Jo 16,29-33
"A força mais potente do universo ? - A fé " (Madre Teresa de Calcutá)
"Fé é o pássaro que sente a luz e canta quando a madrugada é ainda escura " (Rabindranath Tagore)
O texto do evangelho para nossa reflexão e partilha de hoje é Jo 16,29-33. Este texto se encontra no conjunto do discurso de despedida de Jesus dos seus discípulos no evangelho de João (os capítulos 13 a 17 do evangelho de João formam esse discurso ). A vida em si é formada de despedidas diárias . A despedida da noite para saudar o novo dia . A despedida de uma hora para a entrada de nova hora que está se despedindo também . A passagem de um dia para a entrada de novo dia que está terminando. A despedida de quem parte e a saudação de que chega ou nasce. O choro de tristeza sobre quem partiu e o choro de alegria pela chegada de quem acabou de nascer . A vida na história tudo passa . Estamos sempre em despedidas ou em partidas . Melancolicamente Vinícius de Moraes dizia: “Quanta tristeza há nesta vida . Só incerteza . Só despedida ...”. Em contrapartida Charles Chaplin dizia: “A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo , sem tirá-las do meu coração ”.
Sabendo das dificuldades que os discípulos enfrentarão Jesus disse-lhes: “No mundo tereis tribulações . Mas tende coragem ! Eu venci o mundo ” (Jo 16,33b). São João traduzirá estas palavras de Jesus na sua Primeira Carta da seguinte forma : “Esta é a vitória que vence o mundo : a nossa fé ” (1Jo 5,4b). Ter fé significa estar com Deus e participar de sua vida . Deus está sempre do nosso lado e por isso , podemos ter serenidade em tudo . Uma certeza nos acompanha: Cristo venceu o mundo . Se Cristo venceu o mundo , venceremos também com ele . A ultima palavra não é a fraqueza do homem , não é a prepotência do homem e sim a fidelidade dO Senhor para conosco . No Senhor todos os nossos gritos , todos os nossos porquês , todas as nossas perguntas e interrogações serão acolhidos e colocados em outras perspectivas . A certeza de Deus vai ao nosso encontro sempre e em toda parte . Por isso , o autor da Carta aos Hebreus escreveu: “A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera , é um meio de conhecer realidades que não se vêem. Foi por causa da fé que os antigos foram aprovados por Deus . Pela fé , sabemos que a Palavra de Deus formou os mundos ; foi assim que aquilo que vemos se originou de coisas invisíveis ” (Hb 11,1-3). A fé é como uma luz ou uma lanterna . A luz ou a lanterna não é acesa para ser olhada e sim para alguém ver o que ela ilumina.
“No mundo tereis tribulações . Mas tende coragem ! Eu venci o mundo ” é a mensagem do Senhor para você hoje . Acredite nesta Palavra , pois é a Palavra de quem criou o universo : “Tudo foi feito por Ele , e sem Ele nada foi feito . N’Ele havia vida , e a vida era a luz dos homens . ... Era a verdadeira luz que , vindo ao mundo , ilumina todo homem ” (Jo 1,3-4.9).
Vitus Gustama, SVD
Nenhum comentário:
Postar um comentário