18/01/2016
MUDAR
PARA CRESCER E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA
I Leitura:1Sm 15,16-23
Naqueles
dias, 16 Samuel disse a Saul: “Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me
revelou esta noite”. Saul disse: “Fala!” 17 Então Samuel começou: “Por menor
que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O
Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18 e te enviou em expedição, com a ordem de
eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo até que fossem
exterminados. 19 Por que não ouviste a
voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao
Senhor?” 20 Saul respondeu a Samuel: “Mas eu obedeci ao Senhor! Realizei a
expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e
exterminei os amalecitas. 21 Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e
dos bois, o melhor do que devia ser eliminado para sacrificar ao Senhor teu
Deus em Guilgal”. 22 Mas Samuel replicou: “O Senhor quer holocaustos e
sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o
sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23 A rebelião
é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim,
porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei”.
Naquele tempo ,
18 os discípulos
de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então ,
vieram dizer a Jesus: “Por
que os discípulos
de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus
discípulos não
jejuam?” 19 Jesus respondeu: “Os convidados de um
casamento poderiam, por
acaso , fazer jejum , enquanto
o noivo está com
eles ? Enquanto
o noivo está com
eles , os convidados
não podem jejuar .
20 Mas
vai chegar o tempo
em que
o noivo será tirado do meio
deles; aí , então ,
eles vão
jejuar . 21 Ninguém põe um remendo de pano
novo numa roupa
velha ; porque
o remendo novo
repuxa o pano velho
e o rasgão fica maior ainda . 22 Ninguém põe vinho
novo em odres velhos ; porque o vinho novo arrebenta os odres
velhos e o vinho
e os odres se perdem. Por isso , vinho novo em odres novos ”.
---------------------
Jejum Na Vida Do Povo Eleito
Na semana passada acompanhamos o começo da
pregação e da ação de Jesus. Jesus escolheu cinco primeiros discípulos. Na sua
ação, Jesus impôs silêncio aos que reconheciam como Filho de Deus.
Esta semana, encontraremos Jesus e seus
discípulos que formam um grupo absolutamente solidário e unido diante de seus
adversários (fariseus e escribas etc.).
Observaremos que, em cada controvérsia, Jesus
sempre se apresenta como
um independente
diante das regras
e das observâncias legais
conforme as tradições .
A independência de Jesus choca
os que estão apegados ao pé da letra
todas as leis e as tradições .
Jesus entra no espírito da lei , naquilo que
possa edificar o ser humano . Por isso , em outra ocasião ele diz: “O sábado
existe para o homem
e não o contrário ”.
No evangelho de hoje
ele faz uma declaração
que tem o mesmo
conteúdo : “Ninguém
põe o vinho novo
em odres
velhos ”.
O tema
da discussão entre
Jesus e os fariseu no evangelho de hoje
é o do jejum .
Jejum fazia parte
das práticas mais importantes
da piedade judaica
e era um dos mais fortes símbolos de integração no sistema social (cf. Lc
18,11-12). E, por isso, marcava a separação entre “justos” e “pecadores”. Era
símbolo religioso, ideológico da divisão social fundamental. O jejum era como
sinal distintivo.
Além disso, o jejum era associado à oração e
à esmola, e caracterizava a pessoa piedosa (cf. Mt 6,1-18). A Lei
estabelecia somente um
jejum , no dia
da Expiação , para penitência e perdão
dos pecados a fim de preparar-se ao encontro
com Deus ,
o único que
pode perdoar o pecado
(cf. Lv 16,29-34; 12,24; 23,27-32; Nm 29,7; At 27,9). Moisés jejuava durante 40 dias
e 40 noites para
conseguir que
Deus perdoasse o pecado
de seu povo
(Dt 8,18). Depois surgiram muitos outros motivos para jejuar
(cf. 1Samuel 31,17; Zacarias 8,18; 2Rs 25,1-4; Ester 4,16; Judite 8,6 etc.). As
pessoas piedosas adotavam jejuns facultativos em sinal de penitência pela
salvação de Israel e para acelerar a vinda do Messias. Os fariseus faziam o
jejum duas vezes por semana, na segunda-feira e na quinta-feira (cf. Lc 18,12;
Mt 6,16-18). Os discípulos de João conservam a prática do jejum como lemos no
texto do evangelho de hoje.
De modo
geral , a prática
do jejum está ligada ,
no AT, à espera da vinda
do Messias . A prática do jejum aceleraria a chegada
do Messias . Os fariseus
e os discípulos de João Batista praticam o jejum .
Por isso ,
questionam o comportamento dos discípulos de Jesus que
não o praticam.
A resposta
de Jesus aqui é bem
clara : se seus
discípulos não
praticam o jejum é porque
não tem nada
que esperar porque o Messias já chegou e está com
eles . O tempo
chegou, o Reino de Deus
está próximo (Mc 1,15), o banquete
messiânico começou. O tempo de Jesus é comparado a uma festa de bodas. É um
tempo de festejar, sem jejum. O “noivo” neste texto designa claramente a Jesus.
O que se esperava de Deus nos últimos tempos faz-se presente no interior da
história através da ação de Jesus. O momento escatológico se inicia no coração
do tempo histórico, no tempo cronológico. O tempo cronológico e o tempo da
graça (kairós) se fundem. Deus encarnado em Jesus se aproxima e acolhe o povo
carinhosamente como o marido faz para sua esposa.
E os sinais
são estes :
os leprosos ficam purificados (Mc
1,40-45), os paralíticos andam (Mc
2,1-12), a Boa Nova se anuncia (Mt
11,5). Jesus é Aquele que deve vir . Os discípulos
de Jesus estão vivendo esta intimidade .
Esta intimidade será rompida no momento da paixão
e da morte de seu
Mestre . No dia
em que
Jesus deixar de estar , a comunidade cristã, através
do jejum , fará a memória
da morte de Cristo ,
anunciará ao mundo que
Jesus morreu por causa
dos pecados dos homens
e por nossos
pecados .
É Preciso Mudar De Mentalidade Para Mudar a Qualidade de Vida
“Quando você deixa de crescer, estará
envelhecido. Enquanto estiver aberto ao crescimento, você é jovem. O seu medo
de crescer é o seu medo de tomar conta de si mesmo ou da sua responsabilidade
como adulto” (René Juan Trossero, psicólogo e escritor argentino).
“Ninguém põe um remendo de pano novo numa
roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior
ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os
odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres
novos”, disse-nos Jesus hoje.
“Os homens só envelhecem quando
os lamentos substituem os sonhos” (John Barrymore). Isto significa
que é preciso mudar, pois o mundo muda com certa velocidade.
A palavra “mudança” como a palavra “crescer”
tem uma conotação bastante positiva, associada aos conceitos de novidade,
melhoramento, renovação, aperfeiçoamento.
Nas sociedades mais avançadas não há
indivíduos presos ao destino determinado pela sorte, pois eles são capazes de
projetar a própria vida, e de aprender coisas novas para crescer mais e ampliar
o horizonte. Mudar faz parte da vida diária. Hoje em dia, de fato, é possível
mudar de nacionalidade, de religião, de trabalho, de parceiro, de orientação
sexual, de residência, até mesmo de aspecto físico (com a cirurgia plástica), e
assim por diante.
A qualidade de nossa vida é moldada pela
qualidade de nossas escolhas e decisões, de mudanças e de renovações. Pessoas
eficientes e realizadas não passam tempo fazendo o que é mais conveniente ou
cômodo; elas têm coragem de aprender coisas novas para crescer, de ouvir o
próprio coração sem medo e de fazer coisas certas. Isso é que as torna grandes.
As pessoas bem-sucedidas têm o hábito de fazer as coisas que os fracassados não
gostam de fazer. Nunca podemos
alcançar coisas novas na vida, se continuarmos a fazer as mesmas coisas.
Tudo isto significa que a plenitude do novo
não é suportável ao velho sistema. É necessário ter um novo espaço para acolher
o novo. Renovar é colocar algo novo no espaço adequado. O código de um mundo de
desenvolvimento é a transformação e renovação.
Só o novo pode acolher a novidade. Jesus não teme afirmar, desde o
início de sua vida pública, a novidade radical de sua mensagem. O evangelho não
é um “remendo” e sim é algo novo, pois salva por amor e não pela obediência
cega à lei. “Agir como cristãos significa não estar fechados no próprio “eu”, mas
orientar-se para o todo; significa acolher em si mesmo a toda a Igreja ou,
ainda melhor, deixar interiormente que ela nos acolha” (Bento XVI- Homilia
de Pentecostes de 2012).
Jejum Na Nossa Vida Cotidiana
Estamos em
outro contexto .
Por isso ,
o jejum ganha
seu novo significado . Quando
soubermos dar ou
preparar o espaço
para Deus na nossa vida , este espaço não será ocupado
por outra
coisa . Ao darmos esse
espaço para Deus o resto ganha seu justo valor e sua justa perspectiva . Por
isso , ao praticarmos o jejum estamos manifestando nossa
vontade de não
deixar nenhuma coisa material dominar nossa vida ou mandar na nossa vida .
Podemos possuir as coisas ,
mas as coisas
jamais podem nos
possuir para não perdermos nossa
liberdade . Mesmo
não querendo, um
dia largaremos tudo .
É preciso que
aprendamos a ser livres
todos os dias ,
desde já .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário