30 de Dezembro
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho , conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor . 23Conforme está escrito na Lei do Senhor : “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor ”. 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor . 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso , e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor . 27Movido pelo Espírito , Simeão foi ao Templo . Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus : 29“Agora , Senhor , conforme a tua promessa , podes deixar teu servo partir em paz ; 30porque meu olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos : 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição . 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações . Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma ”. 36Havia também uma profetisa, chamada Ana , filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada ; quando jovem , tinha sido casada e vivera sete anos com o marido . 37Depois ficara viúva , e agora já estava com oitenta e quatro anos . Não saía do Templo , dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações . 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo , conforme a Lei do Senhor , voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade . 40O menino crescia e tornava-se forte , cheio de sabedoria ; e a graça de Deus estava com ele .
Continuamos com o evangelho da apresentação de Jesus no Templo e a purificação ritual de Maria. Como a oferenda nessa apresentação e purificação , as mulheres ricas, além de uma rola ou um pombinho para o sacrifício de purificação , oferecem um cordeiro de um ano para o holocausto de ação de graças (cf. Lv 12,6.8). As mulheres pobres somente oferecem duas rolas ou dois pombinhos (Lc 2,24). Da oferenda sabemos que Maria pertence à classe social pobre e humilde .
O evangelista sublinha a apresentação de Jesus no Templo para mostrar que Jesus pertence inteiramente a Deus e que sua entrega é total desde o início de sua vida (cf. 1Sm 1,24-28). E Maria sabe que “o seu filho primogênito ” (Lc 2,6) não é propriedade dela, mas propriedade de Deus . Tudo pertence a Deus , menos o pecado .
A parte central da cena começa com a introdução do personagem principal , o velho Simeão cujo nome significa “O Senhor escuta ” (cf. Gn 29,33). Ele é apresentado como um homem “justo e piedoso ”, como alguém que esperava a “consolação de Israel”, isto é, a vinda próxima da salvação messiânica. O texto relata que “o Espírito Santo estava nele” para sublinhar que a mensagem que Simeão dará tem valor (vv.29-32. 34-35), pois ele é um profeta inspirado, cheio de Espírito Santo . Além disso, receberá de Deus a promessa de não morrer antes de ver o “Messias do Senhor ” (v.26). Sua ida ao Templo naquele determinado momento é interpretada, aqui , como uma condução do Espírito de Deus (v.27) como o próprio Jesus será conduzido pelo Espírito Santo (Mc 1,12).
As palavras proféticas de Simeão sobre Jesus constituem o centro do relato. O ator principal é o Espírito Santo , pois ele é quem conduz Maria ao Templo , quem conduz Simeão ao encontro de Jesus e quem revela a Simeão que o Menino que ele acolhe é a salvação de Deus e luz para iluminar as nações .
Esta cena nos mostra que no encontro com Jesus realizamos nossas esperanças e esperas , e os nossos olhos são iluminados para ver a vida de maneira renovada e renovadora. Para acontecer o encontro com Jesus e a realização das promessas , temos que , como velho Simeão, nos deixar conduzir pelo Espírito do Senhor .
Nesta cena Simeão recebe Jesus dos braços de Maria. Isto quer nos dizer que Deus quer que recebamos o Salvador e quem nos dá Jesus depois de tê-lo dado à luz para toda a humanidade é Maria. Devemos acolher Jesus com toda a nossa pessoa , corpo , coração , pensamento e sentimentos . “Aquele que deseja ser libertado, que tome Jesus nas suas mãos ...e faça todos os esforços para deixar-se guiar pelo Espírito e vir ao templo de Deus ...isto é, à sua Igreja ” (Orígenes). Iluminado pelo Espírito Santo , Simeão vê no menino que tem nos seus braços a “luz das nações ”. Jesus é a luz que vai iluminar todos os povos (Lc 1,79; Jo 8,12).
Simeão também prevê o sofrimento de Maria pela incredulidade do seu povo . Este sofrimento é descrito por Lc com uma imagem muito forte : em grego “rhomfaia” que designa uma espada grande com duplo fio . Este termo não voltará a ser mais usado em todo o NT até o último livro , o Apocalipse , onde aparecerá seis vezes ; cinco delas para simbolizar a palavra de Deus . O sofrimento de Jesus pela divisão atinge também pessoalmente sua mãe . Sabemos pela experiência que o sofrimento do filho (a) é o sofrimento da mãe (pai ). E o sucesso do filho (a) é o sucesso da mãe (pai ). A fé de Maria vai ser provada. E ela se mostra fiel até o fim na provação . Por isso , ela é modelo para nossa fé .
Se Simeão é descrito mais pela sua interioridade, pela justiça e esperança , Ana pela sua espiritualidade , pela sua vinculação com o templo e pela sua esperança . Lc apresenta Ana como uma mulher consagrada a Deus , modelo de fidelidade e de piedade e vive no templo . Também Ana vai ao encontro de Jesus, olha , compreende e testemunha aos outros (v.38), porque ela está aberta ao Espírito Santo . A salvação é oferecida por Deus a todos , mas ela deve ser anunciada e testemunhada por quem a acolhe.
Neste dia celebra-se a festa da Sagrada Família : Jesus, Maria e José. Celebra-se assim a família como lugar da manifestação de Deus neste mundo . Biblicamente a família é uma comunidade de alegrias , tristezas , lutas e esperanças sempre compartilhadas. A união dos esposos é considerada como aliança , que é termo sagrado das relações com Deus (Ml 2,14). A família também é comunidade educativa na qual os filhos se capacitam para a vida (Pr 1,8s; Eclo 7,25s; Hb 12,4-8). E por fim , a família é ainda uma comunidade de gerações , que une os homens na linha interminável do tempo (Gn 10.1s; 1Cr 1,1s; Lc 3,23s).
A família de Nazaré vive a fé e da fé e é conduzida, momento a momento , pela descoberta da vontade e do desígnio de Deus como qualquer família humana . Qual é a idéia que Deus tinha na mente quando no princípio criou o homem e a mulher e os abençoou? (Gn 1,28;2,24)
A família deveria ser , no desígnio de Deus , a continuação da criação . E a criação é a participação da vida por amor . Deus cria , dá a vida a seres livres , porque é bom , porque é amor e o amor tende, por natureza , a se difundir e a se comunicar . Sob essa luz a família é como a realidade querida por Deus a fim de que a vida se difunda no tempo por meio do amor . Por isso , toda a família é sagrada porque é chamada a fazer da criança o adulto capaz de amar como Deus ama .
O lar que dá espaço para Deus se torna a morada de Deus . E Deus dá o brilho por dentro à família . Quando nosso brilho vem do interior , aquece a família inteira , preenchendo-a de uma paz e de uma suavidade que serão sentidos por todos que nela entram. Assim o nosso lar se torna um ponto de partida seguro que nos dá confiança para explorar o terreno de um mundo imprevisível e freqüentemente perigoso . É nesse lar que aprendemos a sobreviver , a trabalhar e a brincar , a ser tranqüilos conosco e com os outros . Quando Deus se torna centro de nossa família , ela não pode viver sem a verdade , pois a família é o ponto de vida social em que existe extrema sensibilidade para a verdade . E se falta a verdade na relação , na comunhão das pessoas : marido , esposa , pais , filhos , irmãos , rompe-se a comunhão , conseqüentemente a harmonia e a missão da família é destruída (João Paulo II). De nada adiantam desenvolvimento , riqueza e opulência se faltar a verdade .
O Evangelho diz que “o menino crescia e tornava-se forte , cheio de sabedoria ; e a graça de Deus estava com ele ” (Lc 2,40). Maria e José conseguiram que Jesus crescesse com sabedoria e saúde . Viveram o que hoje se chamaria uma pobreza com dignidade : vida sóbria , simples , sem excessos , mas com o essencial .
P. Vitus Gustama,svd
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