O índio Juan Diego, cujo nome asteca era Cuauhtlatohayc, nasceu em 1471, perto da cidade do México, na aldeia de Cautitlán, pertencente aos índios Mazehuales.
No mesmo dia a tarde por volta das 5 horas da tarde , Juan Diego vê novamente a jovem , lhe relata a incredulidade do bispo e pede que escolha outro mensageiro .Porém a jovem insiste em sua missão de ir ter novamente com o bispo e pedir a construção do templo .
Nodia seguinte , Domingo 10 de dezembro , 3 horas da tarde , Juan Diego fala novamente com o bispo , que ainda não acredita e pede algum sinal . Pela terceira vez a jovem lhe "aparece" e ordena a Juan Diego que volte ao monte no dia seguinte para receber o sinal pedido pelo bispo .
No
Ao mesmo tempo que Juan Diego encontra a jovem , ela "aparece" também a seu tio doente , cura instantaneamente suas enfermidades e manifesta seu nome : "Sempre Virgem Santa Maria de Guadalupe".
No dia 12 de dezembro , após a quarta "aparição ", Juan Diego leva em seu poncho , como prova , rosas frescas de Toledo(e isto em pleno inverno mexicano). Já na casa do bispo , por volta do meio dia , na hora que abriu o poncho (ayate) onde estavam embrulhadas as flores , estava a imagem : "A Virgem de Tequatlaxopeuh". A mesma que hoje se venera na Basílica de Guadalupe.
No transcorrer do tempo , os homens tentaram realçar as cores para que fossem vistas melhor de longe e pretenderam introduzir outros "enfeites ". Nas nuvens foram pintados anjos (desapareceram com o tempo ) Os raios de sol foram recobertos de ouro (o ouro está descascando). A lua branca foi "iluminada com prata- ( ficou preta e o preto está descascando) Pintaram uma coroa sobre a cabeça ( com dificuldade pode ser vista ainda ).
As tintas- Pintores e análises químicas não desvendaram ainda a origem das tintas empregadas . Mauel Garibi, um perseverante examinador da pintura , resume assim a estranheza dos investigadores , principalmente quanto ao dourado que aparece nos perfis do vestido , nas quarenta e seis estrelas , nos arabescos e nos 129 raios de sol ..
"O dourado é transparente e sob este se vêem os fios do poncho . E como não exista nenhum material que seja transparente , nem sequer o cobre e o ouro , elementos indispensáveis para que o homem possa executar um dourado . Esse dourado , dotado de transparência , não pode ser obra humana ".
Incorrupção- A pintura resistiu à umidade e ao salitre , muito abundante e muito corrosivo naquela região , antes de ter sido secado o lago Texcoco. Quadros de contextura mais firme , perderam a cor e se danificaram em poucos anos
O tecido da tela é de tão má qualidade que deveria ter se desintegrado em questão de 20 anos . Atualmente tem 472 anos . Até as madeiras e metais ( prata , ouro e bronze ) não duravam então , mais que um século .
O tramado da tecelagem é tão separado e tão imperfeito (comprovado cientificamente em 1751) que olhando por detrás do poncho , pode-se ver através , como se fosse uma peneira , podendo, sem que o tecido atrapalhe, ver os objetos e a claridade . Esta experiência foi realizada várias vezes , conforme testemunho de Cabrera.
Carlos Maria Bustamante conta que em 1791, quando os peritos estavam limpando o ouro que enquadra a imagem , foi derramado um vidro de ácido nítrico , de extraordinário poder corrosivo . "Onde está a força corrosiva do ácido ? (pergunta Bustamante) que derramado de alto a baixo no poncho , deixou apenas um vestígio como testemunho do prodígio para a posteridade .
Testemunhos-
O Dr. Torroella Bueno, o Dr. Guillermo Silva Rivera, o Dr. Ismael Ugalde Nieto, o Dr. Jayme Palacios, o Dr.Charles J. Wahlig e o Dr. Joseph P. Gallagher, todos oftalmologistas, após terem feito exames separadamente, também eles chegaram às mesmas conclusões .
O Dr. Torroella Bueno, o Dr. Guillermo Silva Rivera, o Dr. Ismael Ugalde Nieto, o Dr. Jayme Palacios, o Dr.
Esta história é copiada do seguinte site : http://oepnet.sites.uol.com.br/nossasenhora.htm
O evangelista Lucas nos relatou que Maria “se dirigiu apressadamente ”. A expressão “apressadamente ” aqui tem muitos significados : zelo , diligência , empenho , cuidado , seriedade , dignidade . Maria é uma mulher que se põe em caminho com dignidade , com cuidado , com prontidão . Não o faz para satisfazer uma necessidade pessoal : ela faz para servir sua parenta, Isabel, que está grávida e que necessita de uma ajuda . Ela faz tudo com dignidade como uma irmã. Maria é de Deus e por isso , ela é do povo e para o povo . Maria é mulher de nossa história , aberta a Deus e aos seres humanos . Viveu sempre em atitude de gratuidade e de doação . Se formos realmente de Deus , seremos também do povo a exemplo de Maria.
Na Anunciação o Anjo do Senhor “entrou” na casa de Maria e a “saudou”. Nessa visita Maria fez a mesma coisa : ela “entrou” na casa de Zacarias e saudou a Isabel. É a saudação da Mãe do Senhor para a mãe do Precursor do Senhor . A saudação de Maria comunica o Espírito a Isabel e ao menino . A presença do Espírito Santo em Isabel se traduz em um grito poderoso e profético : “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre . Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar ? Logo que tua saudação chegou aos meus ouvidos , a criança pulou de alegria no meu ventre . Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu” (Lc 1,42-45). Aqui Isabel fala como profetisa: se sente pequena e indigna diante da visita daquela que leva em seu seio o Senhor do universo . Sobram as palavras e explicações quando alguém entra na sintonia com o Espírito . Maria leva no seu seio o Filho de Deus concebido pela obra do Espírito Santo . E a presença do Espírito Santo em Isabel faz com que Isabel glorifique a Deus . Por isso , o encontro entre Maria e sua prima Isabel é uma espécie de “pequeno Pentecostes ”. Onde entra o Espírito Santo , ai entra também paz , alegria e vida divina .
A Mãe de Deus que leva Jesus em seu seio é a causa de alegria . Quando estivermos cheios de Jesus Cristo em nosso coração , a nossa presença traz alegria e a paz para a convivência . A ausência de Cristo em nosso coração produz problemas na convivência . O encontro de duas pessoas benditas sempre causa alegria : Maria causa alegria em Isabel e Jesus em pequeno João Batista . Ao contrário , o encontro de duas pessoas não benditas sempre causa angústia e mal-estar na convivência . Cada cristão deve fazer os encontros felizes e alegres com os outros . E isso só pode acontecer se houver lugar para Cristo em nosso coração . Precisamos engravidar Jesus Cristo para fazê-lo nascer para os outros . Por isso , vale a pena cada um se perguntar : Que tipo de encontro que fazemos diariamente: de pessoas benditas ou de pessoas não benditas?
Maria não era nenhuma princesa nem uma dama na sociedade de seu tempo . Era uma mulher simples do povo , uma moça pobre , noiva e, mais tarde , esposa de um humilde trabalhador . Mas Deus se compraz com os humildes . A partir de sua simplicidade , Maria sabe dizer “sim ” a Deus . Com o seu “sim ” total a Deus , ela não é apenas do povo , mas ela é totalmente de Deus . Por ser totalmente de Deus , Maria é totalmente do povo e para o povo . Quem acredita totalmente em Deus , vive para o bem dos outros . Cada cristão precisa entrar na escola de Maria para aprender , com ela , muitas lições sobre o seguimento ou sobre o ser crente .
Aprendemos também de Maria sobre a fé-missionária. Depois de Maria dizer o seu “sim ”, leva-o pelos caminhos do nosso mundo para suscitar a alegria e o louvor , e para ganhar novos parceiros do bem . A viagem de Maria à Judeia, onde sua prima Isabel mora (cf. Lc 1,39-45.56), é um símbolo do caminho da fé - que precisa ser testemunhada, compartilhada, a fé que precisa servir ; porque a fé não é somente o dom de Deus , mas é também uma resposta humana , e com todo o ato humano . Dessa fé é que se fazem encontro e serviço . Segundo M. Descalzo, a viagem de Maria para visitar Isabel foi “a primeira procissão do Corpus Christi”. O corpo de Maria foi o ostensório vivo e precioso que carrega pela primeira vez o Corpo de Cristo . Mas , se mergulharmos um pouco mais no mistério , descobriremos que , na verdade , Maria é levada por Aquele que ela leva no seu ventre .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário