SOMOS CHAMADOS A SER INSTRUMENTOS DA GRAÇA DE DEUS COMO MARIA
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Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”
35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”
E o anjo retirou-se.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”
35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”
E o anjo retirou-se.
De todas as cenas que a Igreja usa na liturgia do Advento , a anunciação à Maria por excelência é a mais famosa . A anunciação do Anjo do Senhor à Maria tem aparecido freqüentemente na teologia , na espiritualidade , na arte e na literatura .
O relato da anunciação nos oferece a possibilidade de uma leitura múltipla . Mas cada relato de anunciação sempre segue o mesmo esquema onde se sublinha a iniciativa de Deus que se oferece por intermédio de um mediador e a fé do destinatário em resposta a essa iniciativa . Em outras palavras , é um esquema de aliança .
Na anunciação , Maria fica admirada pelo que ouve (v.29). As palavras da saudação soam aos seus ouvidos como absolutamente novas : “Alegra-te, cheia de graça , o Senhor está contigo !” (v.28). Esta saudação define quem é Maria. Ela é aquela que está cheia de graça (kekharitomene). É dificilmente traduzir toda a riqueza de duas primeiras palavras que têm em grego : khaire, kekharitomene. Podemos dizer que Ela está repleta de uma benevolência totalmente gratuita , de uma complacência absolutamente pura . Maria pode fazer suas , em toda verdade , as palavras de São Paulo: “Pela graça de Deus , sou o que sou” (1Cor 15,10). Na graça reside a completa explicação de Maria, a sua grandeza e a sua beleza . A eleição de Maria não é fruto de uma obra humana , mas da complacência gratuita de Deus , da pura graça , pois Deus se antecipa à obra do homem e é o pressuposto absoluto de toda a iniciativa mundana .
A
Maria é convidada a alegrar-se pela chegada da salvação (cf. Sf 3,14;Jl 2,21;Zc 9,9). Lucas é conhecido como o evangelista da alegria . Ele enfatiza ao longo de suas obras a alegria de Deus e a alegria messiânica (Lc 15,5.7.10;23,24;1,14.44.47.58.68;2,10.20.28.38) e a alegria dos homens (cf. Lc 10,17;19,37;24,41.52). Na sua segunda obra , sobretudo nos primeiros capítulos , sublinha-se o clima de alegria em que vive a Igreja (At 2,46;5,41;8,8.39;11,23;13,48.52;15,31).
O anjo também diz a Maria: “O Senhor está contigo ”. Na história da salvação, quando alguém é chamado a exercer uma missão divina / missão particular , é prometida também a presença ou a proteção de Deus : a Isaac (Gn 26,3.24), a Jacó (Gn 28,15), a José (Gn 39,2-3.21.23), a Moisés (Ex 3,11s), a Josué (Js 1,5), a Gedeão (Jz 6,12.16), a Jeremias (Jr 1,8.19;15,20)etc..
A expressão “O Senhor está contigo ” está carregada de afeto . Esta expressão é típica da teologia da aliança . E a expressão máxima do Deus está conosco para sempre é a encarnação de Deus na nossa história (cf. Jo 1,14).
O anjo anuncia a Maria que ela dará à luz um filho : “Encontraste graça diante de Deus . Eis que vais ficar grávida, terás um Filho e dar-Lhe-ás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo”. Em Maria realiza-se a iniciativa de Deus absolutamente surpreendente . Deus se torna , realmente , a realização de nosso desejo ; é a subversão das nossas perguntas .
O sinal oferecido é a gravidez de Isabel apesar de sua idade avançada e da sua esterilidade , “porque para Deus nada é impossível ” (vv.36s). A gravidez de Isabel confirma que a de Maria é também obra de Deus , pois tudo é possível para Deus . O que havia acontecido no início da história da salvação: a concepção de Isaac no seio estéril de Sara (Gn 18,14), volta a acontecer agora em Isabel.
P. Vitus Gustama,svd
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