Naquele tempo , disse Jesus aos seus discípulos : 7“Quando orardes, não useis muitas palavras , como fazem os pagãos . Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras . 8Não sejais como eles , pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim : Pai nosso que estás nos céus , santificado seja o teu nome ; 10venha o teu Reino ; seja feita a tua vontade , assim na terra como nos céus . 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje . 12Perdoa as nossas ofensas , assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação , mas livra-nos do mal . 14De fato , se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas , se vós não perdoardes aos homens , vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.
**************
O texto do evangelho deste dia faz parte do Sermão da Montanha (Mt 5-7) onde podemos encontrar vários ensinamentos fundamentais de Jesus para nós , seus seguidores . No evangelho de hoje Jesus nos dá seu conselho sobre oração .
Jesus, no seu ensinamento sobre a oração , quer nos evitar de uma noção mágica de Deus : “Quando orardes, não useis muitas palavras , como fazem os pagãos . ..., pois vosso Pai sabe do que precisais”. Deus é o melhor juiz de nossas necessidades do que nós mesmos , e Suas prioridades podem não ser iguais às nossas. Por isso , o que Jesus quer com o Pai Nosso é que confrontemos nossa vida pessoal e comunitária com seu projeto original : que com nosso proceder façamos que o Reino de Deus aconteça.
“Vós , portanto , orai assim : Pai nosso que estás nos céus ....”, diz nos Jesus. De todas as revoluções do Evangelho , a mais profunda e a mais radical é a revelação de Deus como Pai , e conseqüentemente Deus como amor , como o Pai mais carinhoso e entranhável. O Pai-Nosso não é uma simples oração apesar de ser breve . O Pai-Nosso é uma síntese de tudo o que Jesus viveu e sentiu a propósito de Deus , do mundo e de seus discípulos .
“Vós , portanto , orai assim : Pai nosso que estás nos céus ....”. A oração do Pai-Nosso é um convite para estabelecer uma relação de confiança e de intimidade de uma dimensão comunitária (Pai Nosso ) e em uma disposição constante de perdão . A partir desta dimensão os cristãos são chamados a construir espaços de oração que refletem o compromisso de construir o Reino de Deus , onde Deus é Pai de todos nós e nós somos filhos e os filhos e irmãos que vivemos em comunidade e fraternidade . “Pai-Nosso ” quer enfatizar uma nova relação dos cristãos com Deus que não é somente individual , mas também comunitária . São os filhos , ou cidadãos do reino , os que se dirigem ao Pai que é seu Rei .
P. Vitus Gustama,svd
Nenhum comentário:
Postar um comentário