JESUS VEM TRAZER A BOA NOTÍCIA DA
RECONCILIAÇAO COM DEUS
13 de Janeiro de 2012
A cura do paralitico é uma válida síntese da Palavra proclamada por Jesus Cristo . O Reino de Deus se aproxima porque Deus decidiu oferecer seu perdão , por amor , aos homens : “Filho , os teus pecados estão perdoados!”. Disposto a demonstrar a força salvadora do “Evangelho do Reino de Deus ”, Jesus começa a comunicar ao paralítico a Boa Notícia da reconciliação com Deus . Não há notícia que seja melhor do que a notícia da reconciliação com Deus . Fora da reconciliação com Deus expressa na reconciliação com o próximo não há salvação. Cada reconciliação feita é o céu que se ganha . O céu ficará aberto , toda vez que procurarmos a reconciliação com Deus e com o próximo simultaneamente, como rezamos no Pai Nosso : “Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
Os escribas não estão de acordo : somente Deus poderia comunicar este gozoso anúncio do perdão dos pecados , segundo eles . Também segundo os hebreus , perdoar os pecados não era uma tarefa do Messias . Jesus, pelo contrario, se comporta de fato como se estivesse no lugar de Deus . Neste caso , Jesus chama a si mesmo de “Filho do Homem ”, para evitar o conceito tradicionalmente vinculado à expressão “Messias ”. Aos poucos Jesus vai se revelando como Messias , Filho de Deus como Mc colocou logo no inicio de seu evangelho : “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo , Filho de Deus ” (Mc 1,1). Mc vai colocar o título de “Filho de Deus ” bem no final do seu evangelho na boca de um centurião : “Verdadeiramente este homem era filho de Deus ” (Mc 15,39), no momento em que Jesus morreu na cruz . A cruz que salva faz o centurião enxergar a salvação oferecida por Deus .
Jesus foi sempre experimentado pelos primeiros cristãos como alguém que lhes questionava e quebrava as imagens religiosas mais profundamente sentidas. O Livro dos Atos é o melhor documento desta dinâmica que fala com profundidade uma religiosidade rígida e intolerante dos contemporâneos dos apóstolos . “Zelo ” é o termo técnico em Paulo e em Atos para designar a rigidez e a intolerância religiosas.
Ao contrário dos letrados , a fé do povo e sua confiança no poder de Jesus continuam crescendo . Boa prova disto é o esforço que os quatro homens fazem para alcançar Jesus. Ao encontrar a porta fechada pela multidão que se aglomera diante dela, em vez de ficar desesperados e paralisados, os quatro homens sobem para o teto da casa para que o paralítico possa encontrar-se com Jesus. E Jesus valoriza a fé desses homens e do enfermo a quem lhe dá o perdão e são compensados pela cura do paralítico . Jesus não se contenta com o perdoar os pecados e sim que tenhamos consciência de que o perdão é real e cura também as enfermidades físicas . Ele salva o homem totalmente . Jesus é o Deus que vê o pecado , mas não condena ou não julga o pecador , mas o perdoa.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário