Estamos no fim do Sermão da Montanha (Mt 5-7). O texto do evangelho que serve para nossa meditação de hoje é outra parte da conclusão do Sermão da Montanha (Mt 7). No texto de hoje Jesus nos dá três lições importantes para nossa vida : viver na prudência ; em cada ato praticado o outro deve ser levado em consideração (regra de outro ); e o esforço na luta pela salvação (porta estreita ).
No texto de hoje Jesus começa sua lição com as seguintes palavras : “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos ; para que eles não as pisem e, voltando-se contra vós , vos estraçalhem” (Mt 7,6). Esta sentença enigmática, própria de Mateus , não tem nenhuma relação , ao parecer , com o que precede nem com o que segue (alguns especialistas colocariam o v.6 dentro do conjunto de Mt 7,1-4). Mas o que mais importante para nós é a lição escondida nessa sentença .
A expressão “as coisas santas” designa com freqüência no Antigo Testamento as viandas (alimento ) oferecidas em sacrifício e que somente os fieis podiam consumir “....para a expiação quando de sua tomada de posse e sua consagração . Estrangeiro algum comerá deles, porque são coisas santas” (Ex 29,33-34; cf. Lv 2,3;22,10.16; Nm 18,8.19).
O paralelismo “coisas santas - pérolas ” demonstra que a primeira dessas expressões deve ser entendida como uma imagem que designa o que é infinitamente precioso e pertence exclusivamente a Deus . “As pérolas ” são imagem daquilo que tem um grande valor ou precioso (cf. Mt 13,46).
“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos ; para que eles não as pisem e, voltando-se contra vós , vos estraçalhem!”. Através deste conselho Jesus nos ensina a vivermos na prudência . Esta é a primeira lição do evangelho de hoje .
A palavra “prudência ” provém do latim “prudens-entis” que , na acepção pró pria , significa precavido , competente . Prudência é virtude que faz prever , e procura evitar as inconveniências e os perigos ; cautela , precaução . A prudência é a capacidade de ver , de compenetrar-se e de ajustar-se à realidade . A prudência oferece a possibilidade de discernir o correto do incorreto , o bom do mau , o verdadeiro do falso , o sensato do insensato a fim de guiar o bom rumo de nossas ações . O prudente jamais se precipita no falar nem no agir sem conhecimento da causa ou da realidade . Tendo conhecimento da causa ou da realidade ele fala com cautela . A prudência é a faculdade que nos permite vermos e aprendermos a realidade tal como é. A prudência é o modo de viver dos sábios , pois o homem sábio é sempre guiado pela prudência . Por isso , o sábio dificilmente machuca os outros .
A segunda lição que Jesus nos dá hoje é esta: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles . Nisto consiste a Lei e os Profetas ” (Mt 7,12). Trata-se de uma regra de conduta e é considerada como a regra de ouro . A regra de ouro já era conhecida na antiguidade . Em Heródoto lemos: “Não quero fazer aquilo que censuro no próximo ” (Heródoto, 3,142,3). Na sabedoria de Confúcio (551 antes de Cristo ) lemos: “Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você ”. Encontramos também esta regra nos ditos do famoso rabi Hillel: “Não faças a ninguém aquilo que te é desagradável; isso é toda a Torá , ao passo que o mais é explicação ; vai e aprende!”.
Esta regra de ouro nos ensina que em tudo que falarmos (comentarmos) ou fizermos a vida e a dignidade do outro devem ser levadas em consideração . Às vezes acontece que machucamos muito os outros porque ainda temos muitas feridas dentro de nós que ainda não são curadas. E muitas vezes avaliamos o outro a partir de nossas feridas e não a partir da própria realidade das coisas . Por trás de uma pessoa brava e grosseira , há uma pessoa frustrada (veja neste blog a reflexão sobre FRUSTRAÇÕES E ESPERANÇA RENOVADA).
O verdadeiro cristão faz muito mais além da regra de ouro . Ele é chamado e é enviado a fazer o bem ao próximo independentemente da retribuição ou do reconhecimento . Ele sempre age com um amor gratuito e de qualidade sem medir esforços , porque ele tem consciência clara de que ele é amado por Deus deste modo . Ele é sempre solicito e serviçal . Trata-se de a opção ou do estilo de vida com Deus traduzido na convivência fraterna com os demais . Todo trato cordial e fraterno jamais se baseia na lei de retribuição muito menos acontece por mera formalidade . O cristão existe para fazer o bem , e se não o fizer deixará de existir em Jesus Cristo que “passou a vida fazendo o bem ” (At 10,38).
A terceira lição dada por Jesus no evangelho deste dia é esta: “Entrai pela porta estreita , porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição , e muitos são os que entram por ele ! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida ! E são poucos os que o encontram”! (Mt 7,13-14). Estas palavras de Jesus recordam aquilo que Moisés falou, no Livro de Deuteronômio, para o povo eleito quando acabou de expor a Lei : “Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem , e a morte com o mal . Mando-te hoje que ames o Senhor , teu Deus , que andes em seus caminhos , observes seus mandamentos , suas leis e seus preceitos , para que vivas e te multipliques, e que o Senhor , teu Deus , te abençoe na terra em que vais entrar para possuí-la. Se, porém , o teu coração se afastar , se não obedeceres e se te deixares seduzir para te prostrares diante de outros deuses e adorá-los, eu te declaro neste dia : perecereis seguramente e não prolongareis os vossos dias na terra em que ides entrar para possuí-la, ao passar o Jordão. Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós : ponho diante de ti a vida e a morte , a bênção e a maldição . Escolhe, pois , a vida , para que vivas com a I tua posteridade , amando o Senhor , teu Deus , obedecendo à sua voz e permanecendo unido a ele . Porque é esta a tua vida e a longevidade dos teus dias na terra que o Senhor jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó, teus pais ” (Dt 30,15-20).
Moisés falou de vida e de morte ; Jesus, que já olha mais para além da vida neste mundo , fala de “vida e perdição ”. Moisés mandou para “escolher o caminho ”; Jesus manda “entrar pela porta estreita ”, tomar o caminho que leva à vida . Moisés fala desta vida ; Jesus fala da vida eterna da qual alcançarão os que seguem a senda estreita .
“Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida !”. O verbo grego para “apertado ” usado em particípio se usa também para indicar aflição , tribulação e perseguição. São os obstáculos que tem que ser superados quando se recorre “a senda estreita ”.
“Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida !”. No Evangelho de João Jesus se apresenta como porta : “Eu sou a porta ; quem entrar por mim será salvo ” (Jo 10,9). O cristão se esforça por ser fiel a Deus e aos princípios evangélicos como solidariedade , fraternidade , igualdade , justiça , amor , bondade , solidariedade em vez de egoísmo , agressividade, violência . A santidade é a forma normal de viver os ensinamentos de Cristo no cotidiano . Mas para tudo isto se exige muito esforço .
Vitus Gustama,SVD
· “Deus não condena quem não pode fazer o que quer , mas quem não quer fazer o que pode” (Santo Agostinho, Serm. 54,2).
· “Não é bastante afastar-se do mal ; é preciso ser bom . Deixar de roubar o alheio não basta , é preciso dar do que é seu . Deves afastar-se do mal a ponto de fazeres o bem ” (Santo Agostinho, In ps. 33,2,19).
· “Não andes averiguando quanto tens, mas o que tu és” (Santo Agosinho, Serm. 23,3).
· “Guarda interiormente tua inocência , onde ninguém violenta tua causa ” (Santo Agostinho, In ps. 37,21)
Nenhum comentário:
Postar um comentário