segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

06/12/2024-Sextaf Da I Semana Do Advento

NO SENHOR E COM O SENHOR ENCONTRAREI A ALEGRIA DE ENXERGAR NOVAMENTE O SENTIDO DA MINHA VIDA

Sexta-Feira da I Semana do Advento

Primeira Leitura: Is 29,17-24

Assim fala o Senhor Deus: 17 Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18 Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19 Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20 fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21 os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22 Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; 23 quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24 os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.

Evangelho: Mt 9,27-31

Naquele tempo, 27 partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28 Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29 Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa ”. 30 E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31 Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

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O tema dos cegos faz um elo entre as leituras deste dia (Primeira Leitura e o Evangelho). No Antigo Testamento, a cegueira é muitas vezes considerada um castigo de Deus (Dt 28,28; 2Rs 6,18; Zc 12,4, etc.,). A cegueira é o castigo do pecado (Is 42,18-20; 59,10, etc., ; veja João 9,2). A Bíblia ainda fala dos cegos espirituais que recusam abrir os olhos à luz espiritual, tais são os adoradores de ídolos (2Cor 4,4), os pecadores (Jo 3,19-20), os incrédulos (Mc 3,5; Rm 11,25, etc.,). O Messias recebe a dupla missão de devolver a vista aos corpos e de abrir os olhos da alma.

A Primeira Leitura revela a composição do Resto messiânico, os pobres que confiam totalmente em Deus, pois estão sem recurso humanos (anawim): “Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel” (Is 29,18). O pobre referido por Isaías é alguém cuja condição o torna mais apto a contar com Deus do que o rico confiante em seus meios humanos. Neste sentido, o pobre se torna rico diante de Deus e o rico egoísta e ganancioso se torna pobre diante de Deus, pois na hora da morte tudo será deixado. O olho do profeta Isaías vislumbra como próxima a salvação total. Esta salvação já está presente no coração dos que esperam no Senhor ainda que não apareça na ordem externa. Quando triunfar o Messias, quando chegar seu Reino e tudo for transformado e o mundo for redimido, não poderá existir o mal em nenhum sentido. Todos se tornarão irmãos para com os outros. Todos escutarão e todos verão porque todos viverão pendentes da Palavra de Deus e de sua vontade salvífica. E o Evangelho insiste na atitude necessária para pertencer ao Resto messiânico: a fé no poder divino depositado em Jesus, o Messias esperado.

A Situação Difícil De Quem Tem Fé Será Transformada Por Deus Em Situação De Felicidade

Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro”. Aqui o profeta Isaías fala do tempo escatológico. Porém, o profeta está consciente de que nenhum homem pode acelerar a chegada deste tempo escatológico, pois pertence ao domínio total de Deus. Para o homem este tempo escatológico é sempre iminente. Para falar deste tema, a natureza serve de cenário e de símbolo. O olho do profeta vislumbra como próxima a salvação total. Essa salvação já está presente no coração dos que esperam, ainda que não apareça na ordem externa. Entende-se como libertação da pobreza da terra, e de todo abuso social. Será uma recuperação total da criação de seu sofrimento e de nosso coração quando esta salvação chegar. Quando triunfar o Messias, quando chegar seu Reino, não poderá existir mais o poder do mal: tanto o mal cósmico como o mal humano haverão de desaparecer. Todos escutarão e todos verão/enxergarão, porque viverão pendentes da Palavra de Javé, de sua vontade salvífica.

A transformação da majestosa beleza dos bosques do Líbano em jardim (Is 29,18) não significa uma situação de bênção. O bosque tem no AT sentido claramente positivo (cf. Dt 19,5; Js 17,5.18; Is 44,14; Ct 2,3; Ecl 2,6). O que se enfatiza aqui são dois aspectos tanto o negativo como o positivo. O aspecto positivo é que o jardim que se transforma em bosque equivaleria à mudança de situação de surdos e cegos, humilde e pobres (Is 29,18-19). Mas ao mesmo tempo se enfatiza o aspecto negativo. O Líbano, símbolo do orgulho e da pretensão de rebelar-se contra Deus, rebaixado para a categoria de jardim, seria a imagem de desaparecimento de opressores. Em outras palavras, o mal tem seu tempo de validade e portanto, o mal não tem futuro seguro. Os que se sentem poderosos se envelhecem e morrem como qualquer um dos seres humanos. Vai chegar um dia em que seu poder conhecerá a queda total. O prepotente somente é forte para algum tempo, mas o humilde é forte eternamente, pois a humildade é o terreno fértil onde as virtudes crescem e se mantém. O humilde reverencia ao Sagrado, pois reconhece-se terra, chão, pó, porém o pó vivente, pois tem consciência ter o hálito divino dentro dele.

No entanto, os surdos e os cegos em Is 29,18-19, têm sentido figurado. Surdez e cegueira têm frequentemente no AT a conotação da recusa voluntária em não querer ouvir nem ver. Quando alguém não quer ouvir o que deve ser ouvido, um dia será obrigado a ouvir aquilo que sempre evitou ouvir. Diante daquilo que sempre fechamos os olhos para ver, um dia seremos obrigados a abrir os olhos para ver. Um dia, estaremos frente a frente com a realidade nua e crua de nossa vida e não tem como disfarçar ou fugir. Por isso, não custa nada ter um pouco de humildade para ouvir aquilo que deve ser ouvido embora soframos, e ver aquilo que devemos ver embora experimentemos um pouco ou muito de vergonha, porém a verdade nos liberta. Consequentemente, teremos oportunidade para nos corrigir mais cedo.

Is 29,20-21 descreve o fim dos opressores. Os opressores também envelhecem e morrem. O profeta descreve os opressores como fanfarrão. Um fanfarrão é igual ao mau que ignora a sabedoria e a inteligência e por isso, sempre age com violência. Mas no fim o fanfarrão terá que admitir o fracasso total.

Além de fanfarrão dentro do grupo dos opressores se encontram também aqueles que aproveitam sua influência no âmbito público (os tribunais, Is 29,21) para colocar obstáculos à administração da justiça. Eles manipulam a verdade para esconder sua podridão.

Mas para os justos, Deus faz as promessas (Is 29,22-24). O texto sublinha a presença do Senhor na História da humanidade. Ele é fiel até o fim. A fidelidade do Senhor aos patriarcas é o argumento decisivo para continuar no caminho da esperança. Afinal Deus sempre tem a última palavra para a humanidade.

Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro”. Que belo o panorama que nos apresenta o profeta Isaías! Deus quer salvar seu povo e logo Ele fará tudo isso. Não há nada melhor para um surdo do que voltar a ouvir, assim como um cego que volta a enxergar. É uma libertação! Os que se sentiam oprimidos experimentarão a libertação. Já não teremos mais vergonha de ser bons e justos e seguir ao Senhor. Os cegos verão e a escuridão deixará lugar para a luz. Por isso, é um texto muito otimista que lemos hoje!

O Advento nos convida a abrirmos os olhos, a esperar, a permanecer na busca contínua, a nos deixar salvar e a sair ao encontro do verdadeiro Salvador que é Jesus Cristo. Seja qual for nossa situação pessoal e comunitária, Deus nos estende Sua mão e nos convida à esperança, porque nos assegura que Ele está conosco, o Emanuel.

No início da Eucaristia, muitas vezes repetimos a súplica dos cegos: “Kyrie, eleison”. “Senhor tenha compaixão de nós!”. Para que Ele nos purifique interiormente, nos dê sua força, nos cure de nossos males e nos ajude a celebrar bem sua Eucaristia. É uma súplica breve e intensa que muito bem podemos chamar oração de Advento, porque estamos pedindo a vinda de Cristo para nossas vidas. Neste Advento temos que descobrir nossa miséria e encontrar a resposta salvadora de Jesus.

Somente o Senhor Pode Nos Ajudar a Enxergar Melhor o Sentido Da Vida

O texto do evangelho deste dia fala de dois cegos. No Antigo Testamento, a cegueira é muitas vezes considerada um castigo de Deus (Dt 28,28; 2Rs 6,18; Zc 12,4; veja no NT em Jo 9,2). Por isso, neste sentido, a cegueira é uma metáfora que expressa falta de visão espiritual (cf. Is 42,19; 29,18; 56,10; Rm 2,19; 2Cor 4,4; 2Pd 1,9; 1Jo 2,11; Ap 3,17). E Salvação trazida pelo Messias é descrita como luz para o cego (Is 35,5; 42,16.18; 43,8; Jr 31,8). O Messias tem como missão, entre outras, devolver a vista aos corpos (curar a cegueira física) e abrir os olhos da alma (curar a cegueira espiritual).

