Domingo,26/08/2018
JESUS É A RESPOSTA PARA TODOS OS NOSSOS PORQUÊS,
POIS SOMENTE ELE TEM PALAVRAS DE VIDA ETERNA
XXI DOMINGO COMUM “B”
Primeira Leitura: Josué 24,1-2a.15-17.17.18b
Naqueles dias, 1Josué
reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os
juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2aEntão Josué
falou a todo o povo: 15“Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem
quereis servir: se aos deuses, a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou
aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família,
nós serviremos ao Senhor”. 16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós
abandonarmos o Senhor para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso
Deus, ele mesmo é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da
casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de
nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no
meio de todos os povos pelos quais passamos. 18bPortanto, nós também serviremos
ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.
Segunda Leitura: Efésios 5,21-32
Irmãos: 21Vós, que
temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam
submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da
mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu
Corpo. 24Mas, como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas
em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo
amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa,
purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si
mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e
irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu
próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais
odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como
o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o
homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só
carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à
Igreja.
Evangelho: Jo 6,60-69
Naquele tempo, 60 muitos
dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem
consegue escutá-la?” 61 Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por
causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62 E quando virdes o
Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63 O Espírito é que dá vida, a
carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64 Mas
entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os
que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65 E acrescentou: “É por isso que
vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66
A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais
com ele. 67 Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68
Simão Pedro respondeu: “A quem iremos,
Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
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Nossa caminhada aqui na terra não passa de
uma busca sem fim. É uma busca de respostas concretas para nossos porquês: Por
que a vida e para que a morte. Por que a cruz e por que a dor? Por que o
egoísmo e por que a fome e miséria? Por que a violência e por que a guerra? Por
que tanta injustiça e corrupção? Por que tanta impunidade? Por que tanta
criminalidade? Por que tanta insensibilidade? Por que tanta maldade? Por que os
inocentes morrem antes dos maldosos e maus? Assim por diante...
Além disto, também estamos em permanente
busca de nós mesmos. Queremos saber quem realmente somos, de onde viemos e para
onde vamos? Por que estamos aqui na terra? Qual é o sentido de nossa vida? O que
realmente estamos buscando nesta vida? Se o alcançarmos, o que virá depois ou o
que acontecerá depois? Estamos aqui só
pelo simples fato de termos nascido? Estamos aqui, nesta terra, por acaso ou
por uma causa? Será que cada um tem sua própria missão? Mas qual? O que estamos
buscando naquilo que fazemos ou dizemos? O que estamos buscando na Igreja ou em
tantas Igrejas? Para que temos vindo à Igreja? Por que estamos vivos? Qual
finalidade de nossa vida? Onde podemos encontrar mais vida, ou talvez a Vida
pela qual tanto ansiamos? Mas o que é vida ou a vida? É como se não bastasse a
vida que já usufruímos, queremos mais vida, certos de que a vida não é tanto
posse e experiência, mas fome e busca, sede e procura. Por isso, não basta
vivermos. É preciso encontrarmos o sentido que faz da nossa vida a Vida,
saciando a nossa fome e sede.
Mas quem pode nos saciar de tudo isto? Quem
pode nos fazer felizes?
Buscas e mais buscas, perguntas e mais
perguntas. Nas nossas buscas e perguntas podemos encontrar tantos deuses,
tantos movimentos, tantas seitas, tantas Igrejas e religiões que nos prometem a
felicidade e a prosperidade. Mas qual deles pode nos tornar felizes e salvos
apesar de tudo? Estamos sempre diante de muitas escolhas ou opções ou alternativas, e devemos ter muito
discernimento para saber escolher aquilo que nos garanta a salvação.
No Evangelho de hoje é Jesus quem pergunta
aos discípulos, num momento de crise, se eles também querem ir embora: “Vós também vos quereis ir embora?”(v.67).
É hora da verdade, onde cada um tem que se posicionar porque a resposta é uma
escolha que terá conseqüências sérias. Ninguém pode ficar indiferente diante da
pergunta de Jesus. Nenhum cristão pode responder em nome de outro cristão. Em
quem acreditamos? Em quem podemos apostar nossa vida? E por que apostamos a
vida neste ou naquele?
O texto do evangelho deste domingo é a última
parte do discurso de Jesus sobre o Pão da Vida que é Ele Próprio. Os
interlocutores de Jesus, ao longo de todo o relato: a multidão (Jo 6,22), os
judeus (Jo 6,41) e os discípulos, que depois o abandonarão, são as mesmas
pessoas com distintos nomes. Os distintos nomes designam àqueles que se
entusiasmaram com Jesus num primeiro momento, considerando-lhe como um profeta
de Nazaré, filho de José (Jo 1,45;6,42), mas que não se decidiram a dar o passo
requerido pela fé cristã: a aceitação de Jesus como o Filho de Deus, Aquele que
vem do alto, o Enviado do Pai, o Pão descido do céu cujos sangue e carne são a
verdadeira comida para quem come deles com muita fé. A cena, então, registra um
momento de crise causado pelas palavras de Jesus na pequena comunidade.
Podemos dividir o texto em duas partes de
acordo com os grupos que reagem diante do discurso de Jesus: nos vv. 60-66
relata-se a reação dos discípulos e nos vv.67-71 a dos doze.
1. A Reação Dos Discípulos (vv.60-66;cf
vv.43-47)
O discurso de Jesus é muito duro para os discípulos,
não só porque é difícil de compreender, mas porque o consideram ofensivo. Mesmo
sabendo que Jesus deve falar em termos figurativos ao dizer “comer sua carne e
beber seu sangue” (Jo 6,56), para os discípulos esta linguagem é insuportável.
Por causa disso, muitos discípulos deixam de seguir a Jesus. Para eles, a
proposta de Jesus foi ficando cada vez mais exigente: “Muitos dos discípulos que O tinham escutado diziam: ‘Esta linguagem é
difícil; como podemos aceitá-la?’...A partir daquele momento, muitos discípulos
o abandonaram e não mais andavam com ele” (v.60.66). Este abandono mostra
que esses discípulos não eram verdadeiros. Por isso, não se perseveraram no
seguimento de Jesus. Eles seguiram a Jesus por motivos superficiais e não para
se comprometeram com a causa de Jesus. Eles não estavam buscando uma vida de
sabedoria mais alta. Talvez Epicteto tenha razão quando dizia: “Aqueles que buscam uma vida de sabedoria
mais elevada, que procuram viver de acordo com princípios espirituais, devem
estar preparados para serem ridiculizados e condenados. Se você se mostrar
inabalável, as pessoas que o ridiculizaram passarão a admirá-lo”. Jesus foi
ridiculizado, mas mais tarde Jesus será admirado por muitos. Os discípulos que
abandonaram Jesus se esqueceram que se o seguimento de Jesus é exigente, quem o
propõe tem garantia de Deus a oferecer. E Deus só pode propor o que traz mais
felicidade e um jeito mais humano de viver.
Ao dizer que os discípulos “não mais andavam com ele”, o evangelista
quer dizer que eles não somente abandonaram Jesus em seu ministério itinerante,
mas também não estavam com ele em espírito. Eles não abriram mão de suas idéias
para aderir-se às de Jesus. Se eles soubessem quem era Jesus, eles teriam
abandonado qualquer idéia. Quantas vezes não abrimos mão de nossas idéias para
ficar no nosso mundo tão pequeno e estéril. Sempre lutamos para ter razão e no
fim nos encontraremos sós. Como é importante saber abandonar-se nas mãos de
quem é maior do que nós: Jesus Cristo. Como é grandioso submeter-se ao
fundamento maior, pois é a chave principal para o crescimento.
Ao saber da reação desses discípulos, Jesus
faz uma pergunta retórica seguida por uma afirmação: “Isto vos escandaliza?...O Espírito é que dá a vida, a carne não serve
para nada” (vv.61.63). Para entender o significado da afirmação de Jesus precisamos
ter na mente o que Jesus afirmou na conversa com Nicodemos: “O que é gerado da carne é carne, o que é
gerado do espírito é espírito” (Jo 3,6). A carne é o princípio natural
incapaz de compreender as profundezas do mistério de Deus. Ela designa a condição
terrestre na sua precariedade: somente o sopro de Deus assegura seu ser (cf. Jo
4,24;6,57; Rm 8,11 etc). Só o espírito, isto é, o princípio divino, é capaz de
levar o homem a compreender e aceitar a vida que lhe oferecida em Jesus Cristo.
O Espírito é a fonte do novo nascimento (cf. Jo 3,3-8). E as palavras de Jesus
são espírito porque procedem de Deus. Elas são a revelação da vida divina. Elas
são como pão da vida, um alimento que comunica ao homem a vida divina.
2. A Reação Dos Doze (vv.67-70)
A reação negativa de alguns dos
discípulos(v.66) faz Jesus dirigir sua palavra para os Doze para saber qual é
sua opção: “Vós também vos quereis ir
embora?” (v.67). Com esta pergunta, Jesus coloco os Doze diante de uma
decisão. Sua opção é radical: crer ou não crer; permanecer ou afastar-se de
Jesus. Sem dúvida, esta pergunta causa uma tensão profunda nos Doze. Apesar
disso, os muitos que seguiram a Jesus com generosidade descobriram que valeu a
pena. Descobriram um sentido para a sua vida, uma tarefa que lhes trouxe
crescimento em humanidade, em ternura com todos os outros filhos de Deus.
Em meio a essa tensão, Simão Pedro dá sua
resposta generosa: “A quem iremos,
Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos
que Tu és o Santo de Deus” (v.68). A resposta de Pedro é a versão joanina
daquilo que conhecemos como “confissão de Cesaréia de Filipe” (Mc 8,27-30 e
par.).
Simão Pedro não confessa Jesus como o
Messias, nem como o Filho do Homem ou o Filho de Deus vivo, mas como o Santo de Deus. “Santo de Deus” é uma designação singular e antiquíssima que
expressa a suprema dignidade da pessoas a quem é atribuído este título. Esta expressão o evangelista Mc põe na boca
dos possessos (Mc 1,24). Neste sentido Jesus é a encarnação e personificação da
santidade divina.
“Nós
reconhecemos” (egnókamen), diz Simão Pedro. “Conhecer” ou “reconhecer”,
aqui, não é um mero conhecimento teórico, mas um conhecer numa linha de
experiência pessoal. Nestas palavras, o que nos oferece não é só vida eterna, o
que já é mais do que poderíamos sonhar! Elas nos dão também a possibilidade de
vida mais plena, já aqui e agora. Jesus é o Pão da Vida, porque todo seu ser,
está repleto de Deus. Recebé-lo significa estar na vida eterna embora nossos pés
pisem ainda sobre a terra.
Na nossa vida diária ou no mercado de
trabalho, propostas nunca faltam, com promessas de paz, prosperidade e sucesso.
Em busca de uma solução para sua angústia de viver, muitos se deixam levar, às
vezes, até sem perceber a quem estão seguindo, sem notar que podem estar sendo
usados para favorecer algum esperto que manipula as necessidades do povo.
A pergunta séria que Jesus faz aos seus
discípulos também é para nós, para cada um, para cada família, para cada
profissional, para cada sacerdote, religioso e para cada batizado, em geral.
Não dá para fugir dela. Um dia todos vamos ter que dar conta da resposta que
demos ou que fingimos dar um dia aqui na terra.
Há na vida de cada um de nós, seguidor de
Jesus, momentos em que se apresenta uma situação e pergunta semelhante à do
Evangelho de hoje. Qual Deus a Quem seguimos, ou qual ídolo ao qual adoramos?
Continuamos com Jesus ou o abandonamos? Em que momento abandonamos Jesus? Por
que, apesar das dificuldades, dores, doenças, problemas, continuamos a
acreditar em Jesus Cristo?
Quando nos cansamos de seguir e de viver o
bem, a bondade, a caridade, a verdade, o amor e a justiça; quando estamos
fartos de ir à missa, de fazer nossas orações diárias ou nos enfastia este ou
aquele sacerdote, este ou aquele coordenador; esta e aquela pessoa da
comunidade, do trabalho; quando nos pesa a fidelidade conjugal e a família pela
tentação do prazer que dura apenas algum momento do que o próprio valor da família;
quando o mal nos rodeia e assedia; quando a dúvida e a incredulidade nos
oprimem, quando numa palavra, os ensinamentos de Jesus tornam-se para nós muito
duros, Jesus vem nos perguntar: “Também
você(s) quer(em) ir e me deixar?”
Todos nós vamos buscando na vida algo que nos
plenifique, nos satisfaça e nos realize como pessoas. Mas sempre caímos na realidade
de que somente há uma pessoa que realmente nos salva. Seu nome é Jesus Cristo.
Ele, e só Ele é a resposta, porque somente Ele é que tem palavras de vida
eterna. Se quisermos optar pela vida em plenitude, sem limites ou ocaso teremos de repetir com São Pedro, sem medo
nem complexo num mundo que prefere os ídolos, a indiferença ou o ateísmo ao próprio
Deus: “Senhor a quem iremos? Somente Tu
tens palavras de vida eterna. Nós cremos em Ti, o Filho de Deus”.
Há pessoas que estranhamente dizem: “Eu creio
em Deus, mas não pratica a religião”. É certo que não basta assistir ao culto,
se falta a comunhão plena com Jesus e com os irmãos. Mas um cristão que se diz
livre, sem missa, nem rezar/orar, nem prática religiosa, nem comunhão, não pode
ter uma fé viva que salva. Porque a vida está em Cristo, que é “o Caminho, a
Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Ele diz nesse discurso sobre o Pão da vida: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não
comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a
vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu
o ressuscitarei no último dia. O pão que eu darei é a minha carne para a vida
do mundo” (Jo 6,53-54.51).
Na comunhão eucarística, diferente do
processo alimentar normal, o pão que comemos não o assimilamos, mas ele nos
assimila, porque Cristo é mais forte do que nossa debilidade. De sorte que pode
ser verificado o que dizia São Paulo: “Já
não sou eu quem vive: é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). E se Deus está
do nosso lado, quem estará contra nós? (cf. Rm 8,31). Quando comungamos o Pão
eucarístico, sabemos muito bem que devemos concordar com aquilo que Jesus
ensinou, e viver a vida que Ele vivia. Esta opção exige a fé, o amor, a
conversão e a perseverança.
Dizemos que somos seguidores de Cristo. Será
que já percebemos bem o que isso quer dizer? Fizemos de fato a escolha do
caminho de Jesus? Será que realmente acreditamos do fundo de nosso coração que
só Ele tem palavras de vida eterna? Adesão a Jesus pela metade não leva nada. A
vida é coisa muito séria para a gente deixar passar sem se posicionar. A vida
sem sem reflexão, sem questionamentos e interrogações não vale a pena a ser
vivida. Para encontrar o sentido da vida cada um precisa se questionar,
questionar e deixar-se questionar pelos demais irmãos sobre o nosso modo de
viver e de conviver de cada dia. Viver na comunidade é aprender a viver e a
conviver na vulnerabilidade, pois a comunidade é o lugar em que são revelados
os limites, os medos e o egoísmo de cada um de nós. Na convivência descobrimos
nossa pobreza e nossas fraquezas, ou mesmo tempo nossas riquezas de dons,
nossos bloqueios, nossos ciúmes, nossas raivas e nossa vontade de destruir a
comunidade através dos comentários maldosos, da rivalidade, da divisão, e ao
mesmo tempo nossa bondade escondida no fundo de nosso coração que precisa der
arrancada para o bem de todos.
P.
Vitus Gustama,SVD
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