segunda-feira, 1 de junho de 2020




05/06/2020
TODA A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS – 2 Timóteo 3:16-17 ...Toda Escritura É Inspirada Por Deus E... (2 Timóteo 3 - 16 17)PALAVRA DE DEUS: O SENHOR E FILHO DE DAVI - MARCOS 12,35-37 ...
VIVER CONFORME A PALAVRA DE DEUS PARA CHEGAR À PERFEIÇÃO
Sexta-Feira Da IX Semana Comum


Primeira Leitura: 2Tm 3,10-17
Caríssimo, 10 tu me tens seguido fielmente no ensino, no procedimento, nos projetos, na fé, na paciência, no amor, na perseverança, 11 nas perseguições e nos sofrimentos que suportei em Antioquia, Icônio e Listra. E que perseguições sofri! Mas de todas elas o Senhor me livrou. 12 Aliás, todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos. 13 Os homens maus e sedutores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14 Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15 Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra.


Evangelho: Mc 12,35-37
35Naquele tempo, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com prazer.
_________________


Somos Chamados a Ser Pessoas Ideais De Deus


Todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos. Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade.....”. São algumas frases da Primeira Leitura que lemos hoje.


Depois de ter recordado a Timóteo as maravilhas passadas da evangelização (2Tm 1) e exposto as dificuldades presentes (2Tm 2), são Paulo enfoca o porvir e seus perigos: heresias e corrupção da doutrina (falsa doutrina), apostasias e perseguições. Tudo isso é dirigido ao seu fiel discípulo: Timóteo. Em outras palavras, haverá o combate decisivo entre o bem e o mal por causa da fidelidade na vivência dos ensinamentos de Jesus Cristo e daquilo que é verdade: “Todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus serão perseguidos”. Perseguição foi o caminho seguido por Cristo e ele o anunciou aos discípulos no discurso da despedida (Jo 15,19-20). Agora são Paulo  anunciou a Timóteo o mesmo caminho. Mas não deve ter medo das perseguições pelo evangelho, pois o próprio Cristo prometeu o Reino para aqueles que sofressem perseguição por sua causa (Mt 5,11).


Podemos dizer que a vida de um cristão e da Igreja em geral, se permanecer fiel aos ensinamentos de Cristo, é uma luta permanente contra o mal (“homens maus e sedutores”). Qualquer cristão verdadeiro sofrerá perseguições e ódios de uma grande parte da sociedade injusta e desonesta, por manter sua opção pelos valores do Reino tais como amor, justiça, honestidade, verdade, igualdade, fraternidade e assim por diante. A presença do justo é sempre uma censura viva para os desonestos. Enquanto a Igreja existir sobre a face da terra, vão continuar a existir também mártires. Mas o sangue do mártir é a semente para a Igreja e para a humanidade inteira.


Diante do anúncio da futura perseguição, são Paulo dá conselho para Tomóteo para que permaneça fiel à sã doutrina que Timóteo aprendeu da tradição (ensinamentos orais etc.)como verdade e das Sagradas Escrituras (Bíblia), que ele aprendeu desde a infância, pois elas contém a sabedoria para viver na retidão, e conduzem os homens à salvação: “Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus”.


A expressão “As Sagradas Escrituras” da qual são Paulo fala aqui se refere ao Antigo Testamento (AT), já que a coleção do Novo Testamento (NT) não existia, todavia. É impossível entender o NT sem uma leitura inteligente do AT. Jamais podemos mutilar a Bíblia de acordo com o nosso gosto. Uma leitura do AT independente da tradição, independente “da fé em Jesus Cristo” (2Tm 3,15), não seria salvífica, de acordo com São Paulo.


O segundo conselho de são Paulo para Timóteo é este: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra”. É por isso que cada cristão deve ler, meditar e viver de acordo com a Palavra de Deus.


São Paulo enfatiza, em primeiro lugar, que na composição dos livros que formam a Escritura interveio misteriosamente o Espírito Santo (“inspirado por Deus”). A ação do Espirito Santo influiu no entendimento e na vontade dos autores dos livros bíblicos  de tal modo que os autores colocaram por escrito o que Deus queria nos comunicar por meio deles. Isto significa que os autores bíblicos são pessoas que se deixam inspirar e guiar pelo Espirito Santo. Por isso, o Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática, Dei Verbum (DV), afirma: “As coisas reveladas por Deus, contidas e manifestadas na Sagrada Escritura, foram escritas por inspiração do Espírito Santo. Com efeito, a santa mãe Igreja, segundo a fé apostólica, considera como santos e canónicos os livros inteiros do Antigo e do Novo Testamento com todas as suas partes, porque, escritos por inspiração do Espírito Santo (cfr. Jo. 20,31; 2 Tim. 3,16; 2 Ped. 1, 19-21; 3, 15-16), têm Deus por autor, e como tais foram confiados à própria Igreja. Todavia, para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria” (DV n.11). Mais carinhosa ainda é a afirmação do Papa Leão XII: “Oráculos e palavras divinas, cartas dirigidas pelo Pai celestial e transmitidas pelos autores sagrados ao gênero humano que peregrina longe de sua pátria” (Encíclica Providentíssimus Deus).


Sendo inspirada por Deus, a Sagrada Escritura possui a fonte para toda formação e educação cristã. Santo Tomás de Aquino comentou: “São quatro os efeitos da Sagrada Escritura: é útil para ensinar a verdade e confrontar a falsidade, isto quanto à ordem especulativa; para libertar do mal e induzir ao bem, quanto à ordem prática; serve, além disso, para conduzir o homem à perfeição. Porque não o torna bom de qualquer maneira, mas sim aquele que busca a perfeição”.


Portanto, preparemos sempre tempo para nos familiarizar com a Palavra de Deus. Procuremos algum tempo durante o dia para ler e meditar a Palavra de Deus para nos aperfeiçoar como pessoas de Deus. A Bíblia não é somente um livro e sim ela é o Livro. Ela é a voz de Deus; ela é o livro para todos os tempos. No processo da história da salvação a Palavra se faz Aliança, se faz Torá, se faz Palavra profética, que denuncia e anuncia. Ela se faz Palavra Orante(Salmos); se faz Palavra Encarnada em Jesus de Nazaré (Jo 1,14). A Salvação de Jesus se faz Relato e Narração oral que pouco a pouco se plasma em escrito(Evangelho). Como voz de Deus a Palavra de Deus deve ser escutada, meditada, contemplada e vivida. Quando a Palavra de Deus for proclamada e lida, estarei frente a frente com Deus. Cada Palavra de Deus proclamada ou lida, Deus sempre tem alguma palavra para mim: para minha vida (meu comportamento, meu modo de viver, meu modo de falar etc), minha família, meu casamento, minha profissão, meu trabalho, minhas dificuldades e meus problemas.Por isso, eu preciso escutá-la.


Timóteo caminhou com são Paulo e sofreu com ele todo tipo de tribulações e perseguições por causa do Evangelho. Apesar do duro seguimento de Cristo, Timóteo, junto com são Paulo, permaneceu fiel ao Senhor, de tal modo que a Palavra de Deus se converteu para ele e para os evangelizados em fonte de salvação. Por isso, o verdadeiro discípulo é aquele vai atrás das pegadas de Cristo, pois não são palavras dos homens e sim Cristo, Evangelho vivente do Pai que nos ensina, repreende, corrige e educa na virtude para que sejamos perfeitos em Deus.


Jesus Cristo É Poderoso No Amor


O texto do evangelho deste dia pertence ao conjunto de relatos polêmicos entre Jesus e os dirigentes do povo de sua época. Finalmente Jesus se encontrou em Jerusalém e se enfrenta com os representantes do judaísmo oficial em uma série de controvérsias religiosas sobre temas fundamentais da fé.


Neste texto Jesus disse: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? ... O próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?”.


O título “filho de Davi”, aplicado a Jesus Cristo faz parte da medula do evangelho. Na Anunciação, a Virgem Maria recebeu esta mensagem: “O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará sobre a descendência de Jacó para sempre” (Lc 1,32-33). Os pobres, que pediam a cura a Jesus, clamavam: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim” (Mc 10,48). Em sua entrada solene em Jerusalém, Jesus foi aclamado com o mesmo título (cf. Mc 11,10).


Mas Jesus não é somente filho de Davi. Ele é o Senhor. Jesus afirma isso solenemente ao citar o Salmo 110,1: “Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés”. Em outras palavras, o texto quer esclarecer sobre a verdadeira identidade de Jesus.


Quem é Jesus? Esta é a pergunta que o evangelista Marcos quer responder no seu evangelho. Jesus é Cristo/Messias, o Filho de Deus! É a resposta dada pelo evangelista Marcos logo no início do seu evangelho. No contexto do evangelho de Mc, o Messias é o Filho do Homem e o Filho de Deus.


Jesus é o Filho do Homem e Filho de Deus, o Messias, mas não ostenta o poder. Jesus se afasta de todo poder para instaurar uma realidade nova, onde os que não exercem o poder se sentem importantes e são chamados para a plenitude. Por isso é que Jesus está sempre próximo dos marginalizados, dos empobrecidos, dos excluídos, dos abandonados e faz refeição com eles.


Jesus está consciente de sua Messianidade e de seu ser Senhor e Rei. No entanto, toda sua vida se desenvolve no serviço e na entrega em amor por nós; amor que chega ao extremo de sacrificar sua própria vida por nós, como se nós fôssemos os Senhores. Trata-se de uma maneira de viver que contém uma crítica dura para os escribas e fariseus que vivem a ostentação na maneira de vestir, que adoram as honrarias e o louvor dos homens, mais do que a honra e o louvor a Deus, que amam o dinheiro impulsivamente, e assim por diante. A falsa profissão religiosa e a hipocrisia são uns dos maiores pecados dos homens. É fingir religiosidade, mas na realidade estão servindo ao mundo. Em tudo que o que fizermos no campo religioso, jamais usemos disfarce como os escribas e fariseus. Sejamos sinceros, reais, honestos, humildes e francos no nosso cristianismo. Jamais poderíamos enganar Deus que nos vê. Por isso, Deus não se deixa enganar. O dia do julgamento logo chegará.  


Em que consiste, então, o poder de Deus? Ele é poderoso, mas no amor. Ele está acima de tudo, mas sempre no amor. Ele é onipotente, mas no amor. Ele é onipresente, mas está sempre presente por amor. Ele é onisciente, mas nos conhece no amor e por amor.  Por causa do seu amor por nós, Jesus foi capaz de aceitar ser crucificado na cruz, em vez de derrubar e matar seus adversários. Jesus nos amou, e nos amou até o fim (cf. Jo 13,1). Jesus é amado pelo Pai por causa disso tudo. E para nós Jesus é o amor encarnado do Pai (cf. Jo 3,16).


Cada dia nós somos chamados a entender este Jesus, o Deus próximo do homem. Não podemos continuar sustentando uma teologia nem uma Igreja que apresente um Jesus cheio de poder, já que esta imagem contradiz a experiência que os evangelhos e todo o Novo Testamento nos apresentam de Jesus.


Quanto mais amor dá, tanto mais você se enche de amor: o amor não se gasta ao ser dado; pelo contrário, você se enche cada vez mais de amor. Quando se ama, as diferença se aproximam e se enriquecem mutuamente e as forças se somam. Qualquer um será um bom líder, bom diretor, se for amado mais do que obedecido ou temido. Uma pessoa só terá autoridade, se conseguir fazer o outro crescer.
P. Vitus Gustama,svd

Nenhum comentário:

São Filipe e São Tiago Menor-Apóstolos-03/05/2024

SÃO FILIPE E SÃO TIAGO, APÓSTOLOS 03 de Maio Primeira Leitura: 1Cor 15,1-8 1 Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e ...