LIBERTADOS POR JESUS PARA CONSTRUIRMOS UMA HUMANIDADE
MAIS FRATERNA A FIM DE PODERMOS ESTAR COM DEUS NA ETERNIDADE
Segunda-Feira da XXII Semana Comum
Primeira Leitura: 1Ts 4,13-18
13 Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14 Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é nossa fé —, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15 Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós que fomos deixados com vida para a vinda do Senhor não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16 Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Em seguida, nós que fomos deixados com vida seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Exortai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras.
Evangelho: Lc
4,16-30
Naquele tempo, 16 veio
Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na
sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o
livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está
escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me
consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para
proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para
libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20
Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam
na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes:
“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22
Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de
encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23
Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico,
cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer
que fizeste em Cafarnaum”. 24 E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que
nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no
tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e
houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No
entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em
Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos
leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o Sírio”. 28
Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29
Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o
qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30
Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
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Viver Preparado Para a Segunda Vinda Do Senhor Que Nos Levará Para a Eternidade
“Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. Se Jesus morreu e ressuscitou, e esta é nossa fé, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte”, escreveu São Paulo aos tessalonicenses no texto da Primeira Leitura.
Estamos na segunda parte (parte final) da Primeira Carta de São Paulo à comunidade cristã de Tessalônica (1Ts 4,1-5,22). O que se enfatiza nesta parte é a questão da Parusia. Portanto a acentuação é o presente e o futuro. As expressões que aparecem frequentemente nesta parte são “Nós vos rogamos”, “Nós vos exortamos” (1Ts 4,1-2.10; 5,4-6.12-14). São Paulo pede para que haja uma vida consagrada a Deus entre os tessalonicenses. O pano de fundo dessa exortação é a vinda iminente do Senhor (Parusia). Para são Paulo não pode haver uma vida dupla em que se dizem cristãos, mas vivem como pagãos; pensar como cristãos, mas viver como pagãos. E são Paulo enfatiza que não é a palavra dele mais importante e sim a exigência da própria Palavra de Deus que são Paulo e seus colaboradores transmitem aos tessalonicenses.
“Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança”. A morte de alguns amigos e cristãos de Tessalônica afetou profundamente os outros fieis. São Paulo, através de sua Carta, quer consolá-los revivendo neles a fé que são Paulo e seus colaboradores ensinaram a respeito da ressurreição dos mortos. São Paulo deixa bem claro que quem participa pela fé na morte e ressurreição do Senhor, esteja morto ou vivo, alcançará a salvação. Por isso, o mais importante é é isto: Estar sempre com o Senhor. Estar sempre com o Senhor manterá o cristão a viver na alegria e na coragem neste mundo. Por isso, a raiz última da esperança cristã é a fé no poder de Deus que arrancou o seu Filho Jesus Cristo das garras da morte. Consequentemente arrancará também dessas mesmas garras aqueles que participam da vida de Jesus Cristo.
Enquanto os filósofos pagãos ignoraram a ressurreição dos mortos e somente alguns chegaram a conhecer a imortalidade da alma, os cristãos creem que em Jesus Cristo a morte foi vencida e esperam ser ressuscitados como o próprio Jesus Cristo foi ressuscitado. Consequentemente, a fé na ressurreição da carne e na vida eterna, como professamos no Credo, constitui para os cristãos uma verdade central e muito querida.
A esperança na ressurreição se funda no fato de que Jesus Cristo ressuscitou e na convicção de que todos os crentes vivem e morrem em Jesus e como Jesus, isto é, viver e morrer para a vida eterna. Cristo é “o Primegenito dos mortos” (Cl 1,18), o Primeiro nascido e ressuscitado para a verdadeira vida. Jesus Cristo é também Nossa Cabeça, Princípio de unidade e solidariedade de todos os membros para formar um mesmo corpo. Se Cristo Jesus, a cabeça, ressuscitou, também seus membros ressuscitarão: “Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é nossa fé —, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte”. Para a morte São Paulo usa a palavra “sono” ou descansar. É descansar para acordar a fim de viver uma felicidade sem fim na vida eterna. Não é por acaso que dizemos para qualquer pessoa que morreu: “Descanse em paz” (RIP- Requiescat In Pace- Latim; Rest In Peace- Inglês).
A ressurreição de Jesus Cristo e dos que são de Cristo é obra de Deus, o Pai (1Cor 6,14; 2Cor 4,14). Deus ressuscitará os que morrem “em Jesus” porque são de Jesus (Rm 14,8). Não somente a Cabeça (Cristo) que ressuscita, mas também o corpo inteiro (os fieis). Dai a importância da afirmação da vida sobre a morte e a comunhão de todos com o Senhor que há de voltar na Sua Segunda Vinda (Parusia).
Sabemos que o Senhor, virá, mas não sabemos do quando desta vinda. Por isso, estejamos preparados. O modo melhor para se preparar para esta vinda é viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. Crer é viver segundo os ensinamentos evangélicos. A ignorância desta certeza faz com que o cristão tenha a impressão de que a vida cristã é um caminho sem um fim claro.
Além disso, a fé na ressurreição dos mortos é uma garantia da dignidade dos vivos. Esta fé proíbe os cristãos de sacrificar os homens de hoje em beneficio exclusivo dos homens de amanhã. A fé na ressurreição tem como consequência a proteção da vida no seu início, na sua duração e nos seu fim aqui neste mundo.
Não podemos viver sem a esperança. A morte não é a última palavra. Deus nos destina para a vida. A morte é de certa forma, um mistério. Não conhecemos o que é a morte enquanto não a experimentarmos. E quem a experimentou não pode falar sobre ela. Mas por causa da ressurreição do Senhor temos certeza de que não vivemos mais para morrer e sim morremos para viver. A vida não pertence mais à morte e sim a morte pertence à vida. Vivamos profundamente para continuarmos viver com sentido.
Deus Vem Para Nos Libertar a Fim De Estar Com Ele Eternamente
O texto do evangelho de hoje nos fala do início da pregação pública de Jesus segundo Lucas. A pregação inaugural (discurso programático em Nazaré) tem como lugar numa sinagoga em Nazaré, por ocasião de um culto sinagogal no Sábado. E a leitura que Jesus fez e sobre o qual comentou é o texto do Trito-Isaias (cf. Is 61,1-2) que fala da missão do Messias. E a missão do Messias, do Ungido de Deus, é proclamar a Boa Notícia que consiste na libertação dos prisioneiros do sofrimento, da opressão, da injustiça e proclamar a Boa Notícia, preferencialmente, para os pobres, os escravos, os marginalizados: os leprosos, os doentes, os publicanos, as mulheres. E Jesus se apresenta como o Ungido, o Messias (cf. Lc 3,21-22). Em outras palavras, o que o livro de Isaias anunciava se cumpriu em Jesus: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Jesus veio ao encontro do homem para devolver sua dignidade como pessoa humana e filho (filha) de Deus.
Trata-se de uma cena bem significativa, programática que se pode dizer que dá sentido a todo ministério messiânico de Jesus: sua primeira pregação na sinagoga de seu povo de Nazaré. Trata-se de uma cena densa, muito bem narrada por Lucas com uma série de detalhes significativos: o costume de ir à sinagoga todos os sábados; o convite para que leia a Palavra de Deus; o comentário de Jesus sobre a leitura do Livro de Isaias cujo conteúdo é o programa do ministério de Jesus: “Hoje se cumpriu a Escritura...”; as primeiras reações e aprovação por parte dos seus conterrâneos que ficam bloqueados em seu caminho de fé, pois conhecem demais Jesus: “Não é este o filho de José?”; a queixa de Jesus sobre essa falta de fé; a reação de ira.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Jesus veio para libertar, para unir e reunir, para salvar.
A ideia de libertação, de liberdade, está subjacente em todo o Evangelho de Lucas (e outros evangelhos). Toda vez que Deus visita e se aproxima do homem, Ele o faz para libertá-lo: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo...” (Lc 1,68). E toda vez que o homem se aproxima de Deus, ele ganha a libertação e a liberdade. A aproximação de Deus em Jesus Cristo tem como objetivo libertar o homem: libertar para ser livre.
Jesus vem ao encontro do homem para que este se torne mais humano e mais irmão dos outros, e para fazer que o homem seja capaz de se levantar contra si próprio, isto é, contra àquilo que não é humano dentro de si, penetrando até o intimo de seu ser para destruir o que é caduco e podre dentro de si próprio a fim de fazer florescer o que tem de esplêndido e admirável dentro de si. Jesus vem ao encontro do homem para que este seja capaz de jogar para longe as cadeias de seu egoísmo que prejudica a convivência fraterna. Jesus vem ao encontro do homem para que este seja capaz de sentir-se, com todas as suas consequências, filho de Deus e irmão dos demais homens. Jesus vem para libertar o homem em sua totalidade a fim de fazê-lo apto para construir o hoje e o aqui do Reino de Deus que Ele anuncia e quer construir como tarefa prioritária de sua vida e missão. Jesus vem para libertar o homem daquilo que se chama “pecado” e que consiste em subverter a escala de valores e no lugar de buscar o Reino de Deus e sua justiça (cf. Mt 6,33), buscar a própria e direta satisfação acima de qualquer valor. Jesus vem para que, ao libertar o homem, desaparecem da terra o ódio, a guerra, a violência, a extorsão, a exploração, a injustiça, a miséria, a opressão, a intolerância, e assim por diante. Jesus vem para construir o homem novo capaz de colaborar na realização da nova terra e do novo céu (cf. Ap 21,1-8).
Jesus veio como o verdadeiro Libertador dos homens. Convém pensar serenamente na passagem do Evangelho deste dia e saborear a cena num momento no qual vivemos na atualidade com proliferação dos que se dizem “libertadores” ou “os liberais” e que pregam tantas “liberdades” ou “libertinagem”. Estamos rodeados dos libertadores oficiais que nos querem liberar para gozar do sexo, da vida, de cada momento que se escapa de nossas mãos como rapidez. No entanto, nunca o homem está tão prisioneiro de si próprio, prisioneiro, precisamente, daquilo por onde dizem que vem a libertação ou uma simples liberação de tudo. Trata-se de uma liberação ou libertinagem que arranca um sorriso limpo e estimulante de tantos lábios, a violência mortal ao impor os próprios modos de conceber a vida a ponta de uma pistola ou de um revolver, a fome que é possível morrer em nossas civilizadas e estupendas cidades, uma solidão que enche de vazio nossas populosas cidades, a injustiça que se traduz em pobreza institucionalizada. Esses são os frutos da liberação ou da libertinagem que nos anunciam os messias de turno. Diante deles se levanta Jesus, com a Escritura na mão, anunciando que real e verdadeiramente libertação consiste em romper as cadeias pessoais para conseguir ser o que se deve ser: filhos de Deus e irmãos dos demais homens. Para um cristão o que deve ser é ser um sincero e verdadeiro filho de Deus, com toda a amplitude e a exigência que essa realidade traz consigo. É preciso escutar a Palavra anunciada por Jesus, a Palavra do Pai.
Na sinagoga Jesus leu uma passagem da Escritura e fez o comentário sobre ela. Os nazarenos ficaram admirados com a explicação de Jesus, mas, ao mesmo tempo, se escandalizaram porque para eles Jesus é o filho de um simples carpinteiro. Jesus que anuncia é tão “humano” e por isso, ele é uma presença de Deus. O anúncio tão humano de Jesus não se trata de filantropia ou de ação social, mas trata-se, precisamente do projeto de Deus e da ação do Espírito Santo: “O Espírito do Senhor está sobre mim para...”. A presença de Jesus é uma chuva de benefícios para todos: para os pobres, para os cativos, para os cegos, para os oprimidos...
Quando escutamos a Palavra de Deus, temos que recebê-la não como um discurso humano e sim como uma Palavra que tem um poder transformador em nós, pois tudo o que diz está profundamente cheio de sentido e de amor. Deus não fala para nossos ouvidos e sim para nosso coração. A Palavra de Deus é uma fonte inextinguível de vida. A Palavra de Deus sai do próprio coração de Deus. Desse Coração, do seio da Trindade veio Jesus, a Palavra do Pai, para os homens (cf. Jo 1,1-4.14).
Por isso, cada dia, quando lemos ou escutamos o Evangelho, nós temos que dizer, como Maria: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38). Ao que Deus nos responderá: “Hoje se cumpriu a Escritura que acabastes de ouvir”. Os nazarenos não compreenderam as palavras de Jesus, pois olhavam somente com os olhos humanos: “Não é este o filho de José?” (Lc 4,22). Viam a humanidade de Jesus, mas se escondia a Sua divindade aos olhos dos nazarenos. Toda vez que escutamos a Palavra de Deus, além de seu estilo literário, da beleza das expressões ou da singularidade da situação, temos que saber e estar conscientes de que é Deus Quem nos fala.
O Senhor “me enviou para proclamar a libertação
aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos”. A
vida de Jesus é nossa vida. A missão de Jesus é nossa missão. Temos missão de
libertar as pessoas de suas “ataduras” de vida; de fazer as pessoas enxergarem
sua vida e a realidade ao redor para tomar posição como cristão, de viver na
alegria do Senhor apesar dos contratempos. Mas para podermos libertar os
outros temos ser, primeiro, livres, pois somente quem é livre pode libertar.
P. Vitus Gustama,svd
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