At 1,1-11; Ef 1,17-23; Mt 28,16-20 (Lc 24,46-53; Mc 16,12-20)
A ressurreição , a Ascensão e Pentecostes são aspectos diversos do mistério pascal . São apresentados como momentos distintos e são celebrados como tais na liturgia para pôr em destaque o rico conteúdo do mistério pascal . A ressurreição sublinha a vitória de Cristo sobre a morte , a Ascensão seu retorno ao Pai e tomada de posse do Reino e Pentecostes , sua nova forma de presença na história .
“Jesus subiu ao céu ” assim professamos nossa fé no Credo . O céu não é um lugar e sim uma situação na qual seremos transformados se vivermos no amor e na graça de Deus . No céu da fé não existe o tempo , a direção , a distinção nem espaço . O céu da fé é Deus mesmo de quem as Escrituras dizem (cf. 1Tm 6,16). A subida de Cristo ao céu é um passar do tempo para a eternidade , do visível ao invisível , da imanência à transcendência , da opacidade do mundo à luz divina .
A ascensão significa que Cristo alcançou a plenitude no poder e glória junto ao Pai . A ascensão é a total exaltação . Este é o significado da expressão “subir ao céu ”. Por isso , a ascensão não é separação e abandono dos homens . Ele está vivo e vive entre nós . Cristo se encontra na oração e na ação , nos sacramentos e nos irmãos , e em todos os lugares nos quais sua graça opera, liberta e une. Por isso , o homem pode viver na presença de Deus e ter experiência celeste durante sua passagem na terra através da observação da Palavra do Senhor , amando.
A ascensão de Jesus garante-nos, antes de mais nada , que uma vida , vivida na fidelidade aos projetos do Pai , é uma vida destinada à glorificação , à comunhão definitiva com Deus . Quem percorre o mesmo “caminho ” de Jesus subirá como Ele , à vida plena . Formaremos com Ele um “corpo ” destinado à vida plena . Esta perspectiva tem de dar-nos a força de enfrentar a história e de avançar – apesar das dificuldades – nesse “caminho ” do amor e da entrega total que Cristo percorreu.
Na Ascensão encontramos a chave do sentido da vida e da dignidade do homem chamado a participar da glória de Cristo . Portanto , o evangelho é uma mensagem para o homem de hoje , tão necessitado de encontrar o sentido de sua vida e de uns valores que configurem sua existência .
“Jesus subiu ao céu ”. “Subir ” é um movimento de um estado do nível baixo para o nível superior ou mais alto . Todos nós necessitamos ascender , subir e superar nossos níveis baixos de inércia humana e espiritual . Necessitamos de perspectivas de altura para ver com mais verdade e com justa proporção . É urgente ascender ou subir na fé , na esperança e no amor para experimentarmos o que Jesus experimentou: subiu ao céu . Paradoxalmente , ascendemos melhor quando descemos mais ; somos cidadãos do céu quando na terra caminhamos comprometidos nas exigências do Evangelho . Jesus subiu ao céu porque antes desceu obediente à vontade do Pai .
A ascensão é, sobretudo , um envio e um compromisso na Igreja . Com realismo cristão há que viver no mundo transcendendo tudo , pregando e vivendo o Evangelho em qualquer circunstancia, bendizendo a todos , dando testemunho do amor fraterno . Se levantarmos os olhos para ver Cristo que ascende ou sobe é para saber olhar para os homens e reconhecê-los como irmãos . Um irmão não pode fazer mal contra outro irmão .
O relato da Ascensão de Jesus tende a sublinhar a responsabilidade dos cristãos . Assim como “No principio Deus criou o céu e a terra ” (Gn 1,1) e todas as coisas e, uma vez criado o mundo , o submeteu à responsabilidade do homem , que há de dar conta da gestão diante do Criador , assim também o relato da Ascensão acentua a subida de Jesus ao céu para que fique patente que a terra fica nas mãos e sob a responsabilidade dos discípulos de Jesus, dos cristãos que terão que responder de sua gestão diante de Jesus quando vier pedir contas . De modo que a Ascensão do Senhor define o tempo da responsabilidade cristã.
Às vezes se ouve falar e se escreve sobre a ausência de Deus , lamentando que estejamos abandonados por Deus . Mas na verdade o que há é um tremendo absentismo ou ausentismo cristão . Absentismo ou ausentismo no sentido de que não estamos no que temos que estar e não fazemos o que caberia esperar dos que crêem na ressurreição . O perigo é que em vez de seguir a Jesus que nos exortava a estar no mundo sem ser do mundo (cf. Jo 17,16), resulta muitas vezes que somos do mundo , pois não estamos respondendo ao Evangelho .
Precisamos rezar muito . A oração nos enche de Deus , nos faz escutar a Vontade de Deus para cumpri-la no mundo , ali onde se desenvolvem nossas atividades cotidianas. Revestidos de Cristo devemos nos deixar modelar pelo Espírito Santo numa imagem cada dia mais perfeita d’Ele . O Senhor quer nos enviar não como experts do Evangelho e sim como testemunhas suas . Quem não sabe permanecer em oração para receber a força do alto , poderá até deslumbrar os demais por sua erudição , mas dificilmente poderá colaborar para sua salvação, pois a salvação é a obra de Deus no homem e com o homem .
Se subir significa um movimento para o nível mais alto , em que consiste sua subida como cristão ou está parado?
Rio de Janeiro, na Festa da Ascensão do Senhor, 04 de junho de 2011
Vitus Gustama, SVD
e-mail: gvitus@hotmail.com ou lambokeker@hotmail.com
Acesse também via site da paróquia: http://www.cristoredentor-rj.com.br/
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