Mt 16,13-19
A Igreja celebra neste dia a solenidade de São Pedro e São Paulo. A Igreja une em uma celebração os dois apóstolos , colunas da Igreja e herdeiros do Evangelho . Os dois são fundamento de nossa fé cristã, como reza a coleta deste dia . Os dois são homens com um passado não precisamente brilhante . No entanto , o Senhor os chamou dentre os homens para serem seus apóstolos e colunas de sua Igreja . Pedro e Paulo são dois cristãos nos quais devemos nos espelhar com freqüência . Ambos tiveram seus fracassos pessoais , mas ambos seguiram tão fielmente a Cristo que fizeram visível no mundo o rosto amoroso do Deus encarnado . Isto os faz grandes aos olhos de Deus e aos olhos dos homens e por suposto , aos olhos de todos os que , como eles , pretendem seguir a Jesus sendo Igreja , essa Igreja que eles construíram com seu próprio sangue .
1. É Preciso Ter A Experiência Pessoal Com Jesus Para Conhecê-Lo
“E vós , quem dizeis que eu sou?” (Mt 16,15)
Na festa dos santos : Pedro e Paulo, lemos o texto do evangelho de Mateus no qual Jesus lança uma pergunta principal , válida para qualquer cristão de qualquer época e lugar : “E você , quem diz que eu sou?”. Jesus não perguntou apenas para Pedro, mas ele pergunta para cada cristão . Esta pergunta nos ensina que nossa descoberta de Jesus Cristo deve ser uma descoberta pessoal . Quando Pilatos perguntou a Jesus se ele era o rei dos judeus , Jesus lhe respondeu em forma de uma pergunta : “Tu falas assim por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim ?” (Jo 18,34).
A experiência que o cristão deve ter em relação com Jesus é a experiência de Jesus ressuscitado, isto é, do Cristo vivo aqui e agora , ontem , hoje e sempre (cf. Hb 13,8). Não se trata de uma experiência histórica , mas uma experiência trans-histórica, pessoal e intransferível . Se um cristão chegar até este nível de experiência , ele vai dizer com os samaritanos na experiência do encontro de Jesus com a samaritana que lhes relatou sua experiência pessoal com Jesus: “Já não é por causa do que tu falaste que cremos. Nós próprios O ouvimos, e sabemos que esse é verdadeiramente o Salvador do mundo ” (Jo 4,42).
2. Apesar Da Debilidade Humana A Graça Opera Na Vida Do Homem
Pedro deu sua resposta no meio de sua debilidade. Apesar disso, Pedro é um predileto de Jesus, que desde o primeiro momento vive com o Senhor os acontecimentos mais importantes de sua vida . Fogoso e temperamental não tem inconveniente em assegurar a Jesus que é capaz de morrer com Ele , mas basta a insinuação de uma mulher , nos momentos de perigo , para que negasse rotundamente conhecer ao Mestre . Mas depois , a única coisa que Jesus pede de Pedro para ser sua fiel imagem na terra é que ele ame a Jesus (cf. Jo 21,9-15). E o desejo de Jesus é que a Igreja deve ser governado no amor , por amor e para o amor : no amor à Pessoa de Jesus e como conseqüência lógica , no amor a todos os homens .
Reflitamos sobre o Pedro da fé intrépida , que confessa que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus e o Messias : “Tu és o Messias , o Filho do Deus vivo ” (Mt 16,16). Diante desta confissão , Jesus afirma: “Não foi um ser humano que te revelou isso , mas o meu Pai que está no céu ” (v.17). O texto quer nos dizer que não é possível chegar ao mistério de Deus através da lógica e da razão humana . Faz-se unicamente possível graças à revelação do Pai . O homem , por muito inteligente que ele seja, é radicalmente incapaz de ter acesso para o domínio misterioso de Deus . Para conhecer Deus e sua vontade precisamos da graça divina , como os olhos , para enxergar melhor eles precisam da luz .
No entanto , o texto nos apresenta dois aspectos aparentemente em contraste : a fé de Pedro e sua incompreensão do mistério de Jesus, a autoridade confiada a Pedro e a reprovação que lhe faz Jesus. No fundo o que se coloca em destaque é a debilidade humana e a graça de Deus . Os evangelistas enfatizam intencionalmente este contraste para acentuar que pela graça , em virtude da eleição divina e não pelos dons naturais é que Pedro se torna a rocha sobre a qual Cristo funda sua Igreja .
A partir da experiência de Pedro temos que aprender que a fé é um risco que apesar de nossas debilidades e negações , através de nosso modo de viver e de nos comportar , devemos ser colunas e sinais de fé no mundo de hoje , anunciando que Jesus de Nazaré é o Salvador dos homens e por isso , é a nossa esperança . Antes de pregar para os outros que Jesus é o Salvador , temos acreditar que para nós Jesus é verdadeiramente o Salvador .
3. “Sobre Esta Pedra Construirei A Minha Igreja ”
O texto coloca o novo povo de Deus à margem do povo antigo : “Minha Igreja ”. Isto quer nos dizer que o novo povo de Deus deve nutrir-se da busca e do encontro com Jesus vivo e vivificante, do descobrimento fascinado e fascinador de sua pessoa . É a busca pacífica e contemplativa feita de silêncios ativos , de aberturas disponíveis , de docilidade dolorosa e de paixão indeficiente. O novo povo de Deus deve nutrir-se deste encontro e deve viver-se dele, porém não deve agarrá-lo como produto próprio , mas para levá-lo aos outros , carentes do sentido de vida . O povo que se nutre de Jesus é a Igreja de Jesus Cristo . E esta Igreja tem em Pedro sua força e sua autoridade .
E a Igreja é uma casa construída sobre a rocha ainda que se apóie na fragilidade dos homens . Por isso , é uma estabilidade atormentada e inquieta. Somente Cristo não tem mancha nem mácula . Somente Cristo apresenta o verdadeiro e autêntico rosto de Deus sem deficiência alguma. Todos os demais , apesar de nossa boa vontade O ensinamos com a carga de nossa pequenez e de debilidade. Dentro da Igreja haverá sempre pecadores . Por isso , a Igreja tem necessidade de “atar e desatar ”. O pecado continua, e por isso , deve continuar também o perdão . Somente dentro do motivo cristológico e eclesial é que podemos entender todas as palavras dirigidas por Jesus a Pedro no evangelho deste dia e que são dirigidas também hoje para todos nós . Jesus promete que sua Igreja sobreviverá, não obstante as forças da destruição e da morte . Vivemos apoiados sobre esta promessa . A promessa do Senhor e sua fidelidade nos tornam lutadores incansáveis do bem .
4. “Pela Graça De Deus Eu Sou O Que Sou” (1Cor 15,10)
Paulo sempre foi um homem profundamente religioso , judeu praticante , irrepreensível na mais estrita observância da Lei (Fl 3,6;At 22,3) cheio de zelo pelas tradições paternas (Gl 1,14). Para defender essas tradições , chegou a perseguir os cristãos e isso com o apoio do Sinédrio . Ele via as mesmas coisas de sempre : a vida , as pessoas , a Bíblia , o povo , a sinagoga , o trabalho e tudo que pertencia ao seu mundo .
A partir da experiência de Damasco , Paulo não consegue confiar naquilo que ele faz por Deus , mas só naquilo que Deus fez por ele . Já não coloca sua segurança na observância da Lei , mas sim no amor de Deus por ele (Gl 2,20s;Rm 3,21-26). Essa experiência chama-se Gratuidade: “Eu sou o que sou pela graça de Deus ”, confessa Paulo. Essa experiência da gratuidade do amor de Deus vai dar rumo à vida de Paulo e vai sustentá-lo nas coisas que virão. Essa experiência é a nova fonte da sua espiritualidade que faz brotar nele uma “poderosa energia ” (Cl 1,29), energia muito mais forte e muito mais exigente do que a sua vontade anterior de praticar a Lei e de conquistar a justificação . Ele cresce tanto no amor de Cristo , a ponto de dizer : “Já não sou eu quem vivo , mas é Cristo que vive em mim ” (Gl 2,20). A experiência da gratuidade do amor de Deus faz Paulo suportar lutas e perseguições, viagens e canseira , o peso do dia-a-dia (2Cor 11,23-27); sofrer com aqueles que sofrem (2Cor 11,29). Essa experiência mudou os olhos de Paulo e o ajudou a descobrir novos valores que antes não via . Morreu como mártir . Realizou, assim , o único desejo de sua vida : estar com seu Senhor e Mestre Jesus Cristo .
Se nunca realizamos a fundo esta mudança de mentalidade que é essencial para a vida cristã, ainda não chegamos a compreender o que é a novidade do caminho cristão . Se não compreendo bem as coisas ditas sobre Paulo, provavelmente é difícil que compreenda o que aconteceu em nossa vida .
As duas figuras , Pedro e Paulo, nos trazem uma mensagem de esperança . Na vida podemos ter muitos defeitos e fraquezas a ponto de não conseguirmos sair deles, mas ninguém pode escapar do amor de Deus desde que acolhamos este amor com muita humildade . Pedro e Paulo são testemunhas de tudo isto . Como se os dois quisessem nos dizer : “Não desiste! Tudo tem seu tempo e sua solução , pois Deus te ama ”.
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