segunda-feira, 28 de setembro de 2020

SÃO JERÔNIMO- 30 DE SETEMBRO

SÃO JERÔNIMO

(+ 420)

Hoje é celebrado São Jerônimo, tradutor da Bíblia e doutor da Igreja

 

No dia 30 de Setembro celebramos a festa de são Jerônimo, patrono dos estudiosos das Sagradas Escrituras.

 

São Jerônimo (340-420) é um personagem excepcional, como homem e cristão: sábio, asceta, literato, eremita, sacerdote, tradutor da Bíblia do grego ou hebraico para o latim (Vulgata), mestre consumado na experiência e declaração da Sagrada Escritura. Tinha inteligência viva com a memória fora do comum.

 

São Jerônimo nasceu em Dalmácia (Bosnia) no ano 340, filho de uma família nobre e rica. Por causa do talento, da cultura familiar e da condinções econômicas, ele foi enviado para Roma para estudar gramatica, retorica e filosofia. Em Roma ele se familiarizou com poetas, oradores e autores clássicos gregos e latinos.

 

No início da Quaresma de 366 Jerônimo estava na lista dos catecúmenos. Na noite pascal daquele ano, recebeu o batismo das mãos do Papa Libério (352-366). O Papa Libério faleceu em 20 de setembro de 366.

 

Jerônimo foi ordenado sacerdote aos 34 anos. O Papa Dámaso (366-384) nomeou Jerônimo como secretário para Oriente. Aos 42 anos Jerônimo se retira para Belém onde cumpre sua missão mais importante: o estudo e a tradução da Bíblia para Latim. O fruto desta tradução é a Bíblia que chamamos VULGATA, reconhecida pelo Concílio de Trento (1545/1563) como tradução oficial para toda a Igreja.

 

Jerônimo morreu no monastério de Belém no dia 30 de setembro de 420. “Quem pensa sempre em morrer, muitas vezes despreza todas as coisas”, escreveu ele.

 

Jerônimo prestou serviços imenso para a Igreja. Tanto durante a vida como depois da morte, são Jerônimo, o monge de Belém, é uma luza de qualidade. Ele continua sendo o pioneiro do trabalho exegético. Orígenes vai completar Jerônimo nesta obra. Tão famoso era Jerônimo a ponto de ter sido a alegria

 

Qual é a mensagem de são jerônimo? Há muitas mensagens. Escolhemos apenas algumas.

 

Na introdução ao profeta Isaías ele escreveu: Ignorar as Escritura é ignorar a Cristo.

 

1. “Eu, Jerônimo, cumpro meu dever, obedecendo os preceitos do do Senhor que disse: Estudai as Escrituras, e també, Buscai e encontrareis. Se eu o faço, não terá que reprovar-me, como fiz aos judeus: Estais muito equivocados, pois não compreendeis as Escrituras nem o poder de Deus”.

 

2. “Por sua parte, o apóstolo Paulo diz: Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem não conhece as Escrituras, não conhece o poder de Deus nem sua sabedoria. Isto significa que ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.

 

3. “Por isso, eu quero imitar em meu trabalho o pai de família que vai tirando do baú o novo e o antigo; e também à esposa que fala assim no Cântico dos Cânticos: guardei para ti, meu amado, o novo e o antigo. E com esse espirito exponho, por exemplo, o livro de Isaías, fazendo ver nele não soemente o profeta, mas também o evangelista e apóstolo”.

 

4. “Com efeito, Isaías, referindo-se a si mesmo e aos demais, como evangelistas, diz: Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a Boa Nova! Por sua parte, quando Deus fala a ele como para um apóstolo, dizendo, ”A quem mandarei? Quem irá a esse povo?”  Ele responde: “Aqui estou, envia-me!”.

 

5. “É impossível resumir em poucas palavras o livro de Isaías. Esse livro abarca todos os mistérios do Senhor, pois prediz o Emanuel que nascerá da Virgem, que realizará obras e sinais admiráveis, que morrerá, será sepultado e ressuscitará do país dos mortos, e será o Salvador de todos os homens...  Este livro é como um compêndio de todas as Escrituras e encerra em si quanto é capaz de pronunciar a linguagem humana e sentir o homem mortal...”.

 

6. “Que razão têm os profetas para silenciar sua boca, calar ou falar, se é o Espírito quem fala por boca deles! .... O que chega a ouvidos dos profetas não é o som de uma voz material e sim que é Deus quem fala em seu interior, como diz um deles: O anjo falava em mim...”.

 

 

“Senhor, és tu que socorres o homem e o rebanho. Se és homem, come o pão. Se és animal, vai para o estábulo. “Porque não havia um lugar para eles na sala”: a infidelidade judaica enchera toda a cidade. O Cristo não encontra lugar no Santo dos santos, onde o ouro, as pedras preciosas, a seda e a prata reluziam: não, ele não nasce entre o ouro e as riquezas, mas nasce numa estrumeira, quero dizer num estábulo (pois é no estábulo que se coloca a estrume), na lama de nossos pecados. Ele nasce num estábulo para reerguer os que jazem em meio do estrume: Ele retira o pobre do meio do estrume” (Homilia sobre a Natividade do Senhor).

P. Vitus Gustama,SVD

Nenhum comentário:

22/05/2024-Quartaf Da VII Semana Comum

QUEM PRATICA O BEM ESTÁ COM O DEUS DA BONDADE Quarta-feira da VII Semana Comum Primeira Leitura: Tg 4,13-17 Caríssimos, 13 e agora, v...