JOÃO BATISTA ME CHAMA À RECONCILIAÇÃO
*********
Ao descerem do monte , 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro ?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem . 12Ora , eu vos digo: Elias já veio , mas eles não o reconheceram. Ao contrário , fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles ”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista (Mt 17,10-13).
*********
Jesus aceita essa tese , mas nega qualquer visão de fantasia bem difundida entre o povo sobre a volta do profeta Elias. Em vez disso, Jesus convida seus discípulos a discernirem o plano de Deus que está se manifestando diante de seus olhos . “Elias já veio , mas eles não o reconheceram”, afirma Jesus. Para levar os discípulos à urgência de conversão , Jesus identifica expressamente o profeta Elias com João Batista , o ultimo grande profeta do Antigo Testamento . Os discípulos compreendem, naquele momento , essa identificação : “Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista ” (Mt 17,13). Mais tarde eles vão cair novamente na incompreensão e incredulidade (cf. Mt 15,20).
João Batista é uma das figuras mais marcantes e predominam durante o Advento . Em analogia com a missão do profeta Elias, João Batista quer enfatizar dois pontos importantes . Em primeiro lugar , minha relação com Deus . Eu preciso voltar para Deus que me ama por mim mesmo incondicionalmente , pois Deus em si mesmo já é perfeito . Sou eu que preciso aproximar-me de Deus para que eu seja um reflexo do amor de Deus para o próximo . Meu encontro com Deus é sempre um encontro de dois amores : o amor eterno de Deus por mim e meu amor por Deus (voltei a amar o Amor eterno para que eu seja eterno ). Meu amor para Deus é muito mais para mim mesmo do que para Deus que é o próprio Amor (cf. 1Jo 4,8.16). Amando eu me tornarei amoroso e amável .
Neste sentido , eu preciso deixar-me interpelar por João Batista cuja voz queima as impurezas em mim . João Batista é, como o profeta Elias, fogo irresistível , profeta cuja palavra ilumina meu caminho e o da minha comunidade . Além disso, eu preciso estar consciente de que como Elias e João Batista foram perseguidos pelos poderosos e não compreendidos pelos seus contemporâneos , eu posso ter a mesma sorte . Mas ao mesmo tempo , apesar de tantas oposições e obstáculos , a Palavra de Deus sairá vitoriosa . Por isso , viver sem confiar na Palavra de Deus deve ser impossível . “A Palavra de Deus será plena em nós quando estivermos plenamente na Palavra de Deus ” (Santo Agostinho. Serm. 1, 133).
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário