O JEJUM QUE AGRADA A DEUS
Naquele tempo , 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns , mas os teus discípulos não ?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso , os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles ? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então , sim , eles jejuarão”.
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As leituras de hoje nos falam do jejum . O jejum sempre tem sentido de “privação ” ou de “renúncia ”. Jejuar consiste essencialmente em nos privar de alimento pelo sentido da palavra , mas em geral é referido a qualquer tipo de privação . O jejum começa a reentrar na nossa cultura atual por razões de dieta e de estética , ou aconselhado por certas formas de religiosidade, com origem no Oriente . A Igreja , como sempre , também recomenda o jejum , particularmente na Quaresma . O jejum é um dos componentes fundamentais da Quaresma . Mas podemos entender mal as suas motivações ou até cair no egoísmo e no orgulho . Por isso , a mesma Igreja , nos alerta para duas dimensões essenciais do jejum : a sua referência a Cristo e a sua dimensão de solidariedade .
Jejuamos porque ainda não nos deixamos invadir completamente pelo amor de Cristo Jesus. Jejuamos para Lhe dar lugar em nós , para que o Senhor possa ocupar toda a nossa existência a fim de que sejamos reflexos d’Ele neste mundo . Jejuamos para nos unirmos à sua Paixão-Ressurreição.
Tendo presentes estas dimensões , entendemos melhor o sentido do jejum que nos é recomendado e pedido pela Igreja , e mais facilmente evitamos cair na busca de uma perfeição individualista e fechada, sem nos preocuparmos com Cristo presentes nos outros (Mt 25,40.45).
O profeta Isaias descreve qual é o verdadeiro jejum que agrada a Deus (Is 58,6-9). Deus não quer o jejum formalista que não tem em conta a vida do outro , e muito menos a justiça . Nada valem as ações que excluem o amor ao próximo . O jejum verdadeiro consiste em quebrar todas as cadeias injustas, em repartir o pão com o faminto . Segundo o profeta Isaias, o culto deve estar unido à solidariedade com os necessitados. Caso contrário , não agrada a Deus e é estéril . As manifestações exteriores de conversão têm a sua prova real na caridade e na misericórdia para com os necessitados, com os pobres , com os carentes do essencial como um ser humano para viver .
P. Vitus Gustama,svd
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