JESUS NOS TRAZ DE VOLTA O PARAÍSO PERDIDO
Naquele tempo , 12o Espírito levou Jesus para o deserto . 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias , e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens , e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso , Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo . Convertei-vos e crede no Evangelho !”
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Jesus foi impelido pelo Espírito de Deus para o deserto . A experiência do deserto é uma das coisas mais próprias da Quaresma ; é um símbolo grandioso que nos fala de desapego , de austeridade , de solidão , de luta , de tentação . Tudo isto tem a ver com a Quaresma que nos prepara e exercita para seguir a Jesus Cristo até a Páscoa para nos esvaziar de tudo que não seja Deus .
O texto fala também do retiro de Jesus durante quarenta dias no deserto e é alimentado milagrosamente pelos anjos . O texto remete aos quarenta anos do povo de Israel, caminho para a Terra prometida, alimentado pelo maná . Quarenta dias , quarenta anos significam toda uma vida . Isto quer nos dizer que Jesus é tentado durante toda sua vida . Durante a sua atividade Jesus será tentado repetidas vezes pelo poder dominador (veja Mc 1,24.34.37; 3,11; 8,11.32s; 10,2; 12,15). Por isso , Mc não descreve as tentações como os outros sinóticos (veja Mt 4,1-11; Lc 4,1-13). A tentação não acontece, então , apenas no fim do retiro como nos relatam os outros sinóticos (veja Mt 4, 2b; Lc 4,2b). As tentações no deserto não são outra coisa que uma composição literária para expressar de uma vez a luta decisiva de Jesus contra os poderes do mal e por estar unido a Deus totalmente nenhum mal resiste diante de Jesus: “No mundo haveis de ter aflições . Coragem ! Eu venci o mundo ”, recorda-nos Jesus (Jo 16,33).
No deserto Jesus é tentado por Satanás. “Satanás” significa simplesmente “adversário ”. Por isso , Satanás pode ser uma pessoa , um grupo , ou uma instituição , se colocar algum obstáculo no caminho da vontade ou do plano de Deus . Pedro foi chamado de “Satanás” por Jesus “porque Pedro não pensa as coisas de Deus , mas as dos homens ” (Mc 8,33). E Jesus vence as tentações e vive no meio dos animais selvagens em paz . É o paraíso reconquistado. Tudo isto indica que com Jesus começa uma nova criação (veja Gn 2,192; Is 11,1-9). Marcos nos pretende dizer que quando vencermos as tentações , bastando deixar a vontade de Deus conduzir nossa vida , o paraíso será recriado ou reconquistado em nós e neste mundo . “O coração humano é um campo de batalha . Aí o homem luta contra uma multidão de inimigos . É tentado pela avareza , injúria , gula , até pela alegria do mundo . Todas as coisas tentam, é difícil escapar alguma. Onde , pois , haverá segurança nesta vida ? Unicamente na esperança das promessas divinas”, dizia Santo Agostinho (In ps. 99,11).
Devemos estar convencidos de que não estamos sozinhos nesta luta contra o mal dentro e fora de nós . Jesus está conosco nesta luta , aquele que venceu as tentações no deserto . Com ele e somente com ele é que poderemos vencer todas as provas e tentações nesta vida . Se no Livro de Genesis Deus diz que o dilúvio não voltará a destruir os viventes (Gn 9,11), agora essa promessa tem seu cumprimento na Páscoa do Senhor , o triunfo definitivo da vida sobre a morte , o amor sobre o ódio , pois o Senhor Jesus é fiel até o fim à vontade de Deus . A morte de Jesus na cruz nos faz descobrir a seriedade com que Deus cumpriu Sua palavra de não sacrificar mais a humanidade , e sim dar-lhe a vida em Jesus Cristo : “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham abundantemente” (Jo 10,10).
Mc também nos relata que durante esses quarenta dias os anjos fornecem alimentos milagrosamente para Jesus, de maneira continuada (Mc 1,13b), e não apenas no fim das tentações como relata Mt (veja Mt 4,11). Por isso , segundo Mc, não há nenhum jejum para Jesus durante esses dias nem fome como relatam os outros sinóticos (veja Mt 4,2; Lc 4,2b). O “serviço dos anjos ” é sinal de proteção divina e de superação de todos os obstáculos (Sl 90,10-13). Quem estiver com Deus e viver de acordo com a vontade de Deus , tudo será providenciado pelo próprio Deus (cf. Mt 6,25-34). Aquele que abraça o caminho de serviço descobre-se e encontra-se numa relação nova com o mundo “servido pelos anjos ” (Mt 4,11).
Na segunda parte do texto do evangelho deste dia fala do início da atividade de Jesus na Galiléia (Mc 1,14-15). O conteúdo da mensagem de Jesus se expressa programaticamente nestas palavras : “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo . Arrependei-vos e crede no Evangelho ” (Mc 1,15).
A fé que Jesus exige de cada seguidor do começo de sua atividade é um impulso de confiança e de abandono , pelo qual o homem renuncia a apoiar-se em seus pensamentos e em suas forças para abandonar-se à Palavra e ao poder d’Aquele em quem crê.
O movimento lógico e natural da fé cristã é a conversão . Não é um estado adquirido e sim um ato permanente . A conversão faz o cristão olhar para o futuro e não se detém no passado muito menos para chorá-lo. O erro cometido jamais será corrigido, pois foi um fato . O que se pode fazer é viver de tal maneira que não se repita o erro cometido para a própria realização como pessoa . O homem que escuta a Boa Nova do Reino de Deus precisa mudar radicalmente não somente as aparências , mas há de mudar de coração.
P. Vitus Gustama,svd
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