27/06/2020
UM “PAGÃO” QUE ENSINA
O CRENTE A CRER NA EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS
Sábado da XII Semana Comum
Primeira Leitura: Lamentações 2,2.10-14.18-19
2 O Senhor destruiu sem piedade todos os campos de Jacó; em sua ira
deitou abaixo as fortificações da cidade de Judá; lançou por terra, aviltou a
realeza e seus príncipes. 10 Sentados no chão, em silêncio, os anciãos da
cidade de Sião espalharam cinza na cabeça, vestiram-se de saco; as jovens de
Jerusalém inclinaram a cabeça para o chão. 11 Meus olhos estão machucados de
lágrimas, fervem minhas entranhas; derrama-se por terra o meu fel diante da
arruinada cidade de meu povo, vendo desfalecerem tantas crianças pelas ruas da
cidade. 12 Elas pedem às mães: “O trigo e o vinho, onde estão?” E vão caindo
como derrubadas pela morte nas ruas da cidade, até expirarem no colo das mães.
13 Com quem te posso comparar, ou a quem te posso assemelhar, ó cidade de
Jerusalém? A quem te igualarei, para te consolar, ó cidade de Sião? Grande como
o mar é tua aflição; quem poderá curar-te? 14 Teus profetas te fizeram ver
imagens falsas e insensatas, não puseram a descoberto a tua malícia, para
tentar mudar a tua sorte; ao contrário, deram-te oráculos mentirosos e
atraentes. 18 Grite o teu coração ao Senhor, em favor dos muros da cidade de
Sião; deixa correr uma torrente de lágrimas, de dia e de noite. Não te concedas
repouso, não cessem de chorar as pupilas de teus olhos. 19 Levanta-te, chora na
calada da noite, no início das vigílias, derrama o teu coração, como água,
diante do Senhor; ergue as mãos para ele, pela vida de teus pequeninos, que
desfalecem de fome em todas as encruzilhadas.
Evangelho: Mt 8,5-17
Naquele
tempo, 5 quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele,
suplicando: 6 “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo
terrivelmente com uma paralisia”. 7 Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8 O oficial
disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só
palavra e o meu empregado ficará curado. 9 Pois eu também sou subordinado e
tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro:
‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. 10 Quando
ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos
digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11 Eu vos digo:
muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus,
junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12 enquanto os herdeiros do Reino serão jogados
para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. 13 Então, Jesus
disse ao oficial: “Vai! E seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o
empregado ficou curado. 14 Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele
deitada e com febre. 15 Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e
pôs-se a servi-lo. 16 Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas
possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou
todos os doentes, 17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
“Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.
_________________
Em Deus Encontramos a
Proteção e a Salvação
Lemos em 2Rs 24,8-17 (Primeira Leitura da
Quinta-Feira passada) a conquista de Jerusalém pelo rei babilônico, o Templo de
Jerusalém destruído e os elites deportados para Babilônia. Em épocas
anteriores, Deus interviera para livrar o Povo eleito do ataque dos sírios (Is
7,1-9) e mais recente, das tropas de Senaquerib (2Rs 19).
Desta vez (que lemos também na Primeira
leitura), na leitura dos deuteronomistas, Deus se colocou contra o povo que foi
infiel a Ele. Segundo a tradição deuteronomista o estado atual do povo responde
a uma lógica: o mau comportamento termina com o mau resultado. Logo, o
sofrimento é merecido. Segundo este paradigma, os inimigos não são culpáveis e
sim são instrumentos de Deus e fizeram o que a lógica ordenava. Neste sentido,
Deus é inteiramente justo com seu povo. Podemos dizer que, a partir da lógica
deuteronomista, o âmbito da dor não faz parte da realidade, ou melhor dizer,
não fica totalmente integrada, tão somente é uma nota adicional ao drama que se
vive ou à infidelidade que se pratica contra Deus.
Os profetas, entre eles o profeta Jeremias
(Jr 25,9;26,9;28,14), tinham anunciado o desastre causado pelo pecado e pela
persistência do povo no pecado (Jr 22,3). A destruição de Jerusalém, que é a
sede das promessas de Deus, de sua presença e de sua justiça, significa, para o
povo eleito, uma ruptura de toda a fé acumulada durante séculos.
Dentro deste contexto, podemos entender o
conteúdo do Salmo Responsorial de hoje (Sl 73/74): “Senhor, por que razão nos rejeitastes para sempre e vos irais contra as
ovelhas do rebanho que guiais? Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes,
desta tribo que remistes para ser a vossa herança, e do monte de Sião que
escolhestes por morada! Dirigi-vos até lá para ver quanta ruína: no santuário o
inimigo destruiu todas as coisas; puseram fogo mesmo em vosso santuário!
Rebaixaram, profanaram o lugar onde habitais! Recordai vossa Aliança!”.
A Primeira Leitura de
hoje é tirada do Livro das Lamentações. É muito conveniente que ao terminar a
seção histórica do Livro dos Reis, a Igreja nos proponha uma página de um “homen
inspirado” que escreveu as Lamentações. Quem escreveu as Lamentações é um
grande poeta cujo coração é bastante sensível e é um homem de Deus. Ele se
solidariza com a desgraça do povo, inclusive quenado este povo é culpável.
O Livro das Lamentações é breve: somente tem
cinco capítulos. Trata-se de uma coleção de cinco poemas anônimos em torno ao
tema comum da queda de Jerusalém.
O texto que lemos na Primeira Leitura de hoje
é um canto patético de dor: a cidade destruída, os anciãos silenciosos, as
lágrimas nos olhos de todos, as crianças mortas e as crianças desfalecidas de
fome, o povo destinado ao desterro e assim por diante. Mas o autor do Livro
convida o povo a dirigir-se a Deus com sua oração e suas mãos erguidas para o
céu, que se resume no Salmo Responsorial de hoje: “Recordai-vos deste povo que outrora adquiristes, desta tribo que
remistes para ser a vossa herança, e do monte de Sião que escolhestes por
morada! Recordai vossa Aliança!”.
Como os judeus, temos que erguer nossas mãos
até Deus e lamentar-nos de situações dramáticas de nossa época. Hoje em dia, há
muita abundância em certos países, mas ao mesmo tempo há muitíssimas crianças
que gritaram pedindo pão e moradia, especialmente as crianças refugiadas
vítimas de guerras civis e suas mães não sabem o que fazer. Sem a ajuda de Deus
e o socorro da humanidade, todas as crianças serão condenadas a partir deste
mundo antes do tempo. Quando refletirmos e interpretarmos nossa história
pessoal de dor ou as desgraças da comunidade cristã (muitos cristãos foram
assassinados pelos fanáticos de outras crenças) ou da sociedade humana a partir
da fé, todos nos tornaremos mais humildes e recorreremos a Deus como maior
confiança, pois somente Deus tem as chaves da história e continua querendo
nossa salvação. Muitos dos Salmos que lemos ou rezamos nos servem para
expressar também nossos sentimentos e nos ajudam a lermos a história com
sentido religioso e por isso, nunca perderemos nossa esperança em Deus que nos
ama. O milagre dos milagres é o olhar amoroso de Deus para mim, para você, para
nós todos e para a humanidade em geral. Confiamos neste olhar amoroso de Deus e
estar dentro deste olhar amoroso.
Um “Pagão” Que Tem Fé
Em Deus
Ontem lemos o relato da cura do leproso,
quando Jesus desceu do Monte do Sermão. Hoje escutamos mais dois milagres: em
favor do empregado de um centurião e da
sogra de Pedro. Ontem Jesus curava um leproso, um recusado pela sociedade. Hoje
atende a um estrangeiro. Jesus tem uma admirável liberdade diante das normas
convencionais de seu tempo. Jesus transmite a salvação de Deus como e quando
quer.
El militar es pagano, romano, o sea, de la
potencia ocupante. Pero la gracia no depende de si uno es judío o romano: sino
de su actitud de fe. Y el centurión pagano da muestras de una gran fe y
humildad. Jesús alaba su actitud y lo pone como ejemplo: la salvación que él
anuncia va a ser universal, no sólo para el pueblo de Israel. Ayer curaba a un
leproso, a un rechazado por la sociedad. Hoy atiende a un extranjero. Jesús
tiene una admirable libertad ante las normas convencionales de su tiempo.
Transmite la salvación de Dios como y cuando quiere.
“Senhor, eu não sou digno de que entres em
minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”.
Segundo Mateus, o primeiro milagre operado
por Jesus, que é a cura do leproso, foi para um membro do povo de Deus. O
segundo milagre foi em favor de um pagão. Tudo é um programa. O movimento
missionário da Igreja já está presente nesse segundo milagre. A salvação de
Deus não está reservada para uns poucos. Deus ama a todos os homens; seu amor
rompe as barreiras que levantamos entre nós. Jesus fez seu segundo milagre em
favor de um oficial romano, em favor de um pagão. E os romanos eram mal vistos
pelo Povo eleito.
“Senhor, meu empregado está de cama,
paralitico”, disse o centurião a Jesus.
O militar é “pagão”, romano, ou seja, da potência
ocupante. Mas a graça não depende do homem se é um judeu ou romano, e sim de
sua atitude de fé. E o centurião dá mostras de uma grande fé e humildade. A fé
abre as portas que conduzem à proximidade de Deus e de seu Filho, Jesus Cristo.
O milagre possibilita também a descobrir Deus dentro da própria humanidade. Jesus
com seus milagres cura a humanidade de dentro, tira as barreiras que põem a exclusão
e a marginalização e aproxima o ser humano para Deus. o milagre dos milagres é
o olhar amoroso de Deus para a humanidade que busca a libertação.
O oficial romano não pertence a uma Igreja ou
a uma religião, ou ao Povo eleito, porém se comporta como um verdadeiro homem
de Deus. Ele se comporta muito humano com os outros, especialmente com aquele
que no olhar da sociedade não tem importância para se tratar daquela maneira.
Por isso, esse oficial romano é um verdadeiro e autêntico homem de Deus. O
homem de Deus trata o outro de maneira humana, pois o outro é o filho de Deus,
templo do Espírito Santo (cf. 1Cor 3,16-17). Por essa razão, podemos encontrar
os cristãos em qualquer religião, crença ou grupo, pois “Vós os reconhecereis
pelos seus frutos” (Mt 7,16.20). Com efeito, o paganismo não depende da
pertença ou não a uma religião. O paganismo depende do modo de viver e de se comportar
com os demais homens. Por isso, um cristão pode ser um pagão por causa do seu
modo de viver não cristão. E aquele que se diz pagão pode ser um verdadeiro
cristão se ele comportar-se como o oficial romano que se preocupa com o bem do
outro e acredita no poder de Deus. Em outras palavras, existem os cristãos
pagãos como existem também os pagãos cristãos a partir do modo de viver e de
conviver.
Ao atender esse oficial “pagão” Jesus quer
nos mostrar que ele não aceita nossas divisões, nem nossos racismos nem nossas
discriminações. O coração de cada seguidor de Jesus deve ser universal e
missionário, como o próprio coração de seu Mestre, Jesus Cristo. E cada cristão
deve reconhecer e aceitar com facilidade qualquer pessoa do bem,
independentemente de sua crença.
“Senhor, meu empregado está de cama,
paralitico”. A oração desse homem serve de exemplo para nós. Ele expõe
simplesmente a situação; descreve a doença. E o mais notável é que ele pede em
favor do outro, de seu empregado. É uma oração de intercessão. Será que eu rezo
somente por mim mesmo e somente pela minha família? Será que tem lugar na minha
vida uma oração de intercessão? Será que eu rezo pelos outros, especialmente
pelos necessitados e por aqueles dos quais não gosta de mim ou por aqueles das
quais eu não gosto? (cf. Mt 5,43-47).
O Senhor sente em todo caso o grito de
sofrimento, apesar de o doente não estar presente. O Senhor não é insensível.
Sua reação é imediata: "Vou curá-lo".
Mas é impressionante a profunda humildade
desse oficial ao dizer a Jesus: “Senhor, eu não sou digno de que entres em
minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. Este
pagão é muito consciente de que a lei judaica o recusa por ser pagão. Ele
não quer pôr Jesus em uma situação de “impureza legal”. Por isso, ele quer
evitar que Jesus entre em sua casa. “Dize uma só palavra e o meu empregado
ficará curado“, diz o oficial a Jesus. Este homem valoriza a Palavra de Jesus,
porque a Palavra de Deus está cheia de autoridade e de poder. O que interessa ao
evangelista Mateus é algo muito distinto: a força da Palavra de Jesus que atua
ou opera em quem crê. O oficial romano estava muito seguro do poder de Jesus, e
por isso, ele disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa.
Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. Ele olha para Jesus
como quem tem autoridade em Sua palavra, pois entende que a enfermidade e o mal
têm que obedecer a Ele assim como os soldados obedecem ao seu general: “Pois
eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um:
‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze
isto!’, e ele faz”. Para ele, Jesus Cristo é um grande “general” de todas
as forças do universo. É uma maravilhosa comparação. O mais maravilhoso ainda é
o tamanho da fé desse oficial romano.
Pela fé na Sua Palavra Jesus elogia esse
homem: “Em verdade, vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé”.
É a fé de quem se considera pagão. Mas se comporta como um verdadeiro cristão.
Jesus põe em contraste a incredulidade dos
seus contemporâneos judeus com a fé do pagão: “Em verdade, vos digo: em ninguém
de Israel encontrei tanta fé”. O tamanho da fé do “pagão” não se encontra no
meio do Povo eleito. A fé que se encontra no “pagão” não se encontra naqueles
que se dizem fieis ou crentes. O “pagão”
ensina o crente a acreditar na Palavra de Deus, pois ela é eficaz. É uma grande
ironia! A fé que Jesus exige é um impulso de confiança e de abandono pelo qual
o homem renuncia a apoiar-se em seus pensamentos e em suas forças para
abandonar-se à Palavra e ao poder de Aquele em quem acredita.
Antes de receber o Corpo do Senhor na
comunhão, repetimos a frase desse oficial romano: “Senhor, eu não sou digno de que entres em
minha morada. Dize uma só palavra, serei salvo”. A Eucaristia quer
curar nossas debilidades. O próprio Senhor Jesus se faz nosso alimento e nos
comunica sua vida: “O Pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo.
Quem come minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna” (Jo 6,51.54).
A vida de Cristo que recebemos na comunhão deve transformar nossa vida em vida
para os demais homens. O oficial romano nos ensina a nos preocuparmos com o bem
do outro e a crermos no poder eficaz da Palavra de Deus.
P.Vitus Gustama, SVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário