10 de Janeiro de 2012
Jesus e seus seguidores chegaram a Cafarnaum , numa população ao redor do lago Galiléia. Esta região vai se converter em centro da atividade de Jesus. Num Sábado entrou numa sinagoga e teve oportunidade de comentar as leituras do dia .
A autoridade de Jesus não está a serviço de uma instituição , mas está a serviço do ser humano para que este reconheça sua própria dignidade , sua vocação à vida comunitária . A nova forma de Jesus ensinar “com plena autoridade ” apela a valores e atitudes fundamentais do ser humano : apela à capacidade de convivência , ao reconhecimento respeitoso e tolerante do outro , ao desenvolvimento da auto-estima como condições para um autêntica libertação da situação de marginalização em que vive a grande maioria . Onde não houver um mútuo respeito , não haverá espaço para a mútua admiração .
O possuído não pode negar a autoridade de Jesus (profeta ), mas não admite que sua autoridade se oponha à instituição religiosa e a sua doutrina que despersonaliza o ser humano . Para o possuído a autoridade de Jesus deve estar a serviço do sistema . Apesar de sua resistência , Jesus o liberta de seu fanatismo ou convence este possuído do erro de sua postura . Ao aceitar o Espírito de Deus o homem se liberta de suas escravidões .
A autoridade está ligada ao crescimento . A própria palavra vem do latim “augere”, que quer dizer “crescer ”. Por isso , exercer a autoridade é sentir-se realmente responsável pelos outros e por seu crescimento , sabendo que eles não são nossa propriedade , nossos objetos , mas pessoas que têm um coração , nas quais existe a Luz de Deus , e que são chamadas a crescer na liberdade da verdade e do amor . O maior perigo para alguém que tem autoridade é manipular as pessoas e dirigi-las para seus próprios objetivos e sua necessidade de poder .
Jesus fala como quem tem autoridade . Há palavras que nos aproximam de Jesus. Quais são estas palavras ? Sempre que pronunciarmos uma palavra viva , aquela que não é fingida, aquela que sabe detectar em cada momento o que o outro está necessitando, aquela que faz o outro melhorar e crescer , aquela que não semeia a discórdia , a palavra que humaniza, estaremos falando com autoridade . Sempre que pronunciarmos uma palavra compassiva , aquela que consola nos momentos de dificuldade , a palavra que anima quem está desesperado, a palavra sincera de querer ajudar , estaremos falando com autoridade . Sempre que pronunciarmos uma palavra solidária , aquela que coloca as coisas no seu devido lugar , aquela que sai do coração para aliviar a dor do outro , aquela que serena , estaremos falando com autoridade . Sempre que pronunciarmos uma palavra de esperança que diz que nem tudo está perdido, que o melhor está para vir porque Deus está conosco , estaremos falando com autoridade .
É bom cada um fazer um exame de consciência para saber se fala com autoridade como Jesus ou não ? Se esta próximo de Jesus no modo de viver e de tratar os demais ?
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário