigo do joio, mas sem nenhuma precipitação, pois o Senhor sempre vê a possibilidade de o homem se converter. Ao mesmo tempo, são Paulo nos dá o seguinte conselho: “... que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus”. Sendo verdadeiro servidor do Senhor, as críticas infundadas se tornam inúteis, e ouvir essas críticas é uma perda de tempo. “... que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus”. De certa forma são Paulo quer nos dizer que uma das identificações de ser cristão é ser servidor dos irmãos. No sentido cristão a palavra servir sempre com o intuito de salvar. Trata-se do serviço redentor: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10,45). Se alguém não tivesse essa confiança, da parte dos irmãos da comunidade, sobre quem tem alguma responsabilidade na comunidade, seria muito melhor que deixasse de exercer seu cargo ou sua responsabilidade: melhor para ele e melhor para seus irmãos da comunidade. Servir na comunidade para alguma vantagem, seja social seja financeira, é um grande escândalo, isto é, uma pedra de tropeço para os irmãos da comunidade.
No Evangelho Jesus não duvida em romper os esquemas do pensamento comum e nos prepara ao que será a sua mensagem no texto seguinte do Evangelho deste dia: se há que transgredir as regras para demonstrar ao mundo inteiro que nos sentimos felizes de estar com o Noivo, isto é, com Cristo, e de viver de acordo com seus ensinamentos, temos que ser muito valentes sem nos preocupar com tudo que os demais pensam, das instituições, da sociedade e assim por diante.
Aprofundemos um pouco mais sobre as leituras de hoje!
Somos Chamados a Ser Servidores De Cristo e Não a Ser Chefes
“... que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus”.
Percebemos nesta Carta que o problema dos ministros e sua compreensão dentro da comunidade de Corinto era grave, porque são Paulo continua tratando deste assunto. Nos dias anteriores lemos na mesma Carta a divisão entre os partidários de Apolo ou de Paulo.
Para são Paulo, os apóstolos e todos os que de alguma maneira exercem um ministério pastoral na comunidade são “servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus”. Por isso, devem ser “fieis” àquilo que se pede de um administrador com forme sua função. Eles não são donos nem são protagonistas. Eles pregam a Palavra que não é sua e sim de Deus.
As palavras “servidores” e “administradores” dos dons de Deus são muito belas ou formosas e necessitam de proteção e de vivência em todos os âmbitos. Ser “servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus” nos encantarão, se tivermos uma consciência plena e da profundidade desta missão. Jesus, muitas vezes se dá a si mesmo este título de “servidor”: “O Filho do Homem não veio para ser servido e sim para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10,45).
E ser “administradores dos mistérios de Deus”! Quão grandes e temíveis estas palavras! Os ministros na Igreja têm entre suas mãos esta responsabilidade: todos os meios da graça, a doutrina de Jesus, os sacramentos...., os mistérios de Deus! Eles os receberam para dispensá-los aos demais.
Mas temos de reconhecer, ao mesmo tempo, que cada um de nós, leva dentro de si uma raiz de egoísmo ou de prepotência, que se não a tratamos com rigor, acabaremos prejudicando o Corpo Místico de Cristo que é a Igreja, cuja cabeça é Ele próprio.
Por isso, é uma boa ocasião para que os encarregados de uma comunidade, ou de uma pastoral, ou de um ministério... se examinem a si mesmos: será que eles são administradores e servidores de uns bens que pertencem a Deus e à comunidade? Sua atuação deve ser séria, responsável, como olhar posto no juízo de Deus que é profundo, pois “iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações”. É o juízo de Deus, que sonda nosso coração, com que devemos nos preocupar.
O Sentido Do Jejum Para a Vida De Um Cristão
Pela terceira vez em Lc 5 Jesus entra em controvérsias com os fariseus (cf. Lc 5,12-16; 5,27-32; 5,33-39). O tema da controvérsia desta vez é o do jejum.
O jejum é algo antigo escrito na Lei de Moisés (Lv 23,26-32; Nm 29,7-11). O jejum era praticado dentro do contexto de expectativa ou de preparação. Os fariseus e os discípulos de João Batista necessitavam fazer jejuns, pois estavam no tempo de espera. Os discípulos de Jesus não precisam fazer o jejum, nesta perspectiva, pois o Messias esperado está com eles: Jesus Cristo. Nesse sentido perdeu a razão de fazer o jejum.
Em qualquer controvérsia, Jesus sempre se apresenta como um independente diante das regras e das observâncias legais conforme as tradições. A independência de Jesus choca os que estão apegados ao pé da letra todas as leis. Jesus entra no espírito da lei, naquilo que possa edificar o ser humano, pois a pessoa humana é o foco de todo trabalho de Jesus (cf. Jo 3,16; 10,10). Por isso, em outra ocasião ele diz: “O sábado existe para o homem e não o contrário”.
O jejum sempre tem sentido de “privação” ou de “renúncia”. Jejuar consiste essencialmente em nos privar de alimento pelo sentido da palavra, mas em geral é referido a qualquer tipo de privação. Ao se controlar diante de um alimento ou da bebida, o homem é disciplinado para se controlar diante de outras provações ou desafios da vida. através do jejum o homem faz uma passagem significativa do autocontrole físico para o autocontrole psicológico, mental e espiritual. Pode-se também fazer uma passagem contrária: a força espiritual faz com que o homem seja capaz de se controlar diante do alimento ou bebida ou as demais coisas. O verdadeiro jejum sempre beneficia ao homem para seu bem (físico e espiritual simultaneamente: Mens sana in corpore sano- Mente sã em corpo são).
A prática do jejum está ligada, no AT, à espera da vinda do Messias. A prática do jejum aceleraria a chegada do Messias. Os fariseus e os discípulos de João Batista praticam o jejum. Por isso, questionam o comportamento dos discípulos de Jesus que não o praticam. A resposta de Jesus aqui é bem clara: se seus discípulos não praticam o jejum é porque não tem nada que esperar porque o Messias já chegou e está com eles. Eles estão vivendo esta intimidade. Esta intimidade será rompida no momento da paixão e da morte de seu Mestre.
Estamos em outro contexto. Por isso, o jejum ganha seu novo significado. Quando soubermos dar ou preparar o espaço para Deus na nossa vida, este espaço não será ocupado por outra coisa. Ao darmos esse espaço para Deus o resto ganha seu justo valor e sua justa perspectiva. Por isso, ao praticarmos o jejum estamos manifestando nossa vontade de não deixar nenhuma coisa material dominar nossa vida ou mandar na nossa vida. Podemos possuir as coisas, mas as coisas jamais podem nos possuir para não perdermos nossa liberdade. Mesmo não querendo, um dia largaremos tudo. É preciso que aprendamos a ser livres todos os dias, desde já. Sou livre quando a graça pesa mais do que as regras e não o contrario. Sou livre quando o amor e a humanidade pesam mais do que a religião. Sou livre quando eu estou no coração de Deus de Amor (1Jo 4,8.16) para eu ser capaz de amar com total liberdade e amar para libertar o outro da escravidão de uma vida sem sentido apesar de tratar-se de uma crença.
Tanto cristã como humanamente o jejum faz bem a todos. Fazer jejum significa saber renunciar a algo e dá-lo aos demais; é saber controlar nossas apetências; é saber nos defender com liberdade interior das contínuas urgências do mundo de consumismo. Jejuar é purificador. Jejuar não seria privar-se de tudo e sim usar moderação em tudo, isto é, ser sóbrios. Jejum supõe um grande domínio de si, de disciplina de olhos, de mente e da imaginação. A falta de sobriedade é uma das causas pelas quais se obscurecem e se debilitam as melhores iniciativas e decisões de um cristão. A sobriedade é certamente uma garantia da capacidade de orar e de apreciar o Espírito Santo. Com a renúncia às coisas Cristo nos chama à alegria, a uma alegria profunda, nascida da paz da alma. Fazer jejum é renunciar a algo para dá-lo aos necessitados. O jejum com uma dimensão de solidariedade nos tira do egoísmo, nos tira de uma vida vazia. Paradoxalmente a vida vazia é pesada para quem a tem. Sou livre quando a graça pesa mais do que as regras e não o contrario.
Por isso, o jejum cristão não consiste apenas em abster-se de alimentos. Consiste, sobretudo, em desejar o encontro com Jesus salvador e o encontro com irmão, especialmente com irmão carente do básico para viver e sobreviver como um ser humano. Jejuamos para nos tornarmos sensíveis à fome e à sede de tantos irmãos e para assumirmos a nossa responsabilidade na resolução dos problemas dos pobres, dos necessitados e dos carentes do essencial e básico.
O profeta Isaias descreve qual é o verdadeiro jejum que agrada a Deus (Is 58,6-9). Deus não quer o jejum formalista que não tem em conta a vida do outro, e muito menos a justiça. Nada valem as ações que excluem o amor do próximo. O verdadeiro jejum, no pensamento do profeta, remete ao comportamento capaz de renunciar à ganância, à avareza para começar a ser generoso; capaz de renunciar ao tempo pessoal para ir ao encontro do necessitado (doente, prisioneiro, idoso etc.) para estar com ele a fim de aliviar uma parte de sua dor. O jejum verdadeiro consiste em quebrar todas as cadeias injustas, em repartir o pão com o faminto. Segundo o profeta Isaias, o culto deve estar unido à solidariedade com os necessitados. Caso contrário, não agrada a Deus e é estéril. As manifestações exteriores de conversão têm a sua prova real na caridade e na misericórdia para com os necessitados, com os pobres, com os carentes do essencial como um ser humano para viver. O verdadeiro jejum é um verdadeiro compromisso com os irmãos necessitados e empobrecidos ou injustamente são presos.
Por isso, pode-se dizer que o que importa no jejum não é somente a privação de alimento e sim a seriedade da fé nas tarefas da vida para que sejam a expressão mais viva do serviço de Deus e dos homens ao mesmo tempo. O jejum não se concebe sem caridade e sem uma mudança de vida para uma vida mais fraterna. O jejum que Deus quer é o cumprimento dos deveres morais e humanos com o próximo.
Além disso, no evangelho de hoje Jesus faz uma declaração que tem o mesmo conteúdo: “Ninguém põe o vinho novo em odres velhos”. Aceitar Jesus em nossa vida comporta mudanças importantes. Não se trata somente de “saber” de quantas verdades a respeito de Jesus, mas trata-se de mudar nosso estilo de vida segundo o estilo de vida de Jesus. Significa viver com alegria interior. Significa também novidade radical. Jesus rompe moldes. É aquilo que São Paulo chama de “revestir-se de Cristo Jesus”. Quais são nossos “odres velhos” que não servem mais para “guardar” os tesouros de Deus? Quais são nossos “odres velhos” que precisamos abandonar?
Uma mentalidade velha, caduca nunca nos aproximará do novo e do avançado. A mentalidade velha é sinônimo de mediocridade, de estancamento e de pobreza. “A maior descoberta de uma geração é que os seres humanos podem mudar sua vida modificando suas atitudes mentais” (Albert Schweitzer). Precisamos abandonar uma mente de escravo porque ela é nostálgica, isto é, acredita que o passado foi melhor. Um homem com mentalidade de escravo é briguento, gozador, fanfarrão e vive criticando a tudo e a todos. Uma pessoa com uma mente de escravo se conforma com a mediocridade e não se permite aprender. A mente de escravo utiliza mecanismos de defesa que não nos permitem visualizar onde está a falha para saber em que devemos melhorar. Quem for capaz de fazer uma observação inteligente dos fatos, ele alcançará os melhores resultados. Quem tem mente de escravo usa a gentileza e a cortesia com os que estão acima (superiores), mas agride, maltrata e abusa emocionalmente dos que estão abaixo (inferiores).
Todos temos forças para mudar. Basta praticar a vontade de mudar. Dizia Victor Hugo: “A ninguém faltam forças; o que falta a muitos é vontade”. A vida é uma questão de decisão, e você se faz a cada decisão que toma. Decidir supõe sempre escolher, preferir e abandonar. “Quando um homem não sabe para onde navega, nenhum vento lhe é favorável” (Sêneca).
“Ninguém põe vinho novo
em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se
derrama; e os odres se perdem “, disse-nos o
Senhor hoje.
P.Vitus Gustama,svd
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