O evangelista Mateus nos relatou que dois cegos gritaram a Jesus: “Tem piedade de nós, Filho de Davi!”. O grito é um sinal. Sinal de uma necessidade muito forte, de um protesto, de um sofrimento muito intenso, sinal de uma sensibilidade afetada. gritos em silêncio que são gritantes. Mas há gritos gritantes que não dizem nada. Todo barulho não faz bem e o bem não faz barulho. Há grito dos bons, mas há também grito dos maus e maldosos. “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”, dizia Martin Luther King. Além disso, sabemos também da experiência que quem grita é porque tem necessidade de esconder a insegurança.

Uma necessidade fortemente sentida como o sofrimento físico ou moral, ânsia de pão para sobreviver, ânsia de amizade, ânsia para viver e conviver em um clima familiar, aspiração para uma vida melhor, tudo isso pode ser o ponto de partida, o início de uma busca de Deus.

Filho de Davi, tem piedade de nós!”. Ao dizer Filho de Davi” os dois cegos reconhecem em Jesus um título messiânico. Eles querem dizer a Jesus: “Tu és Aquele que há de vir, Aquele que foi prometido pelos profetas. Em Ti colocamos toda a nossa esperança, e por isso, a Ti gritamos!”.  E “o grito do pobre sobe até Deus, mas não chega aos ouvidos do homem(Hughes Lamennais).

Os dois cegos entraram na casa onde Jesus morava. Aqui a casa é a comunidade cristã onde Jesus é a cabeça dela. Nessa comunidade é que ecoa a Palavra que ilumina, que faz ver as realidades deste mundo de um novo modo, que capacita o homem a ver a presença de Deus em tudo neste mundo. Nessa comunidade é que ressoa a Palavra que devolve a esperança perdida e ganha a visão clara sobre a vida.

Nesta casa, Jesus interroga os dois cegos para saber a autenticidade de sua . Jesus deseja purificar esta : “Credes que eu posso fazer isso?”, pergunta-lhes Jesus. A necessidade humana que está na origem de sua oração poderia não ser o desejo de um milagre para si mesmo. Jesus apenas suscita neles a esperança, o desejo e a . Ele não quer forçar. Ele não quer adivinhar a necessidade. Ele não faz uma dedução. Ele pergunta para saber da real necessidade das pessoas.

Com sua pergunta Jesus quer levar os dois cegos a avançar até uma mais pura. Os dois pensam em si mesmos: “Tende piedade de nós, Filho de Davi”. Mas Jesus lhes orienta para Sua própria pessoa: “Credes que EU posso fazer isso?”. Jesus dialoga. Ele não advinha as coisas. Ele quer dialogar. Hoje em dia, o diálogo não é mais uma opção e sim uma necessidade. Um cristão deve ser uma pessoa de diálogo. Jesus pergunta se os dois cegos têm ou não nele, pois o milagre que dispõe a fazer não é uma coisa automática nem mágica. Os sacramentos não são atos mágicos: os sacramentos requerem .

Quando Jesus perguntou aos cegos: “Credes que eu posso fazer isso?”. Logo eles responderam: “Sim, Senhor”. E aconteceu o milagre: os olhos se abriram. Cumpriu-se aquilo que o profeta Isaias dizia: “Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão no meio das trevas e das sombras” (Is 29,18).  Dar a vista aos cegos era um dos sinais da salvação definitiva, como símbolo da libertação da tirania (Is 29,18ss; 35,5.10; 42,6s; 49,6.9s). Abrir os olhos dos cegos significa tirá-los da escravidão para continuar seu êxodo, sua caminhada para a plena perfeição (Mt 5,48). depois de terem encontrado Cristo e de terem escutado a sua Palavra é que os cegos reconheceram Jesus como Senhor e entregam-se a Ele e recuperam a vista.

O dom da cura é um acontecimento relacional que requer o encontro e o contato pessoal com Jesus. Toda vez que fizermos a experiência de contato pessoal com Jesus, ganharemos a graça de ver melhor as coisas, os acontecimentos, a vida e seu sentido. Os cegos se aproximam de Jesus e se deixam tocar por Ele. E a cegueira desapareceu e voltam a enxergar novamente. A recuperação da vista, tanto física como espiritual, sempre traz a alegria e o ânimo para seguir adiante na vida e para viver explosivamente. Os cegos curados saíram e espalharam a fama de Jesus mesmo que Jesus tenha pedido para eles não falarem a ninguém. A verdadeira alegria é uma implosão e explosão que ninguém consegue segurar.

Filho de Davi, tem piedade de nós!”. A oração dos dois cegos é muito simples: é seu grito, grito que brota de seu sofrimento, grito que está cheio de esperança! É a oração angustiada de quem sofreu muito por causa de um problema sério.

Minha oração também deveria ser, simplesmente, esta: a experiência e a confissão sinceras de que algo não caminha bem em mim, na minha família, na minha vocação, na minha profissão, no meu trabalho, no meu casamento, na minha comunidade eclesial, ao meu redor e assim por diante. Em cada missa fazemos sempre esta oração: Senhor, tende piedade de nós, como rezaram os dois cegos. O campo de nossa miséria é muito menor do que o tamanho do campo da misericórdia divina. Por isso, podemos “gritarcom esperança ao Deus da misericórdia.

Podemos até não ser cegos fisicamente. Mas precisamos deixar o Senhor abrir nosso coração, pois um coração aberto torna nossa visão aberta diante da vida, das pessoas e diante de todos os acontecimentos desta vida e entenderemos seu significado e veremos tudo a partir do olhar de Deus.

Para adquirir o olhar de Deus, para ver as criaturas com os olhos de Deus, julgar seus valores e pôr no seu devido lugar, aquilo que o Criador nos confiou, nós precisamos que Cristo cure a nossa cegueira, que através da Sua Palavra faça brilhar a Sua Luz. Ver a luz é sinônimo de nascer (Jo 3,16). Os primeiros cristãos chamavam “iluminados” aos que tinham recebido o Batismo; eles eram considerados recém-nascidos.

O advento é um tempo especial para ler, estudar e meditar a Palavra de Deus, pois ela ilumina nossa mente e nosso coração e para praticar a , estando na luz. O Messias que vai chegar no Natal é a nossa Luz, a Luz do mundo (Jo 8,12). Precisamos contempla a verdadeira Luz do mundo para que sejamos Seus reflexos no mundo. Precisamos deixar a Palavra de Deus tocar nossa mente, nosso coração, nosso agir, nossos olhos para que possamos ser iluminados e ver tudo a partir de Deus. Sendo iluminados, seremos, por nossa vez, luz que ilumina para os demais. “Vós sois a luz do mundo”, diz o Senhor no Sermão da Montanha (Mt 5,14). Uma pessoa iluminada faz os outros enxergarem bem o caminho que deve ser trilhado. Mas uma mente escura faz todo mundo tropeçar e viver apalpando sem saber em que direção deve seguir.

Pessoa iluminada por Cristo e Sua Palavra é agradável com as pessoas, educada na forma de acolher, humana no jeito de olhar, simples na maneira de viver, olhar com profundidade, pois tudo é iluminado, abraçar com generosidade, amar com criatividade e para construir, aprender continuamente, crescer constantemente e falar respeitosamente e compreender para ponderar.

O Advento nos convida a permanecermos na contemplação da verdadeira Luz que é o próprio Jesus Cristo. Seja qual for nossa situação pessoal e comunitária. Deus nos estende Sua mão e nos convida à esperança, porque nos assegura que Ele está conosco (Mt 28,20).

Despertai, Senhor, vosso poder e vinde, para que vossa proteção afaste os perigos a que nossos pecados nos expõem e a vossa salvação nos liberte”. Que o Senhor nos ilumine com Sua Palavra para que sejamos pessoas iluminadas, pessoas da luz de Deus, pessoas firmes na prática da Palavra de Deus. É preciso chegarmos próximos de Jesus para que sua Luz possa ser refletida em cada um de nós para que sejamos pessoas iluminadas para os demais. Assim será cumprida em nós a missão de ser luz do mundo: “Vós sois a luz do mundo!” (Mt 5,14).

P. Vitus Gustama,svd

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