******
********
Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos : 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas , e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas , para procurar aquela que se perdeu?
13Em verdade vos digo, se ele a encontrar , ficará mais feliz com ela , do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo , o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos (Mt 18,12-14).
13
*******
“Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas , e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas para procurar aquela que se perdeu?” (Mt 18,12). É a pergunta de Jesus para seus ouvintes e para todos nós . Ele quer que nos coloquemos no lugar do pastor das ovelhas para entender a maneira de Deus de tratar o ser humano , especialmente de um pecador .
“Do mesmo modo , o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos ”, disse-nos Jesus (Mt 18,14). Esta é uma frase absolutamente capital . É a culminação do Evangelho . É o coração ou o centro do evangelho . É o que explica o resto : a Encarnação , a Paixão , a Morte na Cruz e a Ressurreição de Jesus. O amor é a resposta para todos os porquês da Bíblia . Por que a criação ? Por que a encarnação ? Por que a redenção ? A resposta é esta: amor . “Deus amou tanto o mundo , que entregou o seu Filho único , para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna ” (Jo 3,16). A partir de Deus a lei que governa o mundo é o amor . Conseqüentemente , a lei que deve governar a vida de cada cristão é a lei do amor (Jo 13,34-35; 15,12-14).
“O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos ” (Mt 18,14). Deus não quer que eu me perca . Eu preciso meditar esta verdade que Jesus me revelou. Aqui está a vontade de Deus ! Aqui está o Seu querer ! Não pode nem quer perder um só dos pequeninos . O mais insignificante em aparência é importante nos olhos ou para os olhos de Deus .
O que me faz perder é o pecado . “Toda corrupção leva o homem à pró pria destruição . Pecar é desmoronar o próprio ser e caminhar para o nada ”, dizia Santo Agostinho (De mor . manich. 6,8). “O defeito moral não se define pelo mal que se intenta , mas pelo bem que se abandona ”, acrescentou Santo Agostinho (De civ. Dei 2,8).
A comunidade cristã deve ser “sinal do rosto de Deus ”, de Deus que vai atrás da ovelha perdida com uma solicitude pastoral pelo “pequeno ” e mais ainda , por aquele que se extraviou pelo pecado . A comunidade cristã não deve deixar-se guiar pelos critérios de eficiência e sim pelo “cuidado ” com o pequeno , com o insignificante no critério da sociedade , com o excluído , com o isolado ou afastado.
P. Vitus Gustama,svd
“Vem, Senhor Jesus, busca o teu servo , busca a tua ovelha invalida. Deixa as noventa e nove e vem buscar esta que está perdida... Busca-me, porque eu te busco. Encontra-me, levanta-me, leva-me. Tu podes encontrar o que buscas . Tu aceitas carregar sobre ti o que encontraste” (Santo Ambrósio, Comentário ao Salmo 118).
Nenhum comentário:
Postar um comentário