“Se pensas em Deus com parâmetros carnais , tua mente se converterá em fábrica de ídolos ” (Santo Agostinho. In epist. Joan. 40,4)
“Aproximar-se de Deus é assemelhar-se a Ele . Afasta-se d’Ele é deformar-se” (Santo Agostinho. In ps. 34,2,6).
--------------------------------------------------------------------------------
Na sua resposta Jesus enfatiza que Deus é “mistério ”. A palavra “mistério ” é usada no AT, a partir do livro de Daniel, para denotar uma realidade dos tempos finais que Deus somente poderá revelar (Dn 2,27-30.44.47). Por Deus ser mistério trata-se, por isso , de uma realidade difícil de entender e de conhecer completamente . É mais fácil dizer o que Deus não é do que o que Ele é, do ponto de vista humano . Jesus conhece o mistério de Deus , pois ele e o Pai são um só (cf. Jo 10,30; 17,11). Ele sabe que as coisas do Espírito necessitam de uma certa sensibilidade para poder captar seu sentido .
“Olhando, eles não vêem e, ouvindo eles não escutam nem compreendem”. É a segunda razão dada por Jesus. Há duas maneiras de “ver ” e de “ouvir ”. Há um modo estritamente material : eu ouço palavras ditas por alguém , ruído de vozes etc. E outro modo é o modo espiritual : é “ver ” e “ouvir ” com o coração . O mistério de Deus somente é entendido com o coração . Deus cabe no nosso coração e não na nossa cabeça . É preciso compreender tudo com o coração . Quando calarmos a inteligência , o coração começará a compreender . O coração entende e compreende aquilo que a razão desconhece. A revisão de vida consiste, por isso , em “olhar de novo ” com os olhos da fé , os acontecimentos que na primeira vez se viram com um olhar simplesmente humano a fim de entender os “recados ” de Deus para cada um de nós em particular e para a humanidade toda , em geral .
Uma pessoa com coração é uma pessoa profunda , próxima , compreensiva, capaz de ir ao fundo das coisas e dos acontecimentos . Uma pessoa com coração não é dominada pelo sentimentalismo e sim é uma pessoa que alcançou uma unidade e uma coerência , um equilíbrio e uma maturidade . Ela nunca é fria , mas cordial , nunca é cega diante da realidade , mas realista, nunca é vingativa , mas pronta para perdoar e para reconciliar-se. A espiritualidade do coração é uma verdadeira espiritualidade , pois inclui a oração , a conversão , a escuta do Espírito , o cuidado para o próximo , a compaixão , a solidariedade e a partilha.
“Senhor , Pai santo e bom , concede-me:
Uma inteligência que Te conheça,
Uma sabedoria que Te encontre,
Uma alma que Te compreenda,
Uma vida que Te agrade,
Uma perseverança que Te espere,
Uma morte santa .
Dá-me Tua presença ,
A santa ressurreição ,
Uma boa recompensa ,
A vida eterna . Amém !”
(Livro de orações do século IX).
Rio de Janeiro, 21 de julho de 2011
Vitus Gustama, SVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário