Naquele tempo , 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora , mas o que sai do seu interior . 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça ”. 17Quando Jesus entrou em casa , longe da multidão , os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola . 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura , 19porque não entra em seu coração , mas em seu estômago e vai para a fossa ?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros . 20Ele disse: “O que sai do homem , isso é que o torna impuro . 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções , imoralidades , roubos , assassínios , 22adultérios , ambições desmedidas, maldades , fraudes , devassidão , inveja , calúnia , orgulho , falta de juízo . 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem ”.
************
Muitas vezes , somos fiscais do comportamento alheio como os fariseus , gente sempre pronta a julgar , a criticar , a condenar o próximo a partir de detalhes , muitas vezes , mínimos . Às vezes são até pessoas aparentemente boas, que acabam estragando a convivência porque adoram exibir o seu estrito cumprimento de todas as regras , sociais e religiosas, com o intuito de diminuir os demais . “Seja humilde para evitar o orgulho , mas voe alto para alcançar a sabedoria ”, dizia Santo Agostinho (In ps. 130,12). Muitas vezes também nós andamos a toda hora medindo a piedade alheia pelos padrões das nossas próprias normas , sem perceber que , ao fazermos isso , estamos bloqueando o acolhimento , o testemunho de comunhão e de fraternidade que são alguns dos valores importantes na Igreja e na vida cotidiana . Precisamos estar conscientes de que a dignidade da pessoa humana não consiste em parecer bom , mas em ser bom . “É mais fácil simular virtudes do que possuí-las. Por isso , o mundo está cheio de farsantes ”, dizia Santo Agostinho (De mor . Eccl. Cath. 1,12). Tudo é puro quando sai de um coração limpo . Mas tudo pode ser inútil , se for contaminado pela vaidade , pelo exibicionismo ou pela hipocrisia . Por isso , a conversão do coração e as vitórias interiores sempre são necessárias, pois elas acabam melhorando a conduta de qualquer um de nós e a qualidade de nossa convivência .
Se quisermos cumprir a lei de Deus , devemos ter em vista sempre , em primeiríssimo lugar , os objetivos do projeto de Deus . Ele quer mais vida , mais amor , mais compaixão e misericórdia , mais partilha, mais igualdade e mais justiça . Esse é o critério mais evangélico para avaliar a legitimidade de nossa vida cristã e do nosso modo de seguir a lei . Somos Igreja para nos ajudarmos uns aos outros a crescer , não para virarmos fiscais das virtudes e da vida alheias. Somos chamados a construir um mundo mais humano e fraterno , pois Deus é o Pai de todos . “É preciso amar os homens não pela simpatia que nos inspiram nem pelas qualidades que apreciamos, mas porque Deus os ama ” (Martin Luther King).
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário