Naquele tempo , 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele . 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar , 15com autoridade para expulsar os demônios . 16Designou, pois , os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão ”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus , Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu , 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
*************
No evangelho de hoje Marcos nos narra a instituição solene dos Doze. O evangelista Marcos sublinha, no seu relato, a finalidade da chamada ou da vocação dos Doze: para estar com Jesus. “Jesus designou Doze, para que ficassem com ele ”. Depois “para enviá-los a pregar , com autoridade para expulsar os demônios ”.
O evangelista Marcos nos relatou que “Jesus subiu a um monte ”. Monte é o lugar das grandes decisões , um lugar solitário propício para a oração , um lugar de amplos horizontes de onde se vê longe . Jesus nos ensina a aprendermos a ampliar nosso horizonte . Para isso , temos que ter coragem de subir , de sair de nosso canto de sempre , sem medo . É aprender a ver a vida de maneira multiangular. O conservador não tem futuro porque não aceita novidade e teme por aquilo que é novo . Mas o mundo continua mudando. O amor nos leva a termos uma visão ampla sobre o mundo , as pessoas , a vida e seus acontecimentos . Um coração que ama é capaz de penetrar até o âmago das coisas . O amor nos assemelha com Deus , pois “Deus é amor ” (1Jo 4,8.16). “Quanto mais amas , mais alto tu sobes ”, dizia Santo Agostinho. Quanto mais alto subimos, mais coisas veremos. O topo de uma montanha amplia nossa visão e vemos mãos coisas .
“Jesus chamou os que ele quis”. Esta frase mostra que uma das características da vocação é a vontade soberana do Senhor . Ele chama os que ele quer . A vocação é a do Senhor . Alguém pode querer ser discípulo íntimo do Senhor , mas tem que reconhecer que a vocação está na soberania do Senhor . Alguém pode estudar o curso de direito , mas não adianta se não tem vocação para ser advogado .
“E eles foram até Jesus”. A segunda característica dessa vocação é a proximidade com Jesus. É viver na intimidade de Jesus, é pertencer a seu grupo . É refletir , rezar e trabalhar com Jesus. Quando Jesus estiver ausente fisicamente, um dia , eles terão que representá-Lo, fazê-Lo presente no mundo . O discípulo é o prolongamento do Senhor neste mundo . Jesus falará e agirá no mundo através de cada discípulo . Para isso , o discípulo precisa manter o contato com Jesus espiritualmente para que as mensagens não sejam manipuladas pelo interesse próprio .

P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário