Temos que reconhecer que a vida na história é vulnerável . O termo “vulnerável ” indica a suscetibilidade de ser ferido. Por ser vulnerável , um fere o outro e ele mesmo é ferido pelo outro . Qualquer um pode ser ferido por alguma coisa ou por alguma pessoa . O ser humano na história está exposto a múltiplos perigos : o perigo de adoecer , o perigo de ser agredido, o perigo de fracassar , o perigo de morrer . Viver na história é viver na vulnerabilidade. O ser humano está constantemente ameaçado por elementos externos e internos .
Sofremos porque essa é a condição do ser humano como criatura e como um ser limitado na história . A vida humana terrena é por si mesma pequena , frágil e fraca . Não há dinheiro que possa acabar com sua fragilidade e enfermidade . A vida humana terrena é agradável , mas ao mesmo tempo frágil . Por isso , de alguma forma , sofremos algo na vida , seja fisicamente, seja psicologicamente, seja moralmente , socialmente , economicamente etc.. Jesus também sofreu e foi crucificado como um inocente . Para o homem , na história , alguma dor é inevitável .
O homem tem tendência de fugir da dor . Mas paradoxalmente ao fugir da dor ele voltará a encontrá-la ali onde ele não esperava: na sua própria fragilidade como criatura que é limitada fisicamente. Sofrer , quando se transforma em uma tarefa livremente assumida é algo que nos faz mais livres a respeito das circunstâncias externas , nos abre os olhos ao verdadeiro valor e importância das coisas .
O verdadeiro resultado do sofrimento é um processo de amadurecimento. O amadurecimento se baseia em que o ser humano alcance a liberdade interior apesar da dependência exterior . A dor ou o sofrimento leva o ser humano à maturidade biológica, o que supõe uma avaliação do próprio corpo e seu processo evolutivo ; à maturidade psicológica , o que implica o não ser dominado pela angústia ou pelo desespero ; à maturidade humana que significa lucidez para saber encaixar a fragilidade e a dor como elemento integrante da vida humana terrena ; e por fim , à maturidade religiosa , o que implica que na crise se saiba referir a situação da dor a Deus , sem rebeliões demonizantes e sem superstições mágicas .
A felicidade de uma pessoa não está ligada à ausência de problemas ou de dores , mas à sua capacidade de enfrentá-las positivamente por causa da fé no amor de Deus . A dor realiza em nós uma purificação corporal e espiritual : torna-nos menos dependentes de nosso capricho ; eleva-nos acima do interesse porque aprendemos a renunciar àquilo que na nova situação não podemos ter . Inclusive relativizamos a importância de satisfações e necessidades que acreditávamos irrenunciáveis, e até chegamos a prescindir delas. A dor eleva o homem acima de seus desejos .
“Eu sou o Caminho , a Verdade e a Vida ” diz-nos Jesus (Jo 14,6). E “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham abundantemente” (Jo 10,10b). Se Jesus é tudo isto e muito mais do que isto , é preciso que conversemos diariamente com Ele ; é preciso que consagremos alguns minutos diariamente para meditar sua palavra . Somente no silêncio diante de Deus é que a eternidade pode estar presente na nossa vida .
“Se tu queres sofrer com paciência as adversidades e misérias desta vida
Sê homem de oração .
Se tu queres alcançar virtude e fortaleza para vencer as tentações ,
Sê homem de oração .
Se tu queres mortificar a própria vontade com todas as afeiçoes e apetites ,
Sê homem de oração .
Se tu queres conhecer as astúcias de Satanás e defender-te de seus enganos ,
Sê homem de oração .
Se tu queres viver na alegria e caminhar com suavidade pelo caminho da penitência e do trabalho ,
Sê homem de oração .
Se tu queres espantar da alma as moscas importunas dos vãos pensamentos e das preocupações ,
Sê homem de oração .
Se tu queres fortalecer e confirmar teu coração no caminho de Deus ,
Sê homem de oração .
Sê homem de oração ”.
Fonte desta oraçao: Em Tuas Mãos, Senhor
Frei Luiz Carlos do Nascimento, OFM Editora Vozes
Vitus Gustama, SVD
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