(Um olhar para dentro de mim a partir de Paulo)
Naqueles dias , Paulo disse ao povo : 3"Eu sou judeu , nascido em Tarso da Cilícia , mas fui criado aqui nesta cidade . Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados , tornando-me zeloso da causa de Deus , como acontece hoje convosco . 4Persegui até à morte os que seguiam este Caminho , prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão . 5Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos . Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco . Fui para lá , a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora , aconteceu que , na viagem , estando já perto de Damasco , pelo meio dia , de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim . Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: `Saulo, Saulo, por que me persegues?' 8Eu perguntei: `Quem és tu , Senhor ?' 7Ele me respondeu: `Eu sou Jesus, o Nazareno , a quem tu estás perseguindo'. 9Meus companheiros viram a luz , mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: `Que devo fazer , Senhor ?' O Senhor me respondeu: `Levanta-te e vai para Damasco . Ali te explicarão tudo o que deves fazer '. 11Como eu não podia enxergar , por causa do brilho daquela luz , cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros . 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei , com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: `Saulo, meu irmão , recupera a vista !' No mesmo instante , recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele , então , me disse: `O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade , veres o Justo e ouvires a sua própria voz . 15Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens , daquilo que viste e ouviste. 16E agora , o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados , invocando o nome dele!'" (At 22,3-16)
**********
No dia 25 de janeiro a Igreja celebra a conversão de São Paulo. A conversão de São Paulo é um dos maiores acontecimentos da época apostólica. Ele , chamado de Saulo, nasceu em Tarso , na região da Cilícia , Ásia menor , atual Turquia (At 9,11; 21,39; 22,3; cf. 9,30; 11,25). Foi educado dentro das exigências da Lei de Deus e das tradições paternas (Gl 1,14). Aos 18 anos ele se mudou para Jerusalém para ter aulas com o escriba Gamaliel (At 22,3).
Paulo sempre foi um homem profundamente religioso , judeu praticante , irrepreensível na mais estrita observância da Lei (Fl 3,6;At 22,3). Ele era cheio de zelo pelas tradições paternas (Gl 1,14). Para defendê-las chegou a perseguir os cristãos . Como judeu praticante , e de espírito violento , São Paulo era contra e perseguia qualquer um que não seguisse a Lei de Deus : “Ouvistes certamente da minha conduta de outrora no judaísmo , de como perseguia sobremaneira e devastava a Igreja de Deus ...” (Gl 1,14b; cf. At 7,55-8,1). Antes de sua conversão , São Paulo via as mesmas coisas de sempre : a vida , as pessoas , a Bíblia , o povo , a sinagoga , o trabalho e tudo que pertencia ao seu mundo .
A partir da experiência de Damasco , no encontro pessoal com o Senhor Jesus, São Paulo não colocou mais sua segurança na observância da Lei , mas sim no amor de Deus por ele (Gl 2,20s; Rm 3,21-26). O amor é, para ele uma lei máxima . Basta amar , alguém estará cumprindo a lei plenamente (cf. Rm 13,10). Poucas vezes um diálogo tão breve transformou tanto a vida de uma pessoa , como aconteceu com São Paulo.
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário