SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO
PROTÓKLITOS
30 de
Primeira Leitura: Rm 10,9-18
Irmãos, 9 se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10 É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11 Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12 Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13 De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14 Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15 E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16 Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17 Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18 Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”.
Evangelho: Mt 4,18-22
Naquele tempo, 18 quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20 Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21 Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22 Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
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Santo André
Hoje celebramos a festa do apostolo André. A
A liturgia grega distingue Santo André com o título de “protóklitos”, “o primeiro chamado”. Mas, em rigor, este título há de compartilhá-lo com o apóstolo João. Os dois foram os primeiros que em uma tarde inesquecível, escutaram as palavras de Jesus, novas para o mundo. Esta recordação, que sempre fresca na memória de João, ficou esculpida em seu Evangelho (cf. Jo 1,35-42)
Segundo as fontes bíblicas André é irmão de
Pedro. Os
Podemos imaginar o diálogo comovente naquela tarde entre Jesus e os dois discípulos de João Batista. Aquelas palavras de Jesus, que inicia sua vida pública de uma forma tão simples que servem como o caminho para a fonte que mata para sempre a sede de Deus e o sentido da vida. As palavras de Jesus estavam penetrando os corações daqueles simples pescadores, já preparados pela pregação de João Batista. Essa alegria espiritual, essa descoberta insuspeitada encheu o coração de André com um entusiasmo sem hesitação.
Ao chegar em casa
com a impressão da entrevista, ele contou ao irmão Pedro: "Encontramos o
Messias". E Pedro, influenciado pela fé de seu irmão, corre para Jesus, e
nEle encontrou a hora inicial de uma grandeza singular que o futuro vai
preparar para Pedro, pois sobre ele Jesus vai edificar sua Igreja (Mt
16,17-19).
André apresntou Pedro, seu irmão, a Jesus. O que é bom e precioso não é guardado
apenas no coração de Andre. Ele tem
O
O
Santo André aparece como um homem de natureza calma e serena, oposto à impetuosidade característica de seu irmão Pedro. Com um coração nobre e aberto, inspirou simpatia e confiança. De natureza sensível, foi fácil entusiasmo simples quando uma ótima idéia o dominava. Embora tenha participado das pequenas rivalidades dos apóstolos sobre quem seria o maior e poderia apresentar o título de "primeiro chamado", não parece, no entanto, desejar grandes coisas. Os filhos do Zebedeu, e especialmente o seu irmão Pedro, o dominaram com ousadia e ousadia. André é mais sensato e prudente; mais pago de si mesmo, e, portanto, sujeito a mais imprudência é o seu irmão, Pedro.
O apóstolo é o enviado por Jesus, e aqui está a grandeza dele e não em seus dons pessoais, em seus valores humanos, em sua atividade, em sua influência. A magnitude de sua personalidade reside naquele dia em que Jesus colocou seus olhos nele, entendeu o olhar penetrante, aceitou a missão que lhe foi confiada e foi fiel à morte pela mensagem recebida de Jesus, sem se assustar com a morte ou com os poderes humanos. Ser apóstolo é orientar a vida e trabalhar para Jesus e para os homens: receber da palavra e da vida de Jesus e dar aos homens, sem adulterar, sem mudar, a vida e a palavra. O dom do apostolado leva a dar vida, a selar a palavra recebida com a morte se assim o desejar. E isso com fé, com alegria e amor. Ser apóstolo é dar testemunho de Jesus até o final.
Entre as virtudes de Santo André destacam-se a mansidão e a humildade, a simplicidade e a ingenuidade de sua alma, o entusiasmo sincero por Jesus que conheceu numa tarde inesquecível, perto das águas do Jordão. O "primeiro chamado" mostrou uma grande constância na pregação e uma inquebrável paciência na dor, diz o breviario gótico. Que ele interceda por nós para que sejamos perseverantes no testemunho de Jesus e de seus ensinamentos mesmo que encaremos a cruz na qual somos crucificados com Jesus e os irmãos André e Pedro.
Mensagem Do Evangelho De Hoje
“Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. É o convite de Jesus aos dois irmãos, Simão e André, que lemos no Evangelho de hoje. A expressão se encontra na boca de Eliseu (2Rs 6,19). A fórmula “ir-se” ou “seguir atrás de” aparece repetidamente na cena da chamada de Eliseu pelo profeta Elias (1Rs 19,19-21). Jesus se apresenta, portanto, como profeta e sua chamada promete a comunicação do Espírito profético a seus seguidores. Por outro lado, o trabalho dos dois irmaos (pescadores) e a metáfora de Jesus “pescadores de homens” aludem a Ez 47,10, onde se utiliza também a metáfora dos pescadores que recolhem uma pesca abundante. A menção do mar/lago, do trabalho de pescadores e a metáfora usada por Jesus esclarecem o significado da frase: Jesus chama a uma missão profética, que pretenderá atrair os homens, tanto judeus como pagãos (o mar como fronteira) e cujo êxito está assegurado.
A resposta dos dois irmaos é imediata. Aparece pela primeira vez o verbo “seguir”, que referido a discípulos, indicará a adesão à pessoa de Jesus e a colaboração em sua missão. A adesão à pessoa de Jesus comporta uma ruptura com a vida anterior, uma mudança radical para entregar-se a fim de procurar o bem do homem.
A segunda cena (vv.21-22), isto é, a chamada de Tiago e João, é descrita mais brevemente que a primeira, mas tem o mesmo significado. Esses dois irmãos estão unidos não apenas pelo vínculo de fraternidade, mas também pela presença de um pai comum. No evangelho, "o pai" representa a autoridade que transmite uma tradição. Jesus não teve pai humano, não está condicionado por uma tradição anterior; seus discípulos abandonam o pai humano. Doravante, como o próprio Jesus, eles não deverão reconhecer mais do que o Pai no céu: “A ninguém na terra chameis ‘Pai’, pois só tendes o Pa celeste” (23,9).
O chamado de André e de seus companheiros é então inscrito na produção de vida para a humanidade e para toda a criação. Compartilhando o projeto de Jesus, eles encontram a força para realizar sua missão. Graças aos discípulos, o Reino está presente na vida dos homens e a missão profética de Jesus é plenamente cumprida. O futuro de Deus é antecipado e tornado presente no meio da existência humana pela colaboração do próprio homem nesse projeto.
Também a cada um de nós - a todos os cristãos - Jesus nos pede todos os dias para colocar a seu serviço tudo o que somos e temos para que, vivendo com Ele, as tarefas de nossa vida: trabalho profissional e nossa família, sejamos "pescadores de homens". O que quer dizer com "pescadores de homens"? Uma boa resposta pode ser um comentário de São João Crisóstomo. Este Pai e Doutor da Igreja diz que André não sabia explicar bem ao seu irmão Pedro quem era Jesus e, por isso, "levou-o à mesma fonte de luz", que é Jesus Cristo. "Pescadores" significa ajudar os que nos rodeiam na família e no trabalho a encontrar Cristo que é a única luz para o nosso caminho.
P. Vitus Gustama,SVD
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