Mt 5,43-48
"Causar um dano coloca você abaixo do inimigo , vingar-se faz com
que você se iguale a ele , perdoá-lo coloca você acima dele" (Benjamin Franklin)
43“Vós ou vistes o que foi dito : ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo !’ 44Eu , porém , vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim , vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus , porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons , e faz cair a chuva sobre os justos e injustos .46Porque , se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa ? 47E se saudais somente os vossos irmãos , que fazeis de extraordinário ? Os pagãos não fazem a mesma coisa ? 48Portanto , sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito ” (Mt 5,43-48).
***********
Estamos ainda no Sermão da Montanha (Mt 5-7). O texto do evangelho de hoje faz parte das seis antíteses nesse Sermão . Encontra-se no texto de hoje a última antítese . Nesta ultima antítese Jesus nos diz: “Ouvistes o que foi dito : ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo ’”. Diante desta lei Jesus faz seu comentário e sua reflexão que servem de instrução para os cristãos : “Eu , porém , vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus ».
“Inimigo ” é uma palavra muito forte . Geralmente se refere àqueles que estão em estado de guerra . Pode também ser usada para descrever grupos ou indivíduos que oprimem outros , que algemam sua liberdade e impedem seu crescimento . Inimigo também é alguém que se coloca no caminho da nossa liberdade e dignidade . É alguém a quem evitamos e com quem nos recusamos comunicar .
“Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem”, diz-nos Jesus. Essas palavras parecem impossíveis de serem vividas quando o relacionamento foi profundamente atingido, ou mesmo rompido; quando o inimigo é aquele ou aquela que está na origem das graves feridas ou dos profundos sofrimentos, que talvez tenham destruída toda a nossa vida ; quando nos encontramos diante do imperdoável .
Jesus não dá apenas leis novas para os cristãos e para as pessoas de boa vontade . Ele dá aquilo que não cabe dentro de nenhuma lei : uma atitude totalmente nova que não se explica humanamente . “Amigo ” e “inimigo ” não serão nem salvos por minha simpatia , nem malditos por meu ódio . Pelo contrário , o que será julgado, salvo ou maldito , será meu ódio e meu amor . No relacionamento com o próximo , na minha facilidade de classificar amigos e inimigos , o julgado sou eu . O decisivo , portanto , não é o meu sentimento , mas a fé de que eles também estão colocados diante da face de Deus .
"Ama os teus inimigos , porque eles falam-te dos teus defeitos ." (Benjamin Franklin)
Vitus Gustama, SVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário