20/01/2016
O
BEM E A SALVAÇÃO DO HOMEM ESTÃO ACIMA DA LEI E
DE QUALQUER CRENÇA
FESTA DE SÃO SEBASTIÃO, Martir
Primeira Leitura: 1Sm 17,32-33.37.40-51
Naqueles
dias, 32 Davi foi conduzido a Saul e lhe disse: “Ninguém desanime por causa
desse filisteu! Eu, teu servo, lutarei contra ele”. 33 Mas Saul ponderou: “Não
poderás enfrentar esse filisteu, pois tu és só ainda um jovem, e ele é um homem
de guerra desde a sua mocidade”. 37 Davi respondeu: “O Senhor me livrou das
garras do leão e das garras do urso. Ele me salvará também das mãos deste
filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que o Senhor esteja contigo”. 40 Em
seguida, tomou o seu cajado, escolheu no regato cinco pedras bem lisas e
colocou-as no seu alforje de pastor, que lhe servia de bolsa para guardar
pedras. Depois, com a sua funda na mão, avançou contra o filisteu. 41 Este, que
se vinha aproximando mais e mais, precedido do seu escudeiro, 42 quando pôde
ver bem Davi desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência. 43
E lhe disse: “Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado?” E o
filisteu amaldiçoou Davi em nome de seus deuses. 44 E acrescentou: “Vem, e eu
darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!” 45 Davi respondeu:
“Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do
Senhor todo-poderoso, o Deus dos exércitos de Israel que tu insultastes! 46 Hoje
mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos, e te abaterei e te cortarei a
cabeça, e darei o teu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus às aves
do céu e aos animais da terra, para que toda a terra saiba que há um Deus em
Israel. 47 E toda esta multidão de homens conhecerá que não é pela espada nem
pela lança que o Senhor concede a vitória; porque o Senhor é o árbitro da
guerra, e ele vos entregará em nossas mãos”. 48 Logo que o filisteu avançou e
marchou em direção a Davi, este saiu das linhas de formação e correu ao
encontro do filisteu. 49 Davi meteu, então, a mão no alforje, apanhou uma pedra
e arremessou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte com tanta força, que
a pedra se encravou na sua testa e o gigante tombou com o rosto em terra. 50 E
assim Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. 51 E,
como não tinha espada na mão, correu para o filisteu, chegou junto dele,
arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça.
Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.
Evangelho:
Mc 3,1-6
Naquele tempo ,
1Jesus entrou de novo na sinagoga .
Havia ali um
homem com
a mão seca .
2Alguns
o observavam para ver se
haveria de curar em
dia de sábado ,
para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem
da mão seca :
“Levanta-te e fica aqui no meio !” 4E perguntou-lhes: “É permitido
no sábado fazer
o bem ou fazer o mal ? Salvar uma vida ou deixá-la morrer ?” Mas eles nada disseram. 5Jesus,
então , olhou ao seu
redor , cheio
de ira e tristeza ,
porque eram duros
de coração ; e disse ao homem : “Estende a mão ”.
Ele a estendeu e a mão
ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os
partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra
Jesus, a maneira como
haveriam de matá-lo.
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O Reino
de Deus propõe a reconstrução
do ser humano
de modo integral (de dentro e de fora). Nos evangelhos se vê simbolicamente que
esta reconstrução vai sucedendo gradualmente: uma vez, a cura de sua vista,
outra vez, de sua mão, de sua lepra, ou transformar suas ações, ressuscitar
quem se encontra morto. Por isso, para Jesus deixar de fazer o bem no dia de
sábado, negando uma cura para um pobre que necessita é pecar. Assim, a dinâmica
do Reino também é exigente: se não reconstruirmos o homem, estaremos
colaborando na sua destruição.
O homem é sempre tentado a se submeter a
certas normas que programam sua vida. Como consequência desta vida programada,
o homem perde sua iniciativa e sua criatividade diante de tentas possibilidades
de viver e de conviver bem, por medo de que ele seja condenado como um homem
sem cultura ou sem bons costumes. O homem programado para não fazer outra coisa
a não ser aquilo que as normas determinam, mesmo que tenha motivos para fazer
outra coisa é simbolizado pelos fariseus e escribas: “Alguns observavam Jesus para ver se haveria de curar em dia de sábado,
para poderem acusá-lo”. Salvar alguém, mesmo no dia sábado, é contra normas
religiosas? Ou não salvar a vida de um homem, mesmo no dia de sábado, não é
contra as próprias normas religiosas?
Continuamos ainda
a acompanhar a controvérsia
entre Jesus, de um
lado , e os fariseus
e os escribas , de outro
lado . O tema
da controvérsia ainda
está em torno
da observância do preceito
de Sábado . Novamente Jesus quer
manifestar sua convicção de que a lei do sábado está a serviço do homem e não o
contrário. Por isso, diante de seus inimigos que espiam suas atuações Jesus
cura o homem do braço paralisado. E Jesus o fez provocativamente dentro de uma
sinagoga no dia de sábado.
O que tem o valor supremo: a lei, ou o bem
do homem e a glória de Deus? Esta é a questão nessa controvérsia. Em sua luta
contra a mentalidade legalista dos fariseus, ontem Jesus disse: “O sábado
foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”. Hoje Jesus aplica o princípio
para um caso concreto contra a interpretação que alguns faziam que preocupados
mais com uma lei minuciosa do que com o bem das pessoas, sobretudo, com os que
sofrem.
“É permitido
no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?”.
Essa foi a pergunta de Jesus aos fariseus. Houve um silêncio total da parte dos
fariseus diante da pergunta de Jesus. Para Jesus a Lei deve ser interpretada em
função do bem do homem, pois o homem é o único valor absoluto. Por causa do
homem e pela sua salvação Deus decide se encarnar (Jo 1,14). Jesus, o
Deus-encarnado, vem para servir e resgatar o homem de sua destruição (Mc 10,45).
“Havia, na Sinagoga ,
um homem
com a mão
seca . ‘Estende a mão ’,
disse Jesus. O homem com a mão seca a estendeu e a mão
ficou curada”, assim relatou o evangelista Marcos .
Na antropologia
bíblica, a mão está carregada de simbolismo . A mão
está ligada à ideia de força e de poder . Estar na mão do outro significa estar sob o seu poder . A mão direita era sinal de força ,
de sabedoria e de fidelidade .
Como rezamos no Credo :
Jesus “ressuscitou ao terceiro dia , subiu aos céus ;
está sentado à direita
de Deus Pai
todo-poderoso ...”. Isto quer dizer que Jesus
mostrou sua fidelidade
à vontade de Deus
Pai até
o fim . Já
a mão esquerda
era sinal
de fraqueza , de ignorância
e de desgraça .
O homem
do texto do evangelho
de hoje está com
a mão seca .
É um homem
sem iniciativa
e incapaz de lutar
por seus
direitos , e por
isso , é uma vítima da desumanização.
Jesus é Deus que
salva . Por
isso , ele
toma iniciativa
para curar o homem a fim de
humanizá-lo novamente . Com a mão
curada, o homem volta
a ter aptidão para fazer o bem .
Ao colocar o homem
no meio das pessoas ,
Jesus quer recordar
a todos que
qualquer pessoa
deve ser respeitada, protegida, defendida, levada em consideração acima
de qualquer lei
por sagrada
que ela
pareça ser e acima de qualquer crença. Toda religião
deve se preocupar com a salvação do homem e não com a salvação de umas regras.
Jesus quer
nos relembrar
que nenhuma religião
ou nenhuma prática
religiosa pode impedir
o encontro fraterno
e a vivência do amor
e do respeito mútuos
nem pode impedir
serviço solidário .
Ao contrário , os que
praticam religião devem ter
cada vez mais a sensibilidade
humana , devem ser
mais humanos
e irmãos para
com os demais .
A passagem para
chegar até Deus
passa necessariamente pelo
irmão . O próximo
é a passagem obrigatória
para chegar ao céu . Qualquer um pode não encontrar Deus , mas não tem como não se cruzar com o próximo . O próximo é ocasião de salvação para mim como também sou uma ocasião
de salvação para o outro .
Para amadurecer é necessário ter capacidade de fazer o bem para o próximo. O nível
de abertura e de preocupação com o próximo mede nossa integração nas relações verdadeiramente humanas que nos leva para uma convivência
plena de sentido. Quando saímos de nós mesmos para entrar na esfera da
preocupação e da colaboração com o próximo pelo bem comum (expressão do amor),
começaremos a trilhar nosso caminho de realização humana.
No sentido
bíblico, será que minha
mão , sua
mão está paralisada? O que deve se fazer para deixar de ficar
paralisada?
P. Vitus Gustama,svd
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