“Vive de tal modo que tua vida seja uma oração . Canta a Deus com a boca , salmodia com as obras . Não te contentes com a formalidade de recitar salmos e hinos . Põe em tuas mãos o saltério de tuas boas obras ”. (Santo Agostinho, In ps. 91,3)
Estamos ainda no Sermão da Montanha (Mt 5-7). O texto do evangelho de hoje é a ultima parte da conclusão do Sermão da Montanha (Mt 7). O que conta para Deus é o bem que praticamos. Nossa maneira de viver e de conviver é o parâmetro para saber se realmente rezamos ou se realmente acreditamos em Deus que é o Supremo Bem . O texto do evangelho de hoje serve de verificação para nossas praticas diárias .
“Nem todo aquele que diz ‘Senhor , Senhor ’”. Mais uma vez aparece no evangelho a dialética entre o dizer e o fazer . Há quem fale continuamente de Deus (“Senhor , Senhor ”) e logo se esquece de fazer sua vontade . Há quem se faça a ilusão de trabalhar pelo Senhor (“profetizamos em teu nome , expulsamos os demônios , fizemos milagres ”), mas logo , no dia das contas , no dia da verdade , acontece que o Senhor não o conhecerá: “Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim ”.
Jesus não quer que os cristãos cultivem somente a relação com ele , e sim que sejam seguidores que , unidos a ele , trabalhem para mudar a situação da humanidade . É viver de acordo com a justiça e a caridade . Onde há justiça não há pobreza nem exclusão social . Devemos ter sempre a cabeça fria para analisar bem os acontecimentos na nossa vida e ao nosso redor , ter o coração sempre quente para amar , acolher e ter a mão sempre larga para ajudar e para abraçar num abraço de reconciliação.
Jesus nos convida hoje a sermos seguidores “rocha ” e não seguidores “areia ”. Seguidor “areia ” é aquele que vive de uma fé de simples aparência , sem fundamento . Um dia acredita em Deus , em outra ocasião perde a fé . Crê quando as coisas vão ao seu gosto e se desanima quando tudo não corresponde àquilo que imaginava. Os seguidores “rocha ” são os que fundamentam sua vida na rocha que é Cristo e sua Palavra . Os seguidores “rocha ” se mantêm firmes em qualquer situação , porque seguram na mão de Deus e sabem em quem acreditam (cf. 2Tm 1,12c). Para sermos verdadeiros seguidores “rocha ” devemos fazer próprios as palavras do Salmo 78: “Senhor , não lembreis as nossas culpas do passado , mas venha logo sobre nós vossa bondade .... Por vosso nome e vossa glória , libertai-nos! Por vosso nome , perdoai nossos pecados !”. Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros . Muito sabe quem conhece a própria ignorância e procura a viver mais com sabedoria e prudência .
As Obras Que Falam Por Si
Jesus é muito realista. Ele dá este critério : “Olhem e vejam como atuam” para saber se são verdadeiros cristãos ou não , se são profetas ou não são profetas . “Pelos frutos vocês vão reconhecê-los”. Qualquer pessoa se manifesta pelo que faz ou pelo modo de viver . Os cristãos são reconhecidos não pelos dons que têm, mas pelos frutos que produzem. Qualidade de um fruto depende da qualidade da árvore .
A Palavra de Deus hoje nos convida a descermos ao fundo do coração para descobrir nele a nossa maldade ou a nossa bondade ; a nossa mentira ou a nossa verdade ; nossa veracidade ou nossa falsidade ; a nossa esterilidade ou a nossa fecundidade . A Palavra de Deus precisa nos desarmar para nos vermos como somos.
Precisamos estar conscientes de que não existe verdadeira fé sem empenho moral . A oração e a ação , a escuta e a prática , são igualmente importantes . Há três coisas indispensáveis para a vida de um cristão : escuta atenta da Palavra de Deus com oração , prática da vontade de Deus e perseverança até o fim apesar das tempestades da vida .
O evangelho deste dia quer nos dizer que não importa “dizer Senhor , Senhor , nem falar em seu nome , nem sequer fazer milagres ”. O que importa é a prática . O fazer . As obras . Não o dizer , nem o pensar , nem o rezar , nem o pregar , nem fazer milagres . A prática é a rocha , por isso , é firme até diante de Deus . As obras boas praticadas em nome de Deus são verdadeiros sinais da abertura diante da graça de Deus .
Vitus Gustama, SVD
· "O que você deixa para trás não é o que é gravado em monumentos de pedra , mas o que é tecido nas vidas de outros ." (Péricles)
· "Uma vida sem causa é uma vida sem efeito ." (Barbarella)
· Reza bem quem vive bem (Santo Agostinho, De ord. 2,19,51)
· “Os mais belos pensamentos nada são sem as obras ”, porém “O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras . Olha mais o amor com que são feitas ” (Santa Teresa de Jesus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário