segunda-feira, 14 de setembro de 2020

18/09/2020-VIVER UMA VIDA RESSUSCITADA

HOMENS E MULHERES SÃO CHAMADOS A SER TESTEMUNHAS DA VIDA RESSUSCITADA

Sexta-Feira da XXIV Semana Comum

                                                                                                                                          É PRECISO CAMINHARFrei Clodovis M. Boff A ESCATOLOGIA. - ppt carregar

Primeira Leitura: 1Cor 15,12-20

Irmãos, 12 ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos? 13 Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou. 14 E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé é vã também. 15 Nesse caso, nós seríamos testemunhas mentirosas de Deus, porque teríamos atestado — contra Deus — que ele ressuscitou Cristo, quando, de fato, ele não o teria ressuscitado — se é verdade que os mortos não ressuscitam. 16 Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. 17 E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. 18 Então, também os que morreram em Cristo pereceram. 19 Se é para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, nós somos — de todos os homens — os mais dignos de compaixão. 20 Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.

 

Evangelho: Lc 8,1-3

Naquele tempo: 1 Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

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Crer Na Ressurreição É Crer Na Vida Que Não Conhece a Morte

 

Se Jesus Cristo não ressuscitasse, seria vã a nossa pregação e seria vã também a vossa fé”, disse são Paulo aos Coríntios. 

Os Coríntios acreditam na imortalidade da alma, segundo a filosofia grega. Mas eles negam a possibilidade da ressurreição dos mortos. Para o pensamento grego é impensável que o corpo que eles desprezam e o consideram como o cárcere da alma, possa ser transformado para uma vida nova. Muitos membros da comunidade de Corinto seguem este pensamento.

São Paulo faz, então, um ataque forte contra esses cristãos na Comunidade de Corinto.  Para são Paulo negar a ressurreição dos mortos é negar a ressurreição de Cristo com são Paulo encontrou a caminho de Damasco (At 9,1-9). Como se são Paulo quisesse dizer aos Coríntios: Eu vi pessoalmente Cristo ressuscitado. Como é que  eu negaria o meu encontro pessoal com o Ressuscitado? Em outras palavras, são Paulo quer afirmar para os Coríntios a certeza da ressurreição por causa do próprio Ressuscitado, Jesus Cristo. Daqui podemos entender a afirmação de são Paulo ao escrever: Se Jesus Cristo não ressuscitasse, seria vã a nossa pregação e seria vã também a vossa fé”. Negar a ressurreição de Cristo é negar nossa fé e nossa salvação, pois quem nos salva é Cristo. No texto do dia anterior são Paulo reafirmava a verdade central da fé, que Cristo ressuscitou. Hoje prossegue seu raciocínio: nosso destino, como seguidores de Cristo é o mesmo que o destino de Cristo. Para são Paulo nossa sorte está tão intimamente à de Cristo. Se Cristo ressuscitou, segui-Lo vale a pena.

A convicção na ressurreição, a parte central de todo nosso Credo e da Boa Notícia que Deus anuncia à humanidade é o que dá sentido e enche de esperança nossa vida: Cristo ressuscitou e nós também estamos destinados, ainda que não saibamos como, à vida eterna, como Cristo e com Ele.

Se não ressuscitássemos, tampouco Cristo. Se Cristo não ressuscitasse, tampouco nós. Mas o grito de são Paulo, que é também nosso grito, já desde mais de dois mil anos: Cristo ressuscitou e nós vamos ressuscitar também como Ele. Cristo ressuscitou dentre os mortos, o Primeiro de todos!

Nós mesmos temos que crer nesta fé, pois a fé na ressurreição nos dará ânimos para tudo. E por isso, vale a pena comunicarmos esta fé para os outros. Esta fé é que mais pode nos ajudar a vivermos esta vida com um norte cheio de esperança. A partir de Cristo Ressuscitado e a partir da fé n´Ele, a última palavra não vai ser a morte, e sim a vida, e a felicidade plena na presença de Deus. Se não fosse verdade isto, não valeria a pena seguirmos a Jesus Cristo.

É uma reflexão que não somente devemos recordar quando celebramos as exéquias de nossos seres queridos e sim, sempre, pois é a verdadeira fonte e a verdadeira força para continuar nossa luta pela dignidade de cada ser humano. A fé na ressurreição dá tom pascal para toda nossa vida: trata-se de um tom sério e cheio de confiança ao mesmo tempo. Na Eucaristia que celebramos já antecipamos de alguma maneira esta vida definitiva, pois celebramos a ressurreição do Senhor em cada Eucaristia e portanto, nossa futura ressurreição. “Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna”.

Homens e Mulheres São Chamados a Ser Evangelizadores

Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres...”.

No texto do evangelho deste dia, evangelista Lucas afirma que, com os Doze, havia um grupo de mulheres que seguiam a Jesus. O evangelista Lucas é o único que menciona os nomes das mulheres que acompanhavam Jesus ao longo de suas viagens. Essas mulheres são um bom símbolo das incontáveis mulheres que ao longo dos séculos deram na Igreja testemunho de uma fé rica e generosa: religiosas, leigas, missioneiras, catequistas, ministras extraordinárias da comunhão eucarística, as celebrantes, as mulheres testemunhas qualificadas para o matrimônio,  mães de família, enfermeiras, doutoras, mestras e assim por diante, que ajudaram Jesus em vida e que colaboraram eficazmente na missão da Igreja, cada uma a partir de sua situação, entregando seu tempo, seu trabalho e também sua ajuda econômica. Temos que agradecer a Deus pelo empenho de tantas mulheres na missão evangelizadora. O papel das mulheres na Igreja de Jesus hoje em dia já um fato incontestável.

Lucas é designado como “o Evangelho das mulheres”. Ele dá atenção e valoriza a mulher, precisamente por ela ser como “menor”, “pobre”. Por não ser valorizado a mulher fazia parte dos “pequenos” e marginalizados. Entre os quatro evangelistas, Lucas é aquele que mais dignifica, valoriza, enaltece e exalta o papel da mulher.

Para Deus Eu Tenho Nome e Sou Chamado Pelo Nome

Maria Madalena, Joana e Suzana! São nomes das mulheres, segundo o texto do evangelho deste dia, que também acompanhavam Jesus no seu trabalho de levar a Boa Nova para todos, especialmente para os excluídos da sociedade. Uma é casada, Joana, a mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes. Outra é uma mulher renascida à vida nova graças à intervenção de Jesus que a resgatou da morte (libertada de sete demônios, segundo o evangelho), Maria Madalena. E a terceira, Suzana, é uma discípula da qual somente sabemos seu nome, mas que estava lá.

Maria Madalena, Joana e Suzana! Para o evangelista Lucas é muito importante mencionar seus nomes. Ter nome é ter dignidade, é ser gente! Ter nome é ser alguém e não ser número. É ser pessoa. Ter nome é ter personalidade. Chamar alguém e ser chamado pelo nome é sinal de intimidade. Entre dois amigos os títulos ficam de lado; cada um é chamado pelo nome. Em casa cada um tem seu nome e é chamado pelo nome e não pelo titulo. Para Deus eu tenho nome e Deus me chama pelo nome: “Eu te chamo pelo nome, és meu” (Is 43,1). E que meu nome está gravado na palma da mão de Deus e por isso, Ele jamais me esquecerá: “Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não tem ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esquecerei nunca. Eis que estás gravado na palma de minhas mãos” (Is 49,15-16). Deus nunca pode olhar Sua mão sem ver o meu nome. E meu nome quer dizer EU mesmo. Sou feliz por eu ser o que sou para Deus. Para sociedade em geral posso não ter nome, mas para Deus eu tenho nome. Eu sou uma pessoa e não um número para Deus. Quantas vezes saia dos lábios de Jesus os seguintes nomes: Maria Madalena, Joana, Suzana. Jesus as chamava pelo nome.

Diante de Deus Todos São Iguais

Maria Madalena, Joana e Suzana são seguidoras de Jesus junto com os doze Apóstolos. Esta frase tinha um grande peso para a sociedade da época de Jesus.

Na Palestina a estrutura social era patriarcal. Ou na linguagem mais popular: uma sociedade machista. O pai era o único que tinha direito de dispor, dar ordens, castigar, pronunciar as orações, oferecer os sacrifícios. A mulher era considerada em tudo inferior ao homem. Ela pertence completamente ao seu “dono”: ao pai, se for solteira; ao marido, se for casada; ao cunhado solteiro, se for viúva sem filhos (Dt 25,5-10).        

No Templo e na sinagoga homens e mulheres ficavam rigorosamente separados: as mulheres sempre em lugares inferiores, secundários. O culto na sinagoga era celebrado apenas caso houvesse ao menos 10 homens. As mulheres não contavam, por mais numerosas que fossem.   

A mulher não podia atuar como testemunha num tribunal, nem como testemunha de acusação. Apoiando-se em Gn 18,11-15, consideravam que seu testemunho carecia de valor por causa de sua inclinação à mentira. Os rabinos da época excluíam as mulheres do circulo de seus discípulos.

Jesus se levanta contra esse sistema sociorreligioso, dominante e opressivo para a mulher. Com sua atuação concreta, Jesus dá à mulher o seu devido lugar na vida social e religiosa. Para sua época essa atitude era considerada revolucionária e audaciosa! O que tem por trás da atitude de Jesus é o amor. E o amor é capaz de fazer até o impossível (cf. Jo 3,16). Tendo acompanhado Jesus desde o começo de seu ministério público, como os Doze, as mulheres discípulas eram iguais aos homens para o anúncio da Boa Nova (cf. Jo 4,28-29). Para Jesus, a mulher tem a mesma dignidade, categoria e direitos que o homem. Por isso, Jesus admite em sua comunidade homens judeus e mulheres judias com os mesmos direitos de aprender, de ser discípulos-discípulas, seguidores-seguidoras de Jesus pelo Reinado de Deus. As exigências e responsabilidades do seguimento são iguais para todos, homens e mulheres. A tradição nos relata que as primeiras aparições do Ressuscitado foram feitas para as mulheres (Lc 24,10) e precisamente às que Lucas anota no texto do evangelho deste dia.

Que belo é ver como desde as origens apostólicas, Jesus conta com as mulheres em plano de igualdade. Não faz plano machista do seguimento. Cria uma comunidade mista.

As mulheres não são meras assistentes dos homens e sim autênticas protagonistas da vida e missão da Igreja. Atuar de outra maneira é infidelidade ao Senhor que desde o princípio contou com elas. Elas serviam, punham seus bens ao serviço de Jesus e sua missão.

A Palavra de Deus de hoje quer nos enfatizar que todos, mulheres e homens, são chamados de igual maneira a proclamar a Boa Notícia. O Reino de Deus é uma Boa Notícia. No meio da superabundância de notícias ruins, o cristão e a cristã, a exemplo de Cristo, devem pregar a Boa Notícia. Martin Luther King dizia que o grande problema não é o avanço da maldade ou do mal, mas o silêncio dos bons. Em certo sentido, ficar calado pode ser até uma manifestação da prudência. Mas se ficar calado diante da maldade pode significar a cumplicidade.

Homens e mulheres são chamados a colaborar na evangelização a partir de seu próprio talento e de outras contribuições como as três mulheres citadas no evangelho deste dia. Assim um completa o outro para uma perfeita evangelização. Victor Hugo escreveu que o homem e a mulher se complementam para edificar a dignidade de um ser humano. Evangelizar significa dignificar a vida humana. Deveríamos ser mais abertos em nossa ideia teológica e social da Igreja. A Igreja do Senhor é de todas as pessoas de boa vontade para levar adiante a causa de Jesus: homens e mulheres, jovens e adultos, crianças e adolescentes. Não só de uma etnia, mas pluralista. Todos os cristãos temos algo em comum: fé e ação evangelizadora. “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12,49-50).

P. Vitus Gustama,svd

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