O que podemos aprender da comunhão da Santíssima Trindade ?
1. Viver na Solidariedade
A solidariedade é uma atitude trinitária . A palavra “Solidariedade ” do latim “solidus”. “Solidus” designava uma moeda de ouro sólida , consolidada, não variável . Daí derivam os termos soldo , soldado , soldar , consolidar , solidez e, a partir do século XIX, solidário e solidariedade . A palavra latina “Solidus” significa, então , maciço , consistente porque seus elementos estão bem unidos. Solidariedade , por isso , significa relação pela qual as partes de um todo são interdependentes consistentemente.
2. Viver a liberdade e na liberdade
Sabemos muito bem de que a história humana está cheio de guerras , violências , de luta pelo poder . Em tudo isto , os mais fortes oprimem e exploram os mais fracos . Consequentemente, quem tem mais “liberdade ” é o dominador . Mas ele é livre à custa dos mais fracos . E o dominado vive sem a liberdade .
Na relação trinitária não há dominador nem dominado, pois os componentes vivem na plena comunhão . Por isso , a verdadeira liberdade é a liberdade vivida como comunhão a exemplo da Santíssima Trindade . A liberdade vivida como dominação destrói a comunidade . A liberdade vivida como comunhão tem capacidade de curar as feridas causadas pela lógica liberdade- dominação .
3. Viver uma vida participativa e igualitária
Na Santíssima Trindade há participação plena ou perfeita . Ou não há trinitarização sem participação. Nenhuma das pessoas da Santíssima Trindade atua sozinha . As três Pessoas participam, cada uma de acordo com seu modo próprio . Todas as ações de Deus são ações do Pai , do Filho e do Espírito Santo .
É necessário que estejamos conscientes disso para intuir algo da vida trinitária presente no mais profundo da criação . Na raiz de sua existência existe a herança de uma realidade trinitária : viver em comunhão com os demais como iguais . Deus nos criou semelhantes a ele (Gn 1,26) e quer que sejamos, por nossa opção livre , fiéis a essa semelhança . A Trindade é a raiz , a fonte e a meta de nossa fraternidade humana . Manifestamos nossa fé na Trindade através do amor , da comunicação , da fecundidade , do diálogo , da partilha, da igualdade e da fraternidade . O homem que vive como filho de Deus e irmão de todos os homens mostra que encontrou a razão de sua vida e experimentou a vida trinitária e guiado pela Santíssima Trindade .
4. Viver o diálogo e no diálogo amoroso
A partir destes pensamentos e outros pensamentos que ainda não se encontram nesta reflexão podemos concluir que precisamos aprender ainda mais e mais do mistério da Santíssima Trindade . Há tanto e tanto riqueza espiritual na Santíssima Trindade na qual e da qual precisamos tirar e aprender para viver uma vida mais cristã. Posso dizer que para viver uma vida cristã solidamente, precisamos viver uma vida trinitária .
Vitus Gustama, SVD
Veja meu livro : UM PASSO ADIANTE COM CRISTO Reflexão no. 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário