Jo 16,12-15
“Quando vier o Espírito da Verdade , ele vos conduzirá à plena verdade ”.
Na filosofia conhecemos a verdade lógica e a verdade ontológica ou transcendental . A verdade lógica se define como conformidade da inteligência com seu objeto (adaequatio intellectus ad rem). A verdade ontológica ou transcendental se define como conformidade da coisa com a inteligência (adaequatio rei ad intellectum). A verdade lógica é uma propriedade da inteligência que conhece. Enquanto que a verdade ontológica é uma propriedade das coisas : a propriedade pela qual as coisas são conforme a seu tipo ideal (alhéteia em grego ).
A verdade plena é a compreensão mais profunda de Jesus e de sua mensagem . É pleno no sentido mais profundo . Através da experiência diária sabemos que o conhecimento de uma pessoa não acontece uma vez por todas. Vamos conhecendo a pessoa ao longo de nossa vida . Conforme o evangelho de hoje , o Espírito da Verdade nos facilita a alcançarmos esse conhecimento gradualmente : “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora . Quando , porém , vier o Espírito da Verdade , ele vos conduzirá à plena verdade ” (Jo 16,12-13). O Espírito da Verdade não ensinará novas verdades e sim nos conduzirá ao pleno conhecimento da Verdade . Ele nos recorda tudo o que o Pai revelou uma vez por todas em Jesus Cristo , que é sua Palavra .
O Espírito da Verdade é o dom de Deus . É preciso que estejamos abertos diante dele e precisamos pedir sua presença na nossa vida diária . A seguinte oração eu tirei do meu arquivo , mas não sei mais sua fonte :
Vem, Espírito Santo !
Desce sobre nós , entre nós , em nosso íntimo .
Vem, Espírito Santo : faze-nos sentir a tua presença viva e perene ,
Vem, Espírito Santo ,
Vem, Espírito Santo ,
Vem, Espírito Santo
Vem Espírito Santo ,
Vem Espírito Santo !
Há tanto mal dentro de nós
Faz-se demais e pouco se escuta
Domina a eficiência e a confiança é esquecida
Purifica-nos
Converte-nos a ti
Vitus Gustama, SVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário