segunda-feira, 29 de junho de 2020

04/07/2020
A promessa da restauração - ppt carregarPalavra Eficaz : Amós 9 Comentários de Deepati Vara PrasadVinho novo em odre velho… | Ministério Independência com CristoEvangelho de hoje (Lc 5, 33-39) - Egídio Serpa | Egídio Serpa ...
CONFIAR EM DEUS EM TODOS OS MOMENTOS E VIVER NA NOVIDADE RADICAL DE JESUS
Sábado da XIII Semana Comum


Primeira Leitura: Am 9,11-15
Assim diz o Senhor: 11 Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12 deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza. 13 Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14 Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15 Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus.


Evangelho: Mt 9,14-17
Naquele tempo, 14 os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15 Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. 16 Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17 Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.


_______________
É Preciso Manter Nossa Esperança e Confiança Em Deus Apesar De Tudo, Pois Ele É Misericordioso


Assim diz o Senhor: Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora...”, são palavras consoladoras de Deus através do profeta Amós.


No início da leitura do profeta Amos encontramos um profeta que para provocar a conversão do povo de Deus anuncia catástrofes, lança denúncias e acusações. Quanto maior for perigo, mais pesadas se tornarão as palavras para chamar atenção.


O final de nossa leitura do profeta Amós tem um tom de esperança. Este texto final, na verdade, é um acréscimo do redator posteriormente. Com este acréscimo o redator quer diminuir o fatalismo da mensagem do profeta Amós. Assim, Amós segue a linha dos outros profetas clássicos que querem monstrar ao povo que o juízo jamais será a última palavra do Senhor, pois Deus é misericordioso para quem se converte. Por isso, encontramos dois textos que compõem a conclusão do livro do profeta Amós: Am 9,11-12 e Am 9,13-15. Am 9,11-12: fala da restauração da “tenda arruinada de Davi”. Esta  expressão se refere, segundo algumas interpretações, à recuperação da unidade do reino como aconteceu na época de Davi, rei ideal. Am 9,13-15: se refere à restauração do povo. Por isso, usa-se a expressão clássica: “Mudarei a sorte de meu povo”.que se concretizam através da abundância das colheitas, a fecundidade da terra, a reconstrução das cidades e as plantações dos campos. E o povo será plantado para sempre na terra do Senhor, sem acontecer mais deportação.


Depois das denúncias, o profeta anuncia um futuro de felicidade. A última palavra dos profetas é sempre a esperança. O “dia do Senhor” é calamidade porque destrói o mal, mas é antes de tudo “salvação” porque “as ruinas serão restauradas e as cidades reconstruídas”. Que o juízo jamais será a última palavra do Senhor e sim a misericórdia.


A esperança nos dá a capacidade de resistir que chamamos de perseverança. a capacidade de resistir remete para as nossas forças interiores e para as nossas firmes decisões. A perseverança  por causa da esperança implica necessariamente a disponibilidade para a conversão e para a renovação permanente. Quando falamos da perseverança, estamos conscientes de que nossa fidelidade é continuamente posta à prova e às tentações para desistir. É precisamente no momento de prova ou de tentação que entra em ação a capacidade de resistir por causa da esperança prometida por Deus. Aquele que estiver aberto para a capacidade de resistir e rezar constantemente para alcançar sua meta, poderá dizer com o Apóstolo Paulo: “Tudo posso n’Aquele que me dá força” (Fl 4,13).


Por isso, o profeta convida o povo a ter confiança em Deus que, apesar de ser exigente no cumprimento de sua Aliança, Deus é compreensivo com nossa debilidade, pois este Deus é misericordioso. Como camponês, o profeta Amós usa imagens da vida do campo para falar da misericórdia de Deus: “Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei.


Deus sempre nos dá esperança quando tudo parece o fim de tudo. Deus sempre nos permite o caminho do retorno, como a volta do filho pródigo (Lc 15,11-32), assim também havia sucedido depois do crime de Caim, ou o crime do castigo de dilúvio ou da escravidão de Egito. Deus tem coração de Pai-Mãe. Ele mesmo curará nossas feridas. É preciso pormos nossa confiança n´Ele apesar de não vermos nenhuma solução. Deus corrige, mas corrige a partir do amor, como o pai que corrige o próprio filho. Nele encontramos o sentido da vida e a confiança para curar nossa debilidades e restaurar o que foi destruído na vida pessoal ou eclesial. Por isso, nunca podemos perder a esperança e confiança em Deus, pois “O Senhor nos dará tudo o que é bom, e nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus” (Salmo Responsorial).


É Preciso Colocar Deus Como Centro De Nossa Vida


O texto do Evangelho de hoje fala sobre o jejum. Mas, no contexto do evangelho deste dia, não deveríamos entender a polêmica sobre o jejum dentro do contexto da prática ascética, isto é, privar-se da comida e da bebida com uma finalidade de penitência ou de solidariedade com os necessitados, repartindo o que temos com eles. Jejuar consiste essencialmente em nos privar de alimento, pelo sentido da palavra, mas em geral é referido a qualquer tipo de privação. O jejum começa a reentrar na nossa cultura atual por razões de dieta e de estética, ou aconselhado por certas formas de religiosidade, com origem no Oriente.


É evidente que o jejum continua tendo sentido para os cristãos. Jejum é um melhor meio para expressar nossa humildade e nossa conversão aos valores essenciais diante de uma sociedade dominada pelo consumismo desenfreado. Até os judeus piedosos jejuavam duas vezes na semana (segunda-feira e quinta-feira), como também os seguidores de João. O próprio Jesus jejuou no deserto (cf. Mt 4,2). A Igreja, como sempre, também recomenda o jejum, particularmente na Quaresma e pelo menos, uma hora antes da comunhão eucarística, como está escrito no Código de Direito Canônico (CIC): “Quem vai receber a santíssima Eucaristia abstenha-se de qualquer comida ou bebida, excetuando-se somente água e remédio no espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão” (Cân. 919). Fala-se de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão e não uma hora antes da missa.


Nós, cristãos, jejuamos porque ainda não nos deixamos invadir completamente pelo amor de Cristo Jesus. Jejuamos para Lhe dar lugar em nós, para que o Senhor possa ocupar toda a nossa existência a fim de que sejamos reflexos d’Ele neste mundo. Jejuamos para nos unirmos à sua Paixão-Ressurreição.


Mas podemos entender mal as motivações do jejum ou até cair no egoísmo e no orgulho. Por isso, a mesma Igreja, nos alerta para duas dimensões essenciais do jejum: a sua referência a Cristo e a sua dimensão de solidariedade. Além disso,  nós jejuamos para nos tornarmos sensíveis à fome e à sede de tantos irmãos, e para assumirmos a nossa responsabilidade na resolução dos problemas dos pobres e carentes. O verdadeiro jejum é dividir o que temos para oferecer a quem nada tem para viver. É dar nossas roupas para cobrir quem está sem nada para se vestir, comida para quem não a tem, bebida para quem não tem nada para saciar sua sede e assim por diante (cf. Mt 25,31-46). Sabemos que jamais podemos arrancar totalmente o sofrimento alheio, mas uma parte dele pode ser aliviada com nossa solidariedade e compaixão. Ninguém pode entrar no céu feliz deixando o irmão passando fome e outras necessidades básicas para um ser humano viver dignamente.


O jejum verdadeiro consiste em quebrar todas as cadeias injustas, em repartir o pão com o faminto. Segundo o profeta Isaias (Is 58,6-9), o culto deve estar unido à solidariedade com os necessitados. Caso contrário, não agrada a Deus e é estéril. As manifestações exteriores de conversão têm a sua prova real na caridade e na misericórdia com os necessitados, com os pobres, com os carentes do essencial como um ser humano para viver.


Tendo presentes estas dimensões, entendemos melhor o sentido do jejum que nos é recomendado e pedido pela Igreja, e mais facilmente evitamos cair na busca de uma perfeição individualista e fechada, sem nos preocuparmos com Cristo presentes nos outros (Mt 25,40.45).


Por isso, o jejum cristão não consiste apenas em abster-se de alimentos. Consiste, sobretudo, em desejar o encontro com Jesus salvador e o encontro com irmão, especialmente com irmão carente do básico para viver e sobreviver como um ser humano.


Mas no contexto do evangelho de hoje o jejum deve ser entendido como sinal da espera messiânica. É uma controvérsia que os discípulos de João provocam, e que essa polêmica se refere à aceitação ou não de Jesus Cristo como o enviado de Deus. Essa polêmica tem como fundo a queixa de Jesus. Os discípulos de João e os fariseus não reconhecem Jesus como o enviado de Deus e, por isso, não mudam de vida.


Por esta razão Jesus põe três comparações sobre si próprio: Primeiro, Jesus é o noivo ou esposo e, portanto, todos deveriam estar de festa e na festa e não de luto. Segundo, Jesus é o traje novo que não admite qualquer remendo ou algo de coisa velha posto no novo. Terceiro, Jesus é o vinho novo que não pode ser colocado nos odres velhos. Os discípulos de João deveriam aprender a lição porque João chama a si mesmo de “o amigo do noivo” (Jo 3,29). O código do mundo em desenvolvimento é a renovação e a transformação. Se não há nada que mude fora de nós é porque nada mudou dentro de nós. "Se procuras algo bom, procura-o em ti mesmo até que o encontres" (Epicteto). Para que possamos alcançar nossos objetivos em tempo recorde, precisamos ser pessoas que renovam sua mente e disciplinam sua vida e suas opções de cada dia. Renovar significa colocar algo novo na mente. Uma pessoa que alcança o sucesso dos seus sonhos renova continuamente os seus pensamentos e avalia permanentemente suas atividades.


O que Jesus quer ensinar através do texto do Evangelho de hoje é a atitude que os seus seguidores devem ter: a festa e a novidade radical. Estando com Cristo e sabendo que Cristo está com eles, os cristãos não devem viver tristes. O cristianismo é, sobretudo, festa porque se baseia no amor de Deus, na salvação que nos oferece em Cristo Jesus, na vida que não termina com a morte, pois Cristo Jesus venceu a morte através de sua ressurreição. Esse mesmo Cristo Jesus nos comunica sua vida e sua graça na Eucaristia que nos faz vivermos a vida na alegria e na graça apesar de suas dificuldades, pois nosso Deus é o Deus-Conosco.


Por isso, viver em Cristo e viver com Cristo significa viver na novidade radical. Crer em Jesus Cristo e segui-Lo não significa mudar apenas alguns pequenos detalhes, ou por uns remendos novos para um traje velho ou guardar o vinho novo da fé nas estruturas caducas do pecado. Seguir Jesus significa mudar o vestido inteiro, é mudar de mentalidade para enxergar além das aparências, para ampliar o horizonte. É ter um coração novo que prefere a misericórdia ao sacrifício (Mt 9,13) . Seguir Cristo significa que os seus ensinamentos devem afetar toda a nossa vida e não somente umas orações ou práticas piedosas. As práticas religiosas isoladas do compromisso com a vida e com os necessitados não nos levam para Deus.
P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

25/11/2024-Segundaf Da XXXIV Semana Comum

GENEROSIDADE E DESPOJAMENTO DE UMA VIÚVA, FRUTO DE SUA FÉ EM DEUS Segunda-Feira da XXXIV Semana Comum Primeira Leitura: Apocalipse 14,1-...