26 de Dezembro
Naquele tempo , disse Jesus aos seus apóstolos : 17“Cuidado com os homens , porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas . 18Vós sereis levados diante de governadores e reis , por minha causa , para dar testemunho diante deles e das nações . 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer . Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer . 20Com efeito , não sereis vós que havereis de falar , mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós . 21O irmão entregará à morte o próprio irmão ; o pai entregará o filho ; os filhos se levantarão contra seus pais , e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos , por causa do meu nome . Mas quem perseverar até o fim , esse será salvo .
*************
“Que tua conduta e tua palavra possam significar um chamamento de Deus à mente e ao coração dos que d’Ele estão longe ” (Pio XII, Papa ).
*****
Estevão é o verdadeiro reflexo do próprio Jesus porque ele acreditava e vivia totalmente a mensagem de Jesus. Ele , como Jesus, fez aquilo que é tão difícil para a vida normal : amar e rezar pelos inimigos . “Senhor , não lhes leves em conta este pecado ”, assim ele rezou pelos inimigos que o apedrejaram até a morte (At 7,60; cf. Lc 23,34; Mt 5,44-48). Esta é a novidade do Evangelho , capaz de suscitar uma pergunta , pois aquele que vive profundamente o Evangelho de Jesus Cristo é capaz de orar e amar aquele que o destrói. Por isso , viver de acordo com o Evangelho não é tão fácil como se imagina.
Na parte central dos grandes discursos que dão ritmo a Atos , Pedro repete: “Nós somos testemunhas ” (cf. At 2,32;3,15;10,41). Ser testemunha era a identidade dos discípulos de Jesus. O anúncio da palavra de Deus e o testemunho de vida são palavras-chaves e inseparáveis na obra de Lucas, de modo especial na segunda obra (Atos ). Testemunhar significa provar com a própria vida aquilo que se fala , se professa e no que se acredita, assumindo todas as conseqüências .
No evangelho lido neste dia , Jesus não esconde a verdade aos cristãos : o evangelho provoca, muitas vezes , a oposição e perseguição. Isto não espanta Jesus. Ele pede aos cristãos para se manterem valentes como Ele até o fim (cf. Jo 16,33). Jesus salvou a humanidade comportando-se como ovelha ou na linguagem do evangelista João como cordeiro : simples e manso (Mt 11,28-30).
A oposição e a perseguição vêem, muitas vezes , da própria família : “O irmão entregará seu irmão à morte . O pai , seu filho . Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão”. O ódio pode nascer em qualquer pessoa e em qualquer lugar . Jesus nos sugere uma só solução : “Permanecei fieis !”. É conservar a firmeza e o valor , contra toda decepção , contra toda oposição e contra todo fracasso . O que conta é a salvação eterna . Precisamos saber que Jesus está conosco (Mt 28,20). Na obscuridade do fracasso estamos seguros de que Jesus, com toda certeza , virá e salvará os seus . Mas Jesus nos alerta e nos afirma: “Aquele que perseverar até o fim , será salvo ”. Será que sou perseverante em tudo como cristão ?
P. Vitus Gustama, svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário