Naquele tempo , 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar , disse: “Eis o Cordeiro de Deus !” 37Ouvindo essas palavras , os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (o que quer dizer : Mestre ), onde moras?” Jesus respondeu: “Vinde ver ”. Foram, pois, ver onde ele morava e, nesse dia , permaneceram com ele . Era por volta das quatro da tarde . 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram a palavra de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias ” (que quer dizer : Cristo ). 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer : Pedra ).
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O texto do Evangelho deste domingo tirado do quarto Evangelho se encontra na unidade literária de Jo 1,35-51 que relata a vocação dos primeiros discípulos de Jesus. Se compararmos com a vocação dos primeiros discípulos na versão dos Evangelhos sinóticos (Mt 4,18-22;Mc 1,16-20;Lc 5,1-11) percebemos a diferença com a mesma na versão do quarto Evangelho . Não faremos um estudo de comparação textual . Refletiremos apenas sobre o próprio texto de João.
O texto podemos dividir em três partes : os vv.35-39 falam do encontro de dois discípulos de João Batista com Jesus; os vv.40-42: o encontro com Simão Pedro; e por fim , o encontro com Filipe e Natanael (vv.43-51).
1. EIS O CORDEIRO DE DEUS

O próprio Jesus sabe de onde vem e para onde vai (Jo 8,14), o que fará (Jo 6,6), o que lhe acontecerá (Jo 18,4), quando chegará e quando não chegará ainda sua hora (Jo 2,4;13,1;17,1), que conhece os pensamentos e o futuro dos homens (Jo 1,42.47.48), que não necessita das informações dadas pelos homens , pois conhece o que há no homem (Jo 2,25;cf. 4,17-19.29;6,61.64.71;13,11.27;16,30;18,4).
João Batista “fixa o olhar em Jesus” ao dizer “Eis o Cordeiro de Deus ”. Saber olhar faz parte da fé . O olhar do coração ou o olhar da fé ultrapassa a realidade sensível em que penetra . O olhar superficial , ao contrário , jamais enxerga alguém , pois ele somente quer se olhar . Quem se olhar somente para si , jamais perceberá a presença do outro nem a de Deus . O olhar superficial reflete, na verdade , a nossa pobreza espiritual .
João Batista que vê Jesus que vem não guarda para si como propriedade privada o que viu. Ele quer que os outros vejam o que ele vê . Ele indica aos outros o Messias e aceita desaparecer , pois João Batista é apenas uma “voz ” que prepara o caminho do Messias (Jo 1,23). “Essa é a minha alegria e ela é completa . É necessário que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,29-30), afirma João Batista com toda a humildade e com a plena consciência .
A frase “Eis o Cordeiro de Deus ” só pode ser compreendida se for contemplada a partir da fé pascal (cf. Ex 12,13; Is 53,7). “Cordeiro de Deus ” refere-se à morte de Jesus pelos pecados do mundo . Jesus, como o Servo (Is 53,7;At 8,32), carrega sobre si o pecado de todos nós (humanidade ). A partir dessa visão inicial de Jesus Cristo , podemos ver o significado de toda a sua vida . Ele é o Cordeiro pascal que , entregando-se voluntariamente à morte por todos e cada um dos homens institui a Nova Aliança de Deus com a humanidade . Ao tirar o pecado do mundo Jesus une novamente o céu e terra . Se o pecado fecha o céu , o perdão trazido pelo Cordeiro de Deus abre novamente o céu fechado até então .
O testemunho de João sobre Jesus como o Cordeiro de Deus , é um convite velado ao seguimento de Jesus. A expressão “seguir Jesus” é repetida três vezes no relato (vv.37.38.40). “Seguir ” literalmente significa “ir atrás de alguém , pisando nas suas pegadas”. “Seguir Jesus” significa romper com todo o passado , abandonar tudo (Mt 4,18-22), submetendo-se com fé e obediência à salvação oferecida em Cristo (Mt 19,16-30); é unir-se com Cristo numa comunhão de vida e de destino , modelar-se segundo o seu exemplo (cf. 1Ts 1,6;1Cor 11,1;Rm 15,7;Fl 2,2-8 etc...). No Evangelho de João “seguir Jesus” significa aceitar sua doutrina (ensinamentos ), entregar-se incondicionalmente à sua pessoa , colaborar na sua missão e partilhar do seu destino , que inclui a morte e a glorificação ” (Jo 12,26;14,3;17,24).
A partir desse significado , será que eu e você podemos nos considerar seguidores (as) de Jesus Cristo ?
2. O QUE ESTAIS BUSCANDO ? (A busca do essencial )

“O que estais buscando/procurando?” são as primeiras palavras de Jesus no quarto Evangelho . A pergunta feita por Jesus aos dois primeiros discípulos que começam a segui-lo é dirigida pessoalmente a cada um de nós . O que estamos procurando na curta vida neste mundo ? Que sentido tem nossa vida ? Que sentido nós damos à nossa vida ? Para onde a vida vai nos levar ? O que buscamos, essencialmente , em tudo que fizermos, falarmos, comentarmos, projetarmos, planejarmos? Jesus quer saber o que mais buscamos em nossa vida . É uma pergunta ao mesmo tempo existencial e essencial . Jesus provoca os seus primeiros discípulos a respeito de sua busca fundamental , aquela busca que vai dar sentido à sua vida . Ela é dirigida a pessoas que estão em busca , que andam inquietas, que se interrogam sobre o essencial nesta vida . No fundo , todos nós estamos sempre em busca de algo mais e por isso sempre insatisfeitos. Consciente ou conscientemente somos todos garimpeiros à procura do diamante da felicidade , andarilhos à procura da pérola preciosa , pela qual estamos dispostos a vender , com alegria , tudo o que possuímos (cf. Mt 13,44.46). Jesus conhece nossos desejos mais profundos e sabe muito melhor das nossas necessidades fundamentais mais do que nós mesmos sabemos. Quando nos interpela com a pergunta essencial , “o que estais procurando?”, é para obrigar-nos a expressar sua resposta . Jesus quer que seus seguidores explicitem, diante dele, os motivos da sua busca e do seu seguimento . Esta explicitação é necessária porque as motivações nossas podem ser equivocadas, precipitadas, sem motivos profundos , imaturas ou ilusórias.
Se neste momento Jesus lhe perguntar : “O que estais procurando e por que ?” Qual será sua resposta ?
3. MESTRE , ONDE MORAS ? (pergunta essencial é respondida com pergunta essencial )

O que o discípulo quer saber é onde Jesus mora . A partir do verbo “menein” (permanecer /morar ) a pergunta se refere à vida de Jesus, ao seu modo de existir , ao mistério de sua pessoa . E acabará sabendo que o seu “lugar ” está onde seu Pai e nosso Pai está (Jo 14,1-6); que a morada de Jesus e nossa morada é o Amor do Pai . Não é por acaso que o verbo “morar ” é repetido três vezes seguidas : “Onde moras ”, “eles foram e viram onde morava e permaneceram (de-moraram). A repetição aponta para a intimidade com Jesus Cristo , para o conhecimento mais profundo do mistério de Jesus; sobretudo para o tema da comunhão permanente com ele , que será um dos temas dominantes do Evangelho de João.
4. VINDE E VEREIS e eles FORAM,VIRAM e PERMANECERAM
A resposta de Jesus à pergunta dos dois discípulos é todo um projeto de vida : “Vinde e vereis”. Não é uma ordem . É um convite conciso , direto que vai ao essencial , mas que respeita a liberdade e o ritmo do itinerário de cada um . A busca de Deus é um andar em liberdade . “Vinde e vereis” é o começo de uma chamada , cujas conseqüências são simplesmente imprevisíveis , pois escondidos no mistério do amor de Deus por se revelar . “Ver onde ele mora ” é o início da divina aventura que exige-se de cada seguidor uma fé firme , confiando totalmente naquele que está na frente . “Vinde e vereis” é um convite para fazer a experiência pessoal e o respectivo engajamento. A intenção de seguir a Jesus e a adesão pela fé é uma decisão bem pessoal , livre e voluntário .
“O que estais procurando? A Quem estais procurando?” É Cristo que estamos procurando, “pois temos tudo em Cristo . Que toda alma chegue a ele , seja a que está doente dos pecados do corpo , seja a que foi virada pelos pregos de algum desejo deste século , seja ainda a imperfeita , contanto que progrida numa meditação perseverante, seja a perfeita em múltiplas virtudes : estas todas dizem respeito ao poder do Senhor , e Cristo é tudo para nós . Se queres curar tua ferida , ele é médico ; se queimas de febre , ele é a fonte ; se és acusado de iniqüidade , ele é a justiça ; se necessitas de socorro , ele é a fortaleza ; se temes a morte , ele é a vida ; se desejas o céu , ele é o caminho para lá ; se foges das trevas , ele é a luz ; se procuras sustento , ele é o alimento . ‘Provai e vede como ele é bom . Feliz o homem que tem nele o seu refúgio !’(Sl 34,9)”( Santo Ambrósio de Milão, + 397).
5. SER TESTEMUNHA (Discípulo- missionário )
A experiência da convivência com Jesus é irradiante , contagiosa . Ela faz deslanchar um movimento que nunca termina. O testemunho dos encontros com Jesus põe em movimento todos os personagens . Os verbos usados indicam o movimento : “seguir ”, “voltar-se”, “ir ”, “vir ”, “partir ”.
No relato, Simão Pedro se deixa conduzir ao encontro com Jesus pelo testemunho do irmão André. Simão Pedro é o primeiro discípulo a quem Jesus dirige uma palavra única : “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (v.42). “Kéfas” em aramaico significa rocha , rochedo que evoca solidez , segurança , estabilidade . Sobre esta rocha é que Jesus edificará a sua Igreja (cf. Mt 16,17-18). “Rocha ” que dá solidez e coesão à comunidade edificada por Jesus.
P. Vitus Gustama,SVD
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