“Não é a carne corruptível que torna o homem pecador . É a alma pecadora que o torna corruptível ” (Santo Agostinho. De civ. Dei, 14,3)
“Tem ânimo , meu filho ; os teus pecados te são perdoados!”, diz Jesus ao paralítico . É a primeira vez que o evangelista Mateus menciona este tipo de poder que Jesus tem: o poder de perdão . O poder que Jesus tem em relação ao pecado é o poder de reconciliação dos homens com Deus . Da parte de Jesus não há pecado que não possa ser perdoado. Basta o homem se arrepender e voltar para Deus , o Deus da misericórdia não quer saber mais do passado do homem . Mas através do profeta Isaias Deus nos dá o seguinte recado : “Cessai de fazer o mal , aprendei a fazer o bem ”.
Ao dizer “Tem ânimo , meu filho ; os teus pecados são perdoados!”, Jesus usa aqui a visibilidade da cura corporal , perfeitamente controlável, para provar outra cura espiritual , a cura da alma em estado de pecado . Jesus pronunciou formulas de absolvição : “teus pecados são perdoados”, e depois , fez gestos exteriores de cura : “levanta-te e vai para tua casa ”. Muitas doenças acontecem conosco por causa dos problemas não solucionados. Trata-se de doenças psicossomáticas. É preciso que reorganizemos nossa vida no Senhor para que nossa alegria seja plena .
A Igreja é o prolongamento real da Encarnação de Jesus, como Ele próprio é o grande Sacramento , a presença visível de Deus . Assim a Igreja é o grande Sacramento visível de Cristo . Jesus comunicou seu poder de perdoar a seus apóstolos , isto é, para aqueles que , durante todo o tempo da Igreja , têm missão de fazê-la existir como Igreja exercendo o ministério que lhes foi confiado. Quando os apóstolos ou seus sucessores perdoam em nome de Cristo é todo o povo de Deus que se encontra comprometido no mistério da cruz e no ato divino-humano de perdão que ali tomou corpo . Os sacramentos são sinais visíveis que manifestam a graça invisível . A Igreja inteira , pelo ministério apostólico, está constituída no ato de misericórdia em proveito de toda a humanidade . Neste sentido pode se dizer que o cristão é ministro da misericórdia divina no sentido de que ele é chamado para perdoar sempre porque Deus o perdoa sempre e por isso , ele vive por causa da misericórdia divina . Todos são chamados a participar da obra de misericórdia . A Igreja é a misericórdia de Deus para os homens .
“Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico : ‘Tem ânimo , meu filho ; os teus pecados te são perdoados! ’”. A fé , que é o dom de Deus ao homem , se for autêntica é capaz de levar o homem à conversão , à orientação de sua vida e de sua caminhada para a felicidade e para a salvação. Deus valoriza o futuro do homem e perdoa seu passado desde que o homem se converta. Mas será que nossa fé é autêntica ?
A verdadeirafé em Deus mantém nossa vida em ordem que traz a paz. “A paz é a tranqüilidade da ordem ”, dizia Santo Agostinho. A fé é capaz de ordenar tudo na simplicidade na nossa vida , pois para Deus tudo é simples e para o simples tudo é divino .
A verdadeira
Vitus Gustama, SVD
· “Busca o que é meramente humano no homem e encontrarás o pecado e a mentira . Se eliminas o pecado , eliminas a mentira e tudo mais não é pró prio do homem , mas de Deus . Não ames, portanto , o que é teu , ama o que é de Deus em ti” (Santo Agostinho. Serm. 32,10,10)
· “No interior do homem há uma disputa contínua ” (Santo Agostinho. Serm. 11,12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário