JESUS, FILHO DE DEUS , O MESSIAS , É O EVANGELHO DE DEUS QUE NOS CHAMA À MUDANÇA
REFLEXÃO PARA II DOMINGO DO ADVENTO DO ANO LITÚRGICO B
Texto de Leitura: Mc 1,1-8
---------------------------------
1 Início do Evangelho de Jesus Cristo , Filho de Deus . 2 Está escrito no Livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente , para preparar o teu caminho . 3 Esta é a voz daquele que grita no deserto : ‘Preparai o caminho do Senhor , endireitai suas estradas !’” 4 Foi assim que João Batista apareceu no deserto , pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados . 5 Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro . Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 6 João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo . 7 E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu . Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias . 8Eu vos batizei com água , mas ele vos batizará com o Espírito Santo ”.
-----------------------------
“
1.
O evangelista Marcos começa seu livro com esta frase : “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo (Messias ), Filho de Deus ”.
Há tanto tempo os homens esperavam um mundo novo ou uma nova criação . Eis , então , a nova realidade apareceu na pessoa de Jesus Cristo . Acreditando nele e vivendo sua vida e sua mensagem , qualquer um se renovará e se tornará nova criatura . Se ele se tornar uma nova criatura , conseqüentemente ele renovará também seu ambiente e as pessoas ao seu redor . Ele saberá também discernir a vontade de Deus na sua vida , pois ele está com o Senhor . Tudo isto é uma Boa-Nova, pois Deus quer entrar em comunhão com as pessoas a fim de salvá-las. Em Jesus Cristo , Deus veio para dar-nos uma notícia tão sublime que até é difícil de acreditar : o amor de Deus é tão grande (cf. Jo 3,16) e tão forte que não permitirá que ninguém se perca (cf. Jo 6,39).
2. Evangelho e seu significado
“
O mundo helenístico considerava como “alegre notícia ” (evangelho ) o nascimento de um príncipe , de um herdeiro do trono .
O evangelista Marcos pensa de maneira diferente . Para ele a “Boa Notícia ” (evangelho ) que nos enche de alegria e de esperança é Jesus, sua pessoa , sua história , sua pregação , sua obra . E este Jesus é o Messias , é o Filho de Deus , é um Deus que salva , é aquele que estabelece o Reino definitivo de Deus no mundo .
O título de Filho de Deus tem claramente o sentido teológico muito denso que a comunidade pós-pascal de Marcos atribui a Jesus. Marcos usa este título , sobretudo , em três textos importantes : no Batismo (Mc 1,11), na transfiguração (Mc 9,7) e na profissão de fé do centurião ao pé da cruz (Mc 15,39). O Batismo coloca a vocação messiânica de Jesus na linha de Servo de Deus de quem fala o profeta Isaías: um projeto de salvação que passa através do serviço e da morte pelos demais . A transfiguração , que se coloca depois do anúncio da paixão , tem a finalidade de revelar antecipadamente aos discípulos que a cruz terminará na ressurreição . E finalmente a profissão de fé do centurião . É precisamente diante de Jesus moribundo se converte um pagão : o centurião reconhece em Jesus o Filho de Deus , não porque vê algum prodígio e sim porque o vê morrer (pelos demais ). Com isso , Marcos não nos apresenta Jesus apenas como Filho de Deus e sim Jesus é o Filho de Deus para nós , pois nele encontramos nossa libertação .
3. João Batista e sua mensagem para nós
1). Um estilo de vida que corrige nossas escalas de valores
A sobriedade , o desprendimento , a austeridade e a simplicidade no modo de viver de João Batista é um convite bem claro sobre a necessidade da renúncia aos valores que não nos garantem a salvação como os valores que só valem para manter a arrogância humana . É o testemunho vivo de um homem que está consciente das prioridades e não dá importância aos aspectos secundários da vida . João Batista nos convida a apostarmos nos valores importantes , decisivos , eternos , capazes de nos dar vida e felicidade .
2). Experiência do deserto que nos leva à vida
A pregação de João é feita “no deserto ”. Na linguagem bíblica o deserto é símbolo de crise : ali não há comida , água , moradia , trabalho etc.. Mas também é símbolo do encontro com Deus : “... eis que vou, eu mesmo , seduzi-la, conduzi-la ao deserto e falar-lhe ao coração ” (Os 2,16), porque é em situações de deserto quando o ser humano sente sua fragilidade , sua necessidade de Deus e acorrer a Ele . O “deserto ” é, no contexto da catequese judaica , o lugar onde o Povo de Deus realizou uma caminhada de purificação e de conversão . Foi no deserto que os israelitas , libertados do Egito, passaram de uma mentalidade de escravos a uma mentalidade de homens livres , de uma mentalidade de egoísmo a uma mentalidade de partilha, de uma atitude descomprometida a uma Aliança com Deus , da desconfiança em relação à proposta libertadora que Moisés lhes apresentou à confiança total num Deus que cumpre as suas promessas e que é fonte de vida e de liberdade para o seu Povo .
A pregação de João lembrava aos israelitas a necessidade de voltar ao “deserto ” e de percorrer um caminho semelhante àquele que os antepassados tinham percorrido. No deserto todos buscam a vida . No Novo Testamento , quando se utiliza a palavra “deserto ” como adjetivo , em referência às pessoas , isto quer dizer “abandonado”, desolado, privado dos amigos e familiares . É aquele que se encontra alienado da vida , dos amigos , dos que o faz viver . Não é de estranhar que João Batista no deserto , no lugar que por identidade menos água tem. E água é o símbolo da vida . A Boa notícia de Jesus Cristo é precisamente que a vida pode florescer inclusive nos lugares e situações mais contrários à mesma .
Converter-se, neste sentido , significa sair em busca da vida . É converter-se para Deus , fonte de vida . No fundo a vida de todo ser humano transcorre na aridez do deserto , da vida que luta e a água generativa de Deus .
3). A esperança e a vida que nos chamam e fazem caminhar
A certeza que temos é que não há quem possa parar a vida . Ela se vai. E nós vamos com ela independentemente de nosso querer ou de não querer . Mas por outro lado , temos um comportamento contrário ou um modo de viver oposto ao dinamismo da própria vida ou da própria fé . Ficamos agarrados a qualquer coisa , e suspiramos por um posto ou uma posição na vida que , supostamente , nos garante estabilidade e nos proporcione segurança e prestigio. Pelo menos a sensação , pois será que estamos seguros ? Será que estamos estabelecidos enquanto a vida nos chama a caminhar ? Este ambiente conservador invade todos os setores da vida e paralisa o desenvolvimento e o crescimento .
Queremos um posto na vida , mas cada vez há menos coisas fixas. Queremos apostar pelo continuísmo , mas a nova realidade nos faz rever nossas posições ou paradigmas , pois de fato , o evidente é a mudança .
A fé é uma aventura diante de Deus que vem ao nosso encontro . A aventura na fé é a resposta cristã ao advento /à vinda do Senhor . Diante daquilo que está por ver e por vir , no horizonte da esperança , não cabem medos nem chantagens de segurança nem conservadorismo . Paradoxalmente , pode-se dizer que o único seguro diante da vinda do Senhor é o êxodo, a aventura do êxodo. Como dizem os profetas e os poetas , há que fazer caminho andando. Ir somente pelo caminho trilhado é retroceder . E isto é uma atitude suicida diante da vida que nos chama a caminhar e é um pecado contra a fé que nos convida a ir a um encontro . A fé é confiança na promessa de Deus . É esperança . E a esperança está sempre na nossa frente que nos chama a caminhar e a sair de nosso cantinho.
4). João Batista é um grito permanente no nosso coração à conversão
João Batista chama a atenção das pessoas para Jesus. Ele conclama todos para a conversão . Ele exige que se constitua uma comunidade de pessoas dispostas a mudar de vida . Só desse modo O Messias se manifestará ao mundo . Muitos lhe dão ouvidos e vão em sua direção para receber o batismo de penitência . Trata-se daqueles que querem que alguma coisa ou uma vida mude, são as pessoas que cansam de viver num mundo ou numa sociedade de injustiça e de maldade . Muitos se converteram.
Converter-se não significa necessariamente que sejamos grandes pecadores e devamos fazer penitência . Converter-se, crer em Jesus Cristo , significa voltar-se a ele , aceitar seus critérios de vida , acolhes seu evangelho e sua mentalidade , ir assimilando nas atitudes da vida . A Boa Notícia é nossa conversão . , a possibilidade de nosso encontro com o Senhor que vem.
João Batista antes de chamar os outros à conversão , ele se converteu primeiro através de um desprendimento total . Por acaso , podemos exigir que os outros se convertam, quando nós não queremos mudar nossos maus hábitos , quando não estamos dispostos a renunciar aos nossos pequenos ou grandes egoísmos ? Podemos, por acaso , exigir que os ricos e os poderosos não oprimam os pobres e os fracos , se, de nossa parte , nos nossos lares continuamos mantendo um comportamento arrogante e agressivo , se nos comportamos como dominadores e donos da verdade , se no trabalho ou no grupo , nos exaltamos contra aqueles que hierarquicamente estão abaixo de nós ou tratamos os outros como se eles não tivessem um mínimo conhecimento das coisas que , de fato , eles sabem muito mais do que nós , só que falta-lhes oportunidade ?
Sabemos que faz parte da nossa natureza humana é que nós fechamos nossos olhos diante daquilo que deveríamos ver , sobretudo , diante de nossos próprios pecados ou defeitos . Enquanto que o primeiro passo para a conversão e para o bom relacionamento com Deus é admitir que somos pecadores , que temos defeitos , que temos “área de aridez ”dentro de nós , embora reconheçamos que não há nenhuma coisa no mundo que seja mais duro e mais difícil do que encarar a nós mesmos , os nossos defeitos e fraquezas . Mas temos que estar conscientes de que o fim de arrogância é o início de perdão e da graça de Deus na nossa vida . Não há perdão e relacionamento verdadeiro com Deus e com o próximo sem humildade , abandonando nossa arrogância e auto-suficiência que não nos trazem vantagem nenhuma a não ser só a destruição de nossa vida e a vida dos demais .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário