“É fácil ser amável para com os amigos . Mas fazer-se amigo daquele que se considera seu inimigo é a essência da verdadeira religião ” (Mahatma Gandhi. Princípios de vida ).
O acolhimento faz parte inseparável da hospitalidade . O termo hospitalidade refere-se ao ato de acolher , de receber um hóspede em casa (comunidade ). Uma pessoa gentil , hospitaleira , prepara a chegada do outro e o recebe. Para os homens de antiguidade como os gregos , romanos e judeus a hospitalidade (acolhimento ) era sagrada . Era sagrada porque acreditavam que no visitante era o próprio Deus que batia à porta para entrar . E acreditavam que ao receber o visitante o anfitrião receberia dádivas divinas. Lemos, por exemplo , na Carta aos Hebreus : “Não esqueçais a hospitalidade , pela qual alguns sem o saber , hospedaram anjos ” (Hb 13,2). O próprio Jesus Cristo até se identifica com qualquer um dos pequeninos : “Em verdade Eu vos digo: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos , foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25,40.45). No mundo desumanizado e muito urbanizado em que nós vivemos, o testemunho da hospitalidade ou do acolhimento aos demais pode adquirir uma dimensão profética.
O acolhimento é um dom de Deus , pois Ele nos acolhe como somos e nos possibilita alcançarmos a vida em sua plenitude (cf. Jo 10,10b). Por esta razão , é preciso que tenhamos a abertura de espírito . Se estivermos com espírito aberto nos deixaremos inundar permanentemente pela fonte primordial da verdade e do amor de Deus . Se estivermos dotados de abertura de espírito , presentearemos aos outros possibilidades constantemente novas para o bem da convivência fraterna na comunidade . Se estivermos com espírito de abertura , teremos uma força fecundante , a pureza de coração , a delicadeza de ânimo , a disponibilidade em ajudar e acolher , a docilidade no escutar e no falar . Este era o segredo dos primeiros cristãos : “Todos os fieis viviam unidos e tinham tudo em comum . E o Senhor cada dia lhe ajuntava outros , que estavam a caminho da salvação” (At 2,44.47b).
Pe. Vitus Gustama, SVD
Procure manter um sorriso durante todo tempo , aprenda a obter da vida a alegria , dividindo-a com outros .
3 comentários:
Q maravilha!!!!!!
Maravilha mesmo 👍
Amei💕
Postar um comentário