21/03/2016
USE
O DINHEIRO PARA VALORIZAR AS PESSOAS
E NÃO USE AS PESSOAS
PARA VALORIZAR O DINHEIRO
Segunda-Feira da Semana
Santa
Primeira Leitura :
Is 42, 01-07
1'Eis o
meu servo - eu o recebo; eis o meu eleito - nele se compraz minh'alma; pus meu
espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem
levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem
apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a
verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a
justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.' 5Isto diz o
Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela
germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela
se move: 6'Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te
formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para
abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os
que vivem nas trevas.
Evangelho: Jo 12,1-11
1Seis dias antes
da Páscoa , Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro ,
que ele
havia ressuscitado dos mortos . 2Ali ofereceram a Jesus um
jantar ; Marta
servia e Lázaro era
um dos que
estavam à mesa com
ele . 3Maria, tomando quase meio litro de perfume
de nardo puro e muito
caro , ungiu os pés
de Jesus e enxugou-os com seus cabelos . A
casa inteira
ficou cheia do perfume
do bálsamo . 4Então , falou Judas
Iscariotes, um dos seus
discípulos , aquele
que o havia de entregar :
5“Por que
não se vendeu este
perfume por
trezentas moedas de prata ,
para dá-las aos pobres ?”
6Judas falou assim , não porque se preocupasse com
os pobres , mas
porque era
ladrão ; ele
tomava conta da bolsa
comum e roubava o que
se depositava nela. 7Jesus, porém , disse:
“Deixa-a; ela fez isto
em vista
do dia da minha
sepultura . 8Pobres ,
sempre os tereis convosco ,
enquanto a mim ,
nem sempre
me tereis”. 9Muitos judeus ,
tendo sabido que
Jesus estava em Betânia, foram para lá , não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro , que Jesus ressuscitara dos mortos .
10Então , os sumos sacerdotes
decidiram matar também
Lázaro , 11porque por causa dele, muitos
deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.
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Os textos dos evangelhos desta semana santa
nos fazem revivermos hora por hora os últimos instantes de Jesus em Jerusalém:
a unção em Betânia, em casa de seus amigos: Lázaro, Marta e Maria; a última
Ceia com seus discípulos; e a traição de um dos Doze: Judas Iscariotes.
O evangelho deste dia está cheio de
significados. O jantar de Jesus, em Betânia, é prelúdio da Última Ceia. A refeição,
tomada em grupo, era um gesto sagrado porque indicava comunhão de sentimentos e
de vida, e era uma oportunidade preciosa para dar graças a Deus por todos os Seus
dons, a começar pela vida.
Jesus foi convidado para uma refeição na casa
de Lázaro (que foi “ressuscitado” por Jesus), Marta e Maria. Lázaro era entre
os comensais, Marta estava servindo e Maria era a mulher que ungiu Jesus.
Essa refeição ou ceia é uma ação de graças a
Jesus pelo dom
da vida . Recuperada de sua tristeza , a comunidade celebra a vida
recebida, reconhecida em Jesus como fonte da vida e em Lázaro como o
beneficiado. Esse banquete
que era
em memória
de um morto
(Lázaro ) se converte em ação de graças para celebrar
a presença do autor
da vida e a vitória
sobre a morte .
Este banquete ,
como a própria
Eucaristia , antecipa também , em certo modo , o banquete final ,
cujos comensais
serão todos
os que receberam a vida
definitiva . Maria mostra
seu agradecimento pelo
dom da vida ;
o preço do perfume
é símbolo de seu
amor sem
medida e é símbolo
do amor da comunidade
por Jesus que
responde ao amor que
Ele mostrou, comunicando-lhe a vida . O amor
plenifica e enche a vida das pessoas como o aroma do perfume que encheu a casa
inteira em
Betânia. ”Somos para Deus
o perfume de Cristo
entre os que
se salvam e entre os que se perdem” (2Cor
2,15). A mensagem do amor de Jesus devolve a alegria
para as pessoas .
Se acreditamos em
Deus , então
não podemos colocar
o ouro e a prata
acima de Quem
os criou que é o próprio
Deus . O ganancioso
se encontra entre
as coisas e não
entre as pessoas .
O ganancioso é contado entre as coisas e não entre as pessoas. Ele é coisa
entre as coisas. Quando o homem se deixar dominar pelos bens materiais ,
ele se afastará dos outros
homens e viverá solidão
das coisas . Quando
o número de nossos
bens materiais
aumentar , precisamos verificar
se o tamanho de nosso
coração diminui. “Não
andes averiguando quanto tens, mas o que tu és”, dizia Santo
Agostinho (Serm. 23,3). Se nos
encontrarmos entre as coisas , perderemos até
nossa sensibilidade
humana e viveremos isolados dos demais homens
no fim de nossa
peregrinação nesta terra
(cf. Lc 16,19-31). ”O Orgulho ,
soberba , egoísmo ,
poder , ganância
e ignorância , faz com
que nós
não vejamos e nos
afastemos do próximo ” (João Paiva).
Maria, a comunidade cristã usa o dinheiro
para valorizar o amor e as pessoas. Jamais um cristão usa as pessoas para valorizar
o dinheiro. Judas desvaloriza o amor para valorizar o dinheiro. Judas usa os
pobres como o pretexto para sua própria ganância: “Por que não se vendeu este
perfume por trezentas moedas de prata para as dar aos pobres?”. Mas João
acrescentou: “Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas
porque era ladrão”. A comunidade não se distingue dos pobres; é uma comunidade
de pobres que se amam e que, através do compartilhar, expressão do amor,
superam sua condição de oprimidos.
O nardo que Maria de Betânia derramou hoje
sobre Jesus são imagem e símbolo do que o óleo celeste e invisível, de força de
vida divina que nos é dito profeticamente no Salmo: "Deus, o teu Deus, te
ungiu com o óleo da alegria acima de seus companheiros "(Sl 44,08). Esse
óleo de alegria celestial é o que Deus Pai derramou sobre a cabeça sangrenta e
coroada de espinhos do Filho crucificado; daqui é que leva o nome de Cristo, o
Ungido.
A unção feita por Maria em Jesus antecipa a
sepultura de Jesus. Maria, ungindo os pés de Jesus, representa a comunidade em
sua relação íntima com Jesus. O gesto de Maria de ungir os pés de Jesus mostra
seu agradecimento pelo dom da vida. O perfume que Maria derramou sobre Jesus é
símbolo do amor da comunidade por Jesus que responde ao amor que Jesus mostrou
à comunidade, comunicando-lhe a vida. E o alto preço do perfume usado na unção,
que equivalia a 10 meses de salário de um trabalhador rural, é símbolo do amor
sem limites e sem mancha por Jesus. E a aroma que enche a casa inteira antecipa
a fragrância do amanhecer do domingo da Páscoa em que Jesus matou a morte para
que todos tenham vida abundantemente em Jesus Cristo (Jo 10,10).
Para a crítica de Judas, Jesus dá a seguinte
recado: “Pobres, sempre os estareis convosco, enquanto a mim, nem sempre
me tereis” (Jo 12,8). Por um lado, o Pobre, por excelência, é Jesus,
que nos dá tudo quanto possui, tudo quanto é. Por isso, só Ele deve ser o
centro da nossa vida, sem qualquer espécie de cálculos. O Mestre dá-nos tudo!
Há que dar-lhe tudo, sem cálculos nem reservas. A nossa entrega total a Cristo
acaba por beneficiar toda a Igreja: “a casa encheu-se com a fragrância do
perfume”. Por outro lado, se lermos esta frase à luz das palavras que Jesus
disse em Mt 25,40.45: “Tudo que você fizer para um dos pequeninos, você fará
isso para mim”, entenderemos o sentido da frase. O que fizermos para qualquer
pobre e necessitado, faremos isso para Jesus. Apesar de aumentar o número dos
ricos, os pobres continuam a ser a maioria neste mundo: “Os pobres estarão
sempre convosco”.
Portanto, o nosso seguimento de Jesus pode
desenrolar-se como caminho da morte à vida, como aconteceu a Lázaro, ou como
solicitude atenta e cuidadosa no serviço ao Mestre e aos seus, como aconteceu
com Marta; pode também assemelhar-se a um caminho de amor adorante, como
aconteceu com Maria, ou a um caminho de resistências e de calculismos
materiais, que acabam por sufocar quem os segue, como aconteceu com Judas.
Judas prefere o dinheiro ao amor e não crê no amor generoso. E o próprio
dinheiro o sufocou e o matou. Maria colocava o dinheiro no devido lugar para
valorizar o amor.
Judas desvaloriza o amor para valorizar o
dinheiro, usa as pessoas para valorizar o dinheiro. Judas se matou. Ele morreu
sem amor e sem dinheiro. Maria, a comunidade dos discípulos de Jesus, usa o
dinheiro para valorizar o amor fraterno, pois onde há partilha, expressão do amor
fraterno não haverá famintos. Amar alguém equivale a lhe dizer: “Tu nunca
morrerás, pois ‘Deus é amor’” (1Jo 4,8.16). É bom cada um tentar se colocar: no
lado de Judas ou no lado de Maria?
P. Vitus Gustama,svd
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