quarta-feira, 30 de setembro de 2020

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

SANTA TERESINHA, SANTA DO AMOR QUE SOFREU ENFERMIDADES

                        Santa Teresinha do Menino Jesus - Vida Cristã - Franciscanos Vida Cristã -  Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM    FORMAÇÃO CATÓLICA: SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE -  BIOGRAFIA   

Nasceu no dia 2 de Janeiro de 1873

 

A mãe morreu quando Teresinha tinha 4 anos e meio.

 

Aos 10 anos sofreu uma doença grave e estranha, mas ficou curada milagrosamente diante da aparição da Virgem Maria que sorriu docemente para Teresa.

 

Em julho de 1894 seu pai morreu depois de uma longa enfermidade mental.

 

Na noite de quinta-feira, no dia 2 de abril de 1896 Teresa teve vômito de sangue.

 

No dia 30 de Julho de 1897 recebeu a Unção dos Enfermos.

 

No dia 19 de agosto de 1897 recebeu pela última vez a sagrada comunhão. Morreu no dia 30 de setembro de 1897.

 

Papa Pio XI beatificou Teresa em 29 de março de 1923.

No dia 30 de Abril de 1923 o mesmo Papa nomeou Teresa como Protetora Universal das Missões.

No dia 17 de maio de 1925 foi canonizada.

 

No dia 19 de outubro de 1997 o Papa João Paulo II declarou-a Doutora da Igreja universal.

 

Marcas Positivas Desta Santa: A Primazia/superioridade do amor e a Confiança e Filial Abandono.

 

 

Para ela a caridade sobrenatural (ágape) está mil vezes acima do simples amor natural (eros). A virtude da caridade sobrenatural tem um triple objeto: Deus, próximo e nós mesmos. Se não pelo martírio de sangue, há de ser pelo martírio do amor”, dizia Sta. Teresinha.

 

VIVER DE AMOR.... (26/2/1895)

 

Viver de Amor é dar-se sem medidas. Viver de Amor é banir todo temor, qualquer lembrança das faltas do passado. Viver de Amor é guardar dentro de si um grande tesouro num vaso mortal. Viver de Amor é navegar sem cessar, semeando a paz e a alegria em todos os corações. Viver de Amor, quando Jesus dormita é o repouso em meio ao escarcéu. Viver de Amor é viver de tua vida, Rei glorioso, deleite dos eleitos. Viver de Amor é te custodiar, Verbo Incriado, Palavra de Meu Deus. Viver de Amor é enxugar-te a Face, aos pecadores, obter perdão. Viver de Amor é imitar Maria, banhando com lágrimas e perfumes preciosos os teus divinos pés. Morrer de Amor é um bem doce martírio, e é este que eu gostaria de sofrer. Chama de Amor consome-se sem tréguas. Divino Jesus, realiza meu sonho: Morrer de Amor. Morrer de Amor, eis ai minha esperança. Meu Deus será minha grande recompensa. Outros bens não quero possuir. Quero ser abrasada em seu Amor, quero vê-lo e a ele me unir para sempre. Eis ai o meu Céu, eis o meu destino: Viver de Amor!!!”.

 

“Quem tem Jesus tem tudo. É só teu amor que me arrasta. Jesus, és tu o Cordeiro que eu amo; Tu me bastas, oh, Bem supremo! Em ti, tenho tudo, a terra e o próprio Céu.  Junto de ti. Verei Maria... Os santos...Minha querida família... Depois do exílio desta vida, vou encontrar a Casa Paterna, No Céu” (28/4/1895).

 

Quanto a mim, não conheço outro meio para chegar à perfeição a não ser o amor. Façamos de nossa vida um sacrifício contínuo, um martírio de amor. Só o amor conta. O fogo do amor é mais santificante do que o fogo do purgatório. Eu não morro, entro na vida”.

 

“Permanecer pequeno diante de Deus é reconhecer seu nada, esperar tudo do bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai, é não se inquietar com nada, não fazer fortuna. Permaneci bem pequena, não tendo outra ocupação senão a de colher flores, as flores do amor e do sacrifício, e oferecê-las ao bom Deus para seu prazer. Ser pequeno é não atribuir a si mesmo as virtudes que se pratica, crendo-se incapaz de alguma coisa, mas reconhecer que o bom Deus coloca este tesouro nas mãos de seu filhinho, para que ele se sirva dele quando tiver necessidade, mas é sempre o tesouro do bom Deus... Aquele que sobre a terra quis mais pobre, o mais esquecido pelo amor de Jesus, este era o primeiro, o mais nobre e o mais rico”.

 

Cada dia em vossa oração, falando ao Autor de todo bem, repetis: “Pai nosso! Dai-nos o pão cotidiano!”. Este Deus que se fez vosso irmão, como vós, fome padece. Escutai sua humilde oração; um pouco de pão ele vos pede. Oh, minha Irmã! Estai bem segura: Jesus só quer o vosso amor. Ele se nutre da alma pura. Eis aí o seu pão de cada dia.

 

“Divino Salvador, no fim de minha vida, vem me buscar, sem sombra de atraso. Ah! Mostra-me a tua infinita ternura e do teu divino olhar, a doçura. Com amor, oh, que tua voz me chame, dizendo-me: vem, tudo está perdoado. Fica tranquila, minha fiel esposa. Vem ao meu coração; tu muito me amaste”.

 

Quando recebeu o retrato de Santa Teresinha de um bispo missionário, o Papa Pio X escreveu-lhe essa frase: “Ela é a maior santa dos tempos modernos”. 

 

Que Santa Teresinha interceda por nós para que possamos viver no amor e na simplicidade para que possamos alcançar o céu que é o próprio Deus de amor.

P. Vitus Gustama,SVD

Nenhum comentário:

22/05/2024-Quartaf Da VII Semana Comum

QUEM PRATICA O BEM ESTÁ COM O DEUS DA BONDADE Quarta-feira da VII Semana Comum Primeira Leitura: Tg 4,13-17 Caríssimos, 13 e agora, v